Pesquisar aqui

sábado, 4 de março de 2017

Funções em JavaScript

Funções servem um propósito, em JavaScript, semelhante ao da variável, isto porque, enquanto uma variável serve, essencialmente, para armazenar um valor, uma função serve para se armazenar um bloco de código, de forma a reutilizá-lo recorrendo apenas ao nome da função em questão.
 Uma função é, então, um bloco de código desenhado para a resolução de uma tarefa em particular, mas em que consiste uma função de JavaScript?

 Primeiro, e tal como já tinha referido, uma função permite a que se reutilize múltiplas vezes um mesmo bloco de código, chamando-o pelo nome que demos à nossa função, no entanto, outra grande vantagem é o facto de se conseguir alterar os resultados desse mesmo bloco de código, atribuindo-se à nossa função diferentes argumentos.


 Para se declarar uma função recorremos à palavra reservada function, seguida de um nome, de um conjunto de parêntesis, e de um conjunto de chavetas (que irão conter o bloco de código), da seguinte forma: function nome(){//bloco de código}, assim, caso pretendamos chamar a nossa função, apenas escrevemos o código nome(), e o bloco de código que lhe pertence será executado.

 Dentro dos parêntesis de uma função encontram-se os parâmetros, separados por vírgulas, e que permitem a que uma função com um bloco de código em questão, consiga obter resultados distintos. Desta forma, consideremos a função com os parâmetros x e y: 

function nome(x, y){
 alert(x + y);
}

 Ao chamarmos a função nome, temos a opção de definir diversos parâmetros, que por sua vez farão com que a função possa apresentar um número infinito de resultados, por exemplo, escrever nome(5, 8) (que retorna 13) não é o mesmo que escrever nome("Olá ", "Mundo!") (que retorna "Olá Mundo!"), pois estamos a lidar com parâmetros diferentes.


 Por fim, temos a declaração return que, apesar de opcional, é também muito importante, isto porque nos permite obter um valor da função sem termos de recorrer a uma caixa de alerta (por exemplo). 
 No entanto, quando o JavaScript chega a uma declaração desta natureza pára de executar a função, por isso, devemos sempre colocar a palavra reservada return no final do nosso bloco de código.


 Para mais informações sobre esta componente essencial de JavaScript, segue aqui um artigo disponibilizado pela tutorialspoint: 
https://www.tutorialspoint.com/javascript/javascript_functions.htm.

fontes: https://www.sololearn.com/Course/JavaScript/ (consultado a 04/03/2017)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.