Pesquisar aqui

domingo, 14 de maio de 2017

Luminosidade Boa e Barata: Iluminação a Três Pontos

 Por muito boa que uma câmara seja, a luminosidade do plano de filmagem é um fator essencial para a captura de uma imagem de grande qualidade, na medida em que nos permite tirar o maior partido da nossa câmara de filmar. Neste post irei explicar o conceito de uma iluminação a três pontos que, para além de ser uma técnicas menos dispendiosas, é também muito eficaz na iluminação do foco da nossa filmagem.


Quanto às configurações de câmara, devemos procurar (se tivermos modo manual) colocar a abertura do diafragma o maior possível, atribuindo a f o menor valor possível, a velocidade de obturação deverá rondar os 1/50s, e, finalmente devemos ajustar o ISO a gosto, não devendo passar, no entanto, dos 400, para evitar a obtenção de uma imagem com muito ruído.

 A iluminação a três pontos é feita como nos diz o nome recorrendo a três fontes de luz diferentes, posicionadas de forma a dar mais profundidade ao plano de filmagem, fazendo sobressair o foco da nossa captura. Para este projeto necessitaremos de um candeeiro de pé, de uma espécie de tripé, de papel de alumínio e de uma janela, de forma a se obter um resultado semelhante ao do esquema que se segue:


 Obtivemos a key light (luz chave) a partir da janela, de forma a iluminarmos a cara do sujeito presente no plano de filmagem e, para controlarmos e moldarmos as sombras formadas no seu rosto, fizemos refletir parte da luz chave através do tripé com uma folha de papel de alumínio colada, de forma a preencher regiões pouco iluminadas da cara do sujeito, daí dar-se o nome de fill light a esta luz. Por último, utilizámos o candeeiro de pé para iluminar o sujeito de um ângulo que permitisse a criação de uma maior tridimensionalidade do plano, colocando a fonte de luz atrás do sujeito de forma a que a luz lhe incida diagonalmente, adicionando mais textura ao seu rosto.
 Com isto feito, ao colocarmos a nossa câmara no modo daylight, visto que estamos a trabalhar maioritariamente com luz solar, devemos obter um resultado parecido com o seguinte:


 Para mais informações e sugestões sobre esta técnica segue-se aqui um vídeo explicativo feito pelo utilizador Andryax e publicado na plataforma youtube:



fontes :https://www.youtube.com/watch?v=NVIbirzZn0M (consultado a 12/05/2017)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.