Pesquisar aqui

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Inquéritos em HTML

 A presença de inquéritos em Websites é absolutamente necessária para a criação de um site acolhedor que ofereça a melhor experiência ao utilizador. Isto porque é através dos inquéritos ("forms") em HTML que conseguimos recolher informação sobre os nossos utilizadores (como o seu sexo, localidade, gostos, etc.) de forma a possibilitarmos a comunicação entre eles, com as suas características, e nós (os programadores) sob a forma de um código que sacie os seus desejos mais refinados.
 E é por esta componente de feedback que a presença de inquéritos é tão importante num site. Mas como é que se cria um inquérito em HTML?


 Criamos um inquérito através da tag <form>. No entanto, esta tag por ela só pouco consegue fazer, sendo necessário o uso de alguns conjuntos de atributos, de três conjuntos para ser exato.
 O primeiro tipo de atributos que devemos ter em consideração é o atributo de método que dita se os utilizadores podem (GET) ou não (POST) aceder aos dados referentes ao inquérito. 

 Por outro lado temos os atributos de tipo, que caracterizam o tipo de inquérito em questão. Existem quatro tipos de atributos desta categoria: password, radio, checkbox e text. Se atribuirmos a um inquérito o valor de password, é introduzido um espaço para o utilizador colocar a sua palavra-passe, caso introduzirmos o atributo radio, o utilizador apenas poderá escolher uma opção por tópico do inquérito. Por outro lado, o atributo checkbox permite a que o utilizador selecione diferentes opções no mesmo tópico, e, por fim, o atributo text apenas serve para introduzir texto no nosso inquérito.
 O último tipo de atributos é chamado de atributos value. Os atributos value estão relacionados com a informação que um inquérito fornece para os servidores, para depois ser tratada no back-end do nosso Website. Isto é, caso uma opção do nosso inquérito seja por exemplo o sexo de uma pessoa, existirão duas opções: feminino ou masculino. Caso uma pessoa escolha o sexo masculino, o nome que lhe demos com o atributo value será enviado para as bases de dados do servidor, ficando portanto registada.
 Desta forma, um inquérito em HTML deve ter uma forma semelhante à seguinte:

<form action="demo_form.asp" (define para onde enviar os dados) method="get"> 
 First name: <input type="text" name="fname"><br>
 Last name: <input type="text" name="lname"><br>
<input type="submit" value="Submit">
</form>

 Para mais informações segue aqui um pequeno artigo da W3Schools referente a este tópico: http://www.w3schools.com/Tags/ref_httpmethods.asp

fontes:http://www.w3schools.com/Tags/ref_httpmethods.asp(consultado a 11/02/2017)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.