Pesquisar aqui

sábado, 27 de maio de 2017

Edição de Cor no Premiere: Painel Lumetri

 Cor é, sem dúvida, uma das componentes mais importantes de qualquer vídeo na medida em que  afetam de diferentes formas o visualizador, psicologicamente e emocionalmente, mediante a sua matiz, saturação e contraste da cor usada, permitindo-nos comunicar mais facilmente. Assim, neste post irei falar um pouco sobre as ferramentas de edição de cor do software de Adobe Premiere Pro CC, nomeadamente do painel Lumetri (disponível a partir da versão 2015 do Premiere Pro CC), muito importante neste contexto.


 Um painel Lumetri é composto por vários escopos que nos permitem ler a cor numa imagem e de se obter alguma informação gráfica sobre os tons da imagem, indicando a concentração e posição de cada um dos tons de cor desde o branco puro até ao preto, num único frame. É muito importante saber ler um painel Lumetri, porque nos dá, de forma rigorosa, uma ideia da cor real da imagem, a qual não conseguimos ver por completo a partir do nosso monitor (que pode apresentar cores num tom mais quente ou mais frio do que o real).


 Existem várias opções para auxiliar  a edição de cor num vídeo. Temos a Correção Básica (Basic Correction), que nos permite compor algumas imperfeições de cor que resultaram das definições da nossa câmara usada para gravar os clips de vídeo. Assim, com esta ferramenta conseguimos alterar algumas definições do vídeo como o contraste da cor, a sua exposição e saturação, contando ainda com um software de correção dos tons brancos da imagem.


 Por outro lado, temos as opções de nivelamento de cor (color grading) que são representadas por três janelas: Criativo (Creative), Curvas (Curves) e Rodas de Cores (Color Wheels), que nos permitem alterar a gosto a matiz das sombras, dos destaques assim como nos fornecem múltiplos filtros feitos por nomes da indústria da Fotografia como a Kodak ou a Fuji.


 Para corrigirmos os tons brancos do nosso vídeo basta clicarmos no ícone do conta-gotas, situado dentro do separador "Basic Correction", e selecionarmos uma parte da imagem que, supostamente, deveria ser branca, de forma a corrigir o tom geral da imagem, dando um aspeto mais natural ao nosso vídeo. Uma boa maneira de fazer isto é selecionando a esclera ocular (parte branca do olho), isto porque, por supostamente ser de um branco puro, acaba por representar um bom ponto de orientação para a correção de cor numa imagem.


 Por fim temos mais duas ferramentas: a ferramenta HSL, ou Hue-Saturation-Lightness (Matiz, Saturação e Luminosidade), que nos permite alterar os valores em questão de uma cor em particular, presente no nosso vídeo, selecionada com a opção do conta-gotas, e, o Adobe Premeire Pro CC conta também com a ferramenta Vignette (Vinheta), que possibilita a criação de um efeito mais cinematográfico, atribuindo ao vídeo uma vinheta customizável.


Para mais informações sobre edição de cor com o Adobe Premiere Pro CC, segue aqui um vídeo explicativo publicado pelo utilizador tutvid na plataforma YouTube:


fontes:https://www.youtube.com/watch?v=mczjZSbGqW4 (consultado a 27/05/2017)
https://www.youtube.com/watch?v=3MgIujDTdm8 (consultado a 27/05/2017)
https://www.youtube.com/watch?v=0VDbf9VsZ88 (consultado a 27/05/2017)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.