Pesquisar aqui

sábado, 4 de março de 2017

Como Funcionam as Caixas de Diálogo no JavaScript?

 A comunicação com o utilizador é, sem dúvida, um dos pilares em WebDesign, na medida em que é através da comunicação com os internautas que obtemos feedback de forma a melhorar quer o nosso código, e técnicas de programação, como também de forma a aperfeiçoar a sua experiência de navegação.
 Em JavaScript, uma das maneiras de comunicarmos com o utilizador é através de caixas de diálogo pop-up. Existem três tipos de caixas de diálogo: de alerta, de confirmação e "prompt".

 As caixas de alerta são usadas quando queremos ter a certeza que a informação desejada chegue ao utilizador. Para se criar uma caixa de alerta, recorreremos à função do tipo alert() da seguinte forma:
alert("Mensagem pretendida"). Assim, colocamos como parâmetro a mensagem que pretendemos transmitir ao utilizador.
 No entanto, não devemos abusar de método porque, apesar de ser de fácil execução, o facto de requerer que o utilizador pressione "Ok" para avançar quebra um pouco o fluxo do nosso WebSite, piorando a experiência dos internautas.


 As caixas de confirmação são maioritariamente usadas para se verificar alguma decisão do utilizador. Uma caixa pop-up deste tipo possui duas opções: Ok e Cancel. No entanto, apesar de, à primeira vista, ser muito parecida com uma caixa de alerta, o código que gera uma caixa de confirmação é consideravelmente mais complexo. Introduzimos uma caixa de confirmação em JavaScript através do seguinte código:

 var resposta = confirm("Deseja mesmo abandonar esta página?");
 if (resposta = = true){
  alert("Obrigado pela sua visita!");
 }
 else{
  alert("Obrigado por se manter conectado!");
 }

  Assim, introduz-se uma caixa de confirmação num WebSite através do uso de duas declarações condicionais, uma que irá ser executada se a condição for verdadeira (if) e outra para no caso de esta ser falsa (else). É também importante dizer que estamos a lidar com um valor booleano (a condição (resposta = = true) ), que, como tal pode apresentar dois valores (true ou false). Neste caso, se o utilizador pressionar "Ok", ir-nos-à ser devolvido o valor true e, se este pressionar "Cancel", ir-nos-à ser devolvido o valor false.


 Por fim, temos a caixa de "prompt" que é usada maioritariamente para pedir um input (sob a forma de texto) ao utilizador antes de este entrar numa página. Introduzimos uma caixa deste tipo num WebSite através do seguinte código exemplificativo: prompt("Por favor introduza aqui o seu nome", "Nome Apelido").
 Assim, podemos dizer que a função prompt() tem dois parâmetros. O primeiro parâmetro representa a mensagem que pretendemos mostrar na caixa de texto, referindo-se esta à natureza da informação pretendida, já o segundo apresenta um exemplo de uma possível resposta a esse mesmo pedido.


 Para mais informações sobre esta componente JavaScript, segue aqui um artigo informativo disponibilizado pela tutorialspoint: 

fontes: https://www.sololearn.com/Course/JavaScript/ (consultado a 04/03/2017)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.