Pesquisar aqui

domingo, 8 de janeiro de 2017

Tim Burton

Fig. 1: Tim Burton.
Timothy Walter Burton, mais conhecido por Tim Burton, nascido a 25 de agosto de 1958, é um produtor e cineasta norte americano, conhecido pelos seus filmes caracterizados por uma certa obscuridade.
Por entre o seu grande currículo na área cinematográfica, são bastante conhecidos os títulos dos seus vários filmes realizados em Stop Motion.
O seu primeiro filme utilizando esta técnica foi uma curta metragem de terror de apenas 6 minutos, denominada Vincent, realizada em 1982.
Vincent abriu a Tim Burton as portas para o mundo da Stop Motion, tendo este implementado esta técnica em alguns filmes live-action, tais como Pee-wee's Big Adventure (1985) e Beetlejuice (1988).
O seu primeiro grande filme realizado completamente em Stop Motion foi o famoso The Nightmare Before Christmas, ou, em português, O Estranho Mundo de Jack. Este musical de fantasia demorou 3 anos a ser feito, chegando aos cinemas em 1993.
Anos mais tarde, utilizando esta mesma técnica de animação, foi lançado em 2005 um novo musical de nome Corpse Bride, ou A Noiva Cadáver. Tendo a sua produção durado 2 anos, este filme é também um marco da animação Stop Motion.
O seu último filme produzido com recurso a esta técnica dá pelo nome Frankenweenie. Lançado em 2012, este filme demonstra, mais uma vez, a perícia de Tim Burton na área, deixando o público expectante em relação a possíveis futuros filmes em Stop Motion pelo cineasta.

Fig. 2: Imagem de Vincent, curta metragem de 1982.
Fig. 3: Imagem promocional de The Nightmare Before Christmas,
ou O Estranho Mundo de Jack, filme de 1993.
Fig. 4: Imagem promocional de Corpse Bride, ou A Noiva Cadáver, filme de 2005.

Fig. 5: Imagem promocional de Frankeneenie, filme de 2012.

Texto de minha autoria, tendo como base as páginas da Wikipédia sobre Tim Burton e os seus filmes VincentPee-wee's Big Adventure, Beetlejuice, The Nightmare Before Christmas, Corpse Bride e Frankenweenie.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.