Pesquisar aqui

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

"Kubo and the two strings" um filme de stop motion

"Kubo and the two strings" é o mais recente filme do estúdio de animação Laika , que produziu também os filmes "paranorman" e coraline".

O filme leva os espetadores ao antigo Japão, para contar a história de Kubo, um rapaz com poderes mágicos capaz de trazer as suas criações de origami á vida. É uma aventura alegre com temas que fazem pensar e personagens extremamente expressivas.

A técnica de animação utilizada neste filme é o stop motion. Desta forma fantoches e figuras das personagens posam para uma série de fotos que mais tarde criam o efeito de animação.

O diretor Travis Knight disse acerca dos fantoches: "Eles são maravilhas de engenharia", "Eles têm esses pequenos esqueletos de metal para que possamos muito bem colocá-los em qualquer posição e eles vão realizar essas poses ... As perucas, que são todas feitos à mão, são realmente os cabelos humanos que se penteiam através de silicone para dar-lhe durabilidade e, em seguida, são colocados em pequenos fios e cola para torná-lo animável "

Os animadores usaram efeitos digitais gerados por computador para preencher ou ampliar fundos, adicionar extras a cenas de multidão ou pintar fios usados ​​para suportar alguns modelos. Mas tudo começa com fantoches. "Não importa o que façamos, sempre construímos isso como algo prático, mesmo se formos construí-lo digitalmente, damos [o modelo prático] como uma referência à nossa equipa digital".

Por exemplo, numa seqüência vê- se Kubo e os seus amigos num um vasto lago. "Stop-motion e água são coisas que não vão bem juntas", disse Knight, "então fizemos alguns testes iniciais com vidros ondulados de vidro para que nos movêssemos uns contra os outros para tentar ver como a luz funcionaria. Usávamos pano, sacos de lixo e cortinas de chuveiro em grandes grades de metal e os movíamos de um modo ondulante para ver como isso simularia a água ".

Esses testes foram então dados a animadores digitais para criar os tiros acabados.


"Nós não somos puristas sobre stop-motion", disse Knight. "Se houver uma ferramenta que possamos usar, isso faz mais sentido trazer algo para a vida de uma maneira melhor, nós vamos usá-lo, se é animação desenhada à mão ou CG ou alguma tecnologia newfangled estamos desenvolvendo. São inteiramente práticos.Há tiros que são quase inteiramente CG.E então há alguns tiros que são misturados. "

Knight diz que alguns cineastas usam CGI como uma muleta, mas é uma que sua equipe não pode se apoiar enquanto a animação stop-motion requer um planejamento meticuloso para literalmente cada quadro. 


A equipe Laika não parou em abraçar o computador. Eles adotaram e adaptaram outras tecnologias, incluindo fotografia estereoscópica, corte a laser, impressão 3D e prototipagem rápida para criar modelos cada vez mais sofisticados em tempos cada vez mais curtos.

"Em 'Coraline', "Precisávamos de um período de dois, três ou quatro meses para fazer mudanças nos rostos. Com a maneira como a tecnologia e nossos processos avançaram, agora pode- se obter um novo rosto em questão de horas".

No entanto, "você não pode simplesmente estourá-los em um boneco", ele admitiu. Quando uma cara nova para um fantoche sai da impressora 3D tem que ser limpo, mergulhado em uma cuba do superglue para testar sua durabilidade, e pintado à mão para olhar mais orgânico.


A criação mais complexa do filme é uma besta de esqueleto gigante com olhos flamejantes. O boneco era uma combinação de técnicas de alta tecnologia e lo-fi, de pé sobre o que a equipe apelidou de hexapoda, uma plataforma controlada por computador semelhante ao sistema que move um simulador de vôo. "Mas também era uma enorme marionete, onde o monstro tinha cabos presos em seus pulsos que seriam amarrados até o teto e depois caídos para baixo, mantidos juntos com grandes baldes de plástico cheios de sacos de areia"."Combinamos o artesanato, a arte, a ciência e a tecnologia em conjunto com um grande gumbo de técnicas para tentar contar histórias da melhor maneira possível", disse Knight, "porque fundamentalmente isso é tudo o que a tecnologia é: uma ferramenta ao serviço de seus operadores. "

O boneco tinha 18 pés (5,5 metros) de altura, com uma envergadura de 23 pés (7 metros). "Nós tínhamos aglomerados de ímãs mantendo os braços junto com os ombros.Usamos espuma industrial, arquitetônica de alta densidade para criar os ossos para ser tão leve quanto possível.Mesmo ainda a coisa pesava 400 quilos (180 quilos) .Os cotovelos foram Mantidos juntos por pastilhas de freio de automóvel .. Passamos por três conjuntos de pastilhas de freio ao longo do filme. "

Knight orgulha-se da sensação de "alegria desenfreada que percorre o filme". Mas ele não hesita em equilibrar a diversão da história com temas mais profundos e momentos mais sombrios.

"Nós viemos de uma tradição de contadores de histórias que incluem mitos clássicos gregos, fábulas, os filmes da Disney dos anos 30, 40 e 50, até mesmo os filmes de Amblin dos anos 80", disse ele, "ea coisa que une Aqueles contadores de histórias é que eles entenderam que as melhores e mais enriquecedoras histórias equilibram a escuridão ea luz, a intensidade e o calor, o humor e o coração. Passar um pouco de tempo nas sombras torna a luz mais brilhante, mais quente e mais bela.

Knight acredita que o prisma estilizado da animação dá aos narradores uma oportunidade de ensinar, bem como entreter. "Se você pode fazer as coisas de uma maneira estilizada e esperançosamente poética", ele disse, "eu acho que é mais fácil para uma criança entender e tentar contemplar e reconciliar. Essas experiências de cinema que eu tive com meus filhos onde nós 'Ve assistiu a um filme que vai para a medula de algumas dessas questões importantes, onde estamos no passeio casa falando sobre as coisas que ele trouxe, essas são as minhas experiências favoritas - esses são os tipos de experiências que queremos para criar."



Site consultado: ver site
Data: 26/01/2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.