Pesquisar aqui

sábado, 27 de maio de 2017

Consultoria informática domina entre novas empresas de TIC



A Informa DB revelou que mais de mil empresas foram criadas no sector durante o último ano. 401 são de consultoria e 351 de programação.

Entre Abril de 2016 e Março de 2017 foram criadas 1032 empresas de TIC em Portugal, diz um estudo da Informa DB, realizado para a Microsoft. É a primeira vez no tecido empresarial português que o ritmo ultrapassa as mil.

As actividades de consultoria informática e as actividades de programação informática destacam-se de todas as outras, respectivamente com 401 e 358 novas empresas criadas. Cada área representa respectivamente 39% e 35% do total das organizações.

Com empresas “tecnológicas” ou de TIC, a consultora considera aquelas com actividade além das referidas, no segmento do fabrico de componentes electrónicos, edição de videojogos ou outros programas, processamento de dados e domiciliação de informação (actividade relacionadas), portais de Internet e outras actividades relacionadas com TIC.

A grande maioria das empresas tecnológicas portuguesas pertencem aos segmentos das empresas jovens (entre 1 e 5 anos) e adultas (6 a 19 anos), segundo a Informa DB . E na última década o número de “nascimentos” de empresas de TIC duplicou.

‘A análise mostra-nos um setor que se está a desenvolver a uma grande velocidade, mas que está também a desempenhar um papel relevante no tecido empresarial, já que quase 3% de todas as empresas com menos de cinco anos são do setor tecnológico.’, nota Teresa Cardoso de Menezes, directora-geral da Informa D&B.

É nessa faixa etária que se regista o maior rácio de empresas tecnológicas. Mas o estudo também evidencia que as organizações de TIC vão perdendo peso no universo do tecido empresarial à medida que a suas idades aumentam.

“Em 31 de Março de 2017, estavam registadas 7020 empresas tecnológicas (embora nem todas tenham de facto atividade comercial), que representam 1,8% do total de todas as empresas em atividade em Portugal”, refere um comunicado.

A Informa DB observa que o maior número de empresas de TIC criadas tecnológicas pertence aos segmentos das empresas jovens e das empresas adultas, com 2270 e 2016 empresas. Representaram em 2015, uma facturação de 501 milhões de euros e 1877 mil milhões, respectivamente (dados de 2015).

O universo empresarial não inclui banca e seguros.


Data:27/05/2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.