Pesquisar aqui

terça-feira, 7 de março de 2017

BUTTERFLY INCHWORM ANIMATION II



Butterfly Inchworm Animation II é uma aplicação para a 3DS, que nos permite criar animações de raiz ou para vídeos que tenhamos gravado. Acaba por ser uma sequela ao Inchworm Animation da Nintendo DSi.

A finalidade desta aplicação é puramente para criar animações.





O tutorial em si, é constituído por uma série de páginas que apenas se limita a falar no básico de cada opção, sem grandes instruções de como transitar entre as opções e qual a ligação entre elas.

 A aplicação sugere que o utilizador já tenha conhecimentos básicos de edição de vídeo, nomeadamente trabalhar em layers, ter conhecimento de frame rates e frame blending.




Temos ao nosso dispor várias ferramentas, que se limitam a pincéis diferentes. Podemos alterar várias características de cada um, desde espessuras, cores, comportamentos, fluidez, entre muitos outros, e de certa forma é-nos demonstrado o resultado das nossas animações. O problema acaba por voltar ao mesmo: conseguir fazer as animações. Uma excelente implementação é o Onionskin, para quem quer criar animações de raiz, permitindo ver um pouco da frame anterior, ajudando a manter a coerência da animação




No que toca à composição de animações, o menu das layers peca por ser extremamente pequeno, o que nos faz estar constantemente a navegar para cima e para baixo, pois o limite máximo é cinco layers visíveis no ecrã. A utilização das mesmas é capaz de ser das poucas coisas que a aplicação tem que é user friendly, mas obviamente o utilizador terá de saber trabalhar com layers, em antemão.

Para navegar ao longo das animações, temos os botões L e R para avançar frame a frame, ou podemos ir ao menu das layers, onde encontramos uma timeline para navegar.

Relativamente a audio, podemos adicionar faixas aos nossos clips, ou até mesmo aproveitar algo que tenhamos gravado. Pouco mais que isto.

Concluindo o pouco que se pode falar de Butterfly Inchworm Animation II, é uma aplicação para criação de animações, sejam elas de raiz ou por cima de vídeos gravados. É extremamente limitado nas suas opções, mas pior ainda extremamente confuso. Com a oportunidade de ser uma aplicação em que um publico alvo mais jovem poderia pegar e ter uma pequena introdução a animação 2D, acaba por ser algo feito para quem tem conhecimento na matéria, e não apresentando nada de novo. Pessoalmente se quiserem ser introduzidos a animação 2D com desenho, ficariam melhor servidos com o Flipnote Studio 3D, também para a 3DS, que acaba por ser mais user friendly.

Data: 07/03/2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.