Pesquisar aqui

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Div e Span, duas ferramentas de HTML bastante importantes

 Ao programarmos em HTML devemos ter sempre em consideração a seleção de elementos do nosso código para facilitar o tratamento estético do nosso Website. Nesta vertente temos duas grandes ferramentas de seleção: a tag <div> e a tag <span>.

 Div, acrónimo para division (divisão em inglês), é uma ferramenta que permite o armazenamento de elementos, criando um "bloco contentor". A principal vantagem do uso de divisões ao longo do nosso código é a flexibilidade que traz no que toca à adição de estilo aos elementos que se integram na nossa divisão, isto é, se atribuirmos um atributo de identificação em HTML à nossa divisão da seguinte forma: <div id="estilo"> Conteúdo </div>, em CSS todas as alterações que dermos a esse atributo serão também aplicadas a todo o conteúdo da divisão.


 Já o Span tem a função de selecionar apenas partes de texto para que possam ser posteriormente estilizadas em CSS (com o mesmo método acima apresentado) ou então no próprio HTML através do seguinte código: <span style= "estilo que desejamos aplicar"> Texto </span>. Desta forma,
conseguirmos aplicar ao texto selecionado pela tag <span> qualquer estilo que desejemos (cor, cor de fundo, tamanho, enchimento...).
  
 Para mais informações seguem aqui dois links da W3Schools que explicam em detalhe ambos os conceitos: http://www.w3schools.com/TAgs/tag_div.asp


1 comentário:

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.