Pesquisar aqui

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

O Primeiro filme de animação feito em computador no mundo

Há muito tempo uma historia causou uma polémica qual foi o primeiro desenho feito em Computador no mundo?
Uns afirmam que foi Toy Story outros afirmam que foi Cassiopeia, o que parece ser uma pergunta sem resposta, como quem apareceu primeiro o ovo ou galinha? Já que segundo algumas fontes apenas 5 meses separam ambos. 


Toy Story


Demorou 4 anos para ser produzido.
Em 1989 a Disney criou a sua primeira curta, Tin Toy, onde mostrava pela primeira vez um desenho totalmente feito em computador a historia já era com brinquedos com vida. 
Com o sucesso da curta, a Disney começou a explorar uma historia com brinquedos com vida, em 1990, a Disney uniu-se numa parceria com a Pixar até ai a animação Cassiopeia nem estava sequer a ser planeada. 
Em 1992, Toy Story já estava a ser produzido e a ser feito o primeiro teste de tela, com Woody e Buzz.
Além disso, no bónus da primeira edição em DVD de Toy Story, pode-se encontrar a indicação de ser este o primeiro filme de animação, totalmente realizado via digital.

Cassiopeia


O filme, embora não goze da mesma projeção internacional, disputa com a animação norte-americana Toy Story, o título de primeiro filme de animação totalmente digital.

A polêmica gira em torno dos critérios para se estabelecer o que é um filme inteiramente digital. Como a Pixar Studios criou os moldes para as cabeças dos personagens principais em argila, sendo posteriormente digitalizados, existe um argumento em favor da primazia de Cassiopeia, uma vez que a produção brasileira foi criada a partir de modelos inteiramente virtuais, sem uso de modelos físicos, da modelagem às texturas. 
Essa diferença de critérios é defendida por animadores brasileiros, como argumento para considerar Cassiopeia o primeiro filme totalmente feito em CGI, mesmo tendo sido lançado meses após Toy Story.


Lançamentos

Cassiopeia foi lançado meses depois de Toy Story e a sua produção teve inicio em 1993, época em que Toy Story já estava a ser produzido e já tendo sido feito, um ano antes, o seu primeiro teste de tela, para além de que, em 1989, já tinha sido lançado a curta Tin Toy que serviu de ideia para Toy story e também totalmente criado em computador.

Assim sendo, o que faz com que se diga que Cassiopeia foi o primeiro filme totalmente a computador,  foi o uso de estátuas de barro criadas pela pixar para fazer os personagens em Toy Story, seguidamente digitalizados.


Toy Story foi lançado em Novembro de 1995, foi o maior sucesso de bilheteira de 95.
Enquanto, Cassiopeia foi lançado em Abril de 1996.


Por esta ordem de ideias, terá sido Toy Story ou Cassiopeia o primeiro filme totalmente realizado a computador?  

A resposta fica talvez um pouco na forma de ver de cada um, uma vez que Toy Story foi sem dúvida, entre os dois, o primeiro a ser realizado, recorreu, no entanto, a meios externos ao digital, para conceber os seus personagens. 

Mas poderá ter sido Cassiopeia o primeiro, tendo em conta que a grande e reconhecida produção de Toy Story, já tivera sido lançada meses antes?


Se quiseres deixa tua opinião nos comentários!


Data da consulta: 29.01.2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.