Pesquisar aqui

domingo, 7 de maio de 2017

Adobe Premiere: Principais Transições de Vídeo e Audio

 Transições são, essencialmente, técnicas de junção de dois clips de audio ou video, de forma a criar uma composição coesa. No Adobe Premiere, podemos encontrar as transições na barra de efeitos.
 Existem inúmeras transições de vídeo disponíveis, como a "wipe", "zoom" ou "slide", no entanto acabamos por só necessitar de saber dois tipos de transições de vídeo: "cut" (corte) e "dissolve" (dissolver), por serem os mais utilizados globalmente.

 O método de edição mais básico é o do corte, pois não necessita da adição de quaisquer efeitos, representando apenas o corte de um clip de vídeo para outro. Este método é de fácil execução, no entanto, para não chocarmos o espectador, devemos aplicá-lo em situações dinâmicas, em que haja movimento das personagens ou do objecto que estamos a filmar de forma a suavizar a transição, camuflando-a com a ação da cena.


 Por outro lado, temos o método de dissolução ("dissolve") que pode ser dividido em dois sub métodos: em efeitos de desvanecimento (ou "fades") e em efeitos de dissolução.

 Um efeito de desvanecimento é usado para revelar um clip a partir de uma tela branca (ou preta), ou então dissolver um clip para uma tela branca (ou preta). No Premiere, este efeito tem o nome de "Dip to White" e de "Dip to Black".


 Por fim, temos os efeitos de dissolução que permitem a que se faça uma transição de cena misturando ambos os clips que a compõe. Este efeito é usado como forma de dar ao espectador a ilusão da passagem do tempo. No Premiere, este efeito tem o nome de "Dissolve", havendo múltiplas variantes do mesmo.

 Para os mais curiosos sobre os usos de cada uma das transições disponíveis, segue aqui um vídeo informativo disponibilizado pelo utilizador "RocketJump Film School":


 Por outro lado, os efeitos de audio são, em número, muito escassos, havendo apenas três: "Constant Gain" que faz com que o volume do segundo clip de audio aumente até alcançar o volume do primeiro, tomando assim o seu lugar, o "Exponential Fade" que faz com que o audio do primeiro clip perca o volume dando lugar ao novo clip de audio e, por fim, temos o efeito "Constant Power" que faz com que os volumes de ambos os clips se mantenham idênticos, aumentando a fluidez da transição.

 Para adicionarmos transições no Premiere basta arrastar o efeito desejado para um ponto de edição, ou seja, para o ponto que liga dois clips dentro de uma mesma faixa. Para além disso, podemos adicionar os nossos efeitos padrão desejados sem termos de recorrer à barra de efeitos, premindo apenas a tecla de atalho Ctrl + D. Segue-se aqui, então, outro vídeo informativo que sintetiza o que foi dito, apresentando também, para os mais interessados, mais técnicas e métodos de inserção de transições num projeto em Adobe Premiere:


fontes :https://www.youtube.com/watch?v=nUDbB_IkmUo (consultado a 7/05/2017)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.