Pesquisar aqui

terça-feira, 13 de março de 2018

8 editores de áudio gratuitos para Windows8 editores de áudio gratuitos para Windows


Não importa se você pensa em editar arquivos de áudio por brincadeira ou profissionalmente: há sempre um editor disponível gratuitamente para você baixar e instalar em sua máquina.
Obviamente, estamos falando não apenas de programas gratuitos, mas de bons programas gratuitos. Nós preparamos uma lista com alguns dos principais nomes disponíveis hoje para Windows. Aqui, você encontra softwares que vão do básico ao avançado sem titubear.
E não faz diferença se você quer apenas recortar ou juntar arquivos de música ou então captar áudio para uma narração, aplicar filtros, tratar as faixas de áudio e produzir tudo de forma profissional. As nossas sugestões aqui vão dar conta de tudo isso e muito mais, então, fique atento.

1. Audacity



Editores de áudio para Windows

Um dos grandes clássicos quando se fala em editor de áudio gratuito, o Audacity é provavelmente o nome mais conhecido desta lista. Além de gratuito, ele é open source e conta com versões para outros sistemas operacionais, reunindo um variado número de recursos de forma clara e bastante funcional.
Recorrer a este programa pode ser útil por inúmeros motivos. Além do visual agradável e bem organizado, seus recursos permitem a você trabalhar em uma plataforma multifaixa. Ele tem suporte para os principais formatos de áudio da atualidade e uma extensa biblioteca baseada em FFMPEG.
Por fim, vale destacar que ele pode realizar funções básicas de edição sem exigir muito conhecimento técnico. Uma boa gama de filtros complementa a ótima experiência que você vai ter com o Audacity.

2. Kristal Audio Engine



Editores de áudio para Windows

Com suporte para até 16 faixas de áudio sendo manipuladas simultaneamente, o Kristal Audio Engine se apresenta como uma boa opção para quem está atrás de um editor gratuito. Ele reúne inúmeros extras dentro de si, funcionando também como sequenciador e mixer.
Você executa os módulos e tudo passa a trabalhar em conjunto, com as ferramentas oferecendo seus diferentes recursos. Ele conta com opções especiais para a captura de áudio a partir de um microfone ou de um instrumento musical. O programa suporta os formatos WAVE, AIFF, FLAC e OGG.
Ele tem suporte para o driver de áudio de baixa latência ASIO e também pode receber a ajuda de plugins — são quatro deles à sua disposição. Enfim, um programa simples, mas capaz de dar conta do recado.

3. mp3DirectCut



Editores de áudio para Windows

Se você quer algo curto e direto, apresentamos-lhe o mp3DirectCut. Este programa tem um propósito bem simples: edição básica de arquivos MP3 e captura de áudio. Assim, você pode gravar locuções e já aproveitar a plataforma para recortar, copiar e colar os trechos, deixando tudo organizado da maneira correta.
Seu principal destaque é o tamanho, pois ele é minúsculo (apenas 133 KB) e vai funcionar de modo bem discreto em sua máquina. Como é de praxe em programas do gênero, o mp3DirectCut conta com um visual muito bem organizado e fácil de ser compreendido. Isso tudo se combina em um software simples, atrativo e muito amigável para usuários avançados ou iniciantes.

4. Ocenaudio



Editores de áudio para Windows

Após baixar e instalar o Ocenaudio em seu computador, a primeira coisa a ser notada é no visual do programa. Diferente da maioria dos aplicativos do gênero, este aqui traz uma interface bem enxuta e que abusa dos botões. O resultado é um software mais limpo e muito mais amigável.
Mas se engana quem pensa que ele abre mão de recursos para focar no visual. O Ocenaudio está repleto de ferramentas para facilitar a manipulação de áudio, trabalhando com inúmeros formatos de áudio e vídeo, inclusive de conteúdo hospedado na web — basta informar a URL.
Ele trabalha de maneira inteligente com múltiplos arquivos e ainda conta com alguns efeitos de áudio para dar aquele toque especial à edição e muito mais. Apesar de não ter uma grande quantidade de extras, no geral este programa não deixa a desejar.

5. Power Sound Editor Free



Editores de áudio para Windows

Não há um foco específico no Power Sound Editor Free, um software capaz de lidar com arquivos de áudio de diversas formas. Se você quiser passar o conteúdo de CDs e LPs para a sua máquina ou então modificar uma faixa de áudio, por exemplo, pode contar com os recursos deste programa.
Seus desenvolvedores destacam recursos como a captura de áudio em alta qualidade, opções detalhadas para uso de samples e diversos canais e também as funções básicas de edição (recortar, copiar e colar). Assim, você pode juntar ou separar músicas da maneira que desejar.
Aqui está ainda uma grande quantidade de efeitos de áudio a fim de dar um viés artístico às suas músicas. Técnicas de redução de som, normalização e equalização, além de suporte aos principais formatos da atualidade complementam o Power Sound Editor Free.

6. WavePad Audio Editing Software Free



Editores de áudio para Windows

O WavePad não é um programa pago, mas conta com uma versão grátis. Obviamente, ela apresenta recursos reduzidos em relação à versão paga, mas ainda assim oferece ótimas ferramentas para a edição e manipulação de áudio. Seu visual é clássico e o programa pode capturar áudio de forma precisa e com alta qualidade.
Além disso, são inúmeros perfis de efeitos distintos para você incrementar o estilo de suas músicas. A edição básica também está aqui, com opções para recortar, copiar e colar trechos de música. Se quiser “limpar” a sua faixa, há um menu específico para tal, com redução de ruído e muito mais.
Enfim, combinar todas as ferramentas do WavePad pode ser uma saída bem interessante para obter um programa grandioso. Para facilitar ainda mais a sua vida, é possível alterar o tema do espectro de áudio, facilitando ainda mais a sua compreensão de tudo.

7. WaveShop



Editores de áudio para Windows

Mais uma opção bastante básica para Windows, o WaveShop trabalha com vários módulos flutuantes dentro de uma tela única. Ele conta com os recursos tradicionais para a manipulação de um arquivo de áudio, como recortar, colar e copiar. Além disso, o programa suporta plugins para incrementar as suas edições.
Efeitos de áudio também estão presentes por aqui, garantindo ainda mais alternativas para a sua criatividade. São ainda vários outros elementos que se unem para criar um ótimo programa de edição, muito parecido com o Audacity em diversos aspectos, algo bastante positivo.
Gerador de áudio, recursos automáticos e suporte à múltiplas faixas são algumas das demais ferramentas disponíveis neste aplicativo. O visual do WaveShop colabora muito com a sua utilização, pois é simples e funciona muito bem.

8. Wavosaur



Editores de áudio para Windows

Com um instalador de apenas 289 KB, o Wavosaur tem um nome engraçado e dá conta do recado quando se fala em edições básicas. Com visual e pegada bem parecidos com outros programas do gênero, especialmente WaveShop e Audacity, este software consegue fazer o simples sem complicar.
Ele é fácil de usar, apesar de contar com uma grande quantidade de botões listados em sua parte superior. Esta característica visual pode assustar um pouco os iniciantes, mas, depois de algum tempo de uso, é possível ver que este não é um bicho de sete cabeças.
No geral, entretanto, tudo funciona bem e o programa não complica a vida de seus usuários. O Wavosaur passa longe de ser um dos melhores nomes desta lista, mas também não patina.
E aí, qual destes programas é o seu favorito? Você indica algum programa que ficou de fora? Então não deixe de registrar a sua opinião nos comentários aqui embaixo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.