Pesquisar aqui

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Variáveis e valores em JavaScript

 Javascript, como qualquer linguagem de programação, suporta um conjunto de dados que lhe é característico. O conjunto associado ao JavaScript é composto por três tipos de dados primários: números, strings e booleanos. Conseguimos utilizar estes tipos de dados, ou valores, recorrendo a variáveis.


 Uma variável serve para armazenar valores, para depois nos referirmos a estes recorrendo apenas ao nome a que damos à nossa variável. Declara-se uma variável através do seguinte código: 

var nomeDaVariável = valor //através do sinal de igual atribuímos um valor à nossa variável


 Assim, através da palavra reservada "var", podemos associar um tipo de dado dado (através de um valor), ao nome que atribuímos à variável em que está armazenada.

 Podemos também declarar múltiplas variáveis numa só linha de código, separando-as por vírgulas da seguinte forma: var nomeDaVariável1 = valor1, nomeDaVariável2 = valor2 ... 


 Para além disso, o JavaScript define dois tipos de dados especiais:  nulo e indefinido, que conseguem definir apenas um único valor. Um valor é o que tem de ser calculado, ou que será fornecido posteriormente, como o input do utilizador.

 Assim, um dado nulo está associado à ausência de um valor, a algo que não existe, servindo portanto para esvaziar uma variável. Por outro lado, um valor indefinido está associado, tal como o nome indica, a algo indefinido, atribuindo a uma variável um valor desconhecido, para ser mais tarde identificado. Desta forma, um valor indefinido é usado para declarar uma variável no começo do nosso código, para que depois lhe possamos associar um valor em concreto.


 É de notar que, ao nomearmos uma variável, devemos ter sempre atenção ao tipo de caracteres utilizados, evitando o uso de palavras reservadas (como break, boolean ou public), de maiúsculas (usando sempre camel-case) e de números, ambos para se iniciar o nome.

 Para mais informações sobre variáveis em JavaScript segue aqui um pequeno artigo informativo disponibilizado pela tutorialspoint:  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.