Pesquisar aqui

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Inserir Links em HTML



A tag para se inserir links é <a href="http://www.pagina.com">Nome do Link</a>.


Abrir links em Novas Janelas

Se você não quer que as pessoas abandonem o seu site quando clicarem nos links, você pode definir seus links para abrirem numa nova janela com o atributo "target='_blank'":

<a href="http://www.pagina.com" target="_blank">Nome do Link</a>



Endereços Absolutos e Relativos

URL (de Uniform Resource Locator), em português Localizador de Recursos Universal, é o endereço dos sites. É aquele endereço que todos estamos habituados a colocar na barra de endereços do navegador de internet.

Pode-se linkar para outras páginas usando URLs absolutos ou relativos.

URLs absolutos

Um URL absoluto contém o caminho completo para a localização do ficheiro do site que se pretende.

Se por exemplo você quisesse abrir uma página chamada camoes.html, que se encontrava no interior de uma pasta chamada "poetas", e esta pasta se encontrava na raiz do seu site, então o URL absoluto seria:

<a href="http://www.seusite.com/poetas/camoes.html">Camões</a>

É preferível o uso de URLs absolutos em páginas que possam mudar de posição na estrutura de pastas do site. Dessa forma se a página que contém os links mudar de pasta, os links vão continuar a funcionar.

URLs relativos

Um URL relativo indica apenas o caminho a percorrer desde a posição em que estamos.

Se por exemplo estivessemos na página camoes.html (que se encontra dentro da pasta "poetas") e quisessemos linkar para trás para a página principal (para a página index.html da raiz do site), então o URL relativo seria:

<a href="../index.html">Página Principal</a>
os dois pontos, seguidos de uma barra, dizem ao browser para subir um nivel na hierarquia na estrutura de pastas do site.

O URL relativo permite que o site possa ser testado offline, quando tivermos as pastas e os ficheiros html no disco duro. Desta forma os links vão funcionar se abrirmos as páginas do site a partir do disco.



Links Âncora (ou Marcadores)
Um link âncora (ou marcador) é um link interior, é um link para dentro da própria página. É um link que leva o visitante para outra secção da mesma página (em vez de o levar para outra página ou site).

1- Para fazer um link âncora primeiro você deve ir ao local do seu código HTML para onde você quer que o link aponte. Este é o local para onde o seu visitante será encaminhado quando clicar no link âncora. Nesse local defina o seguinte código de link com o atributo "name":

<a name="nome1">Este é o Texto Onde a âncora vai parar</a>

"nome1" é o nome da âncora que você escolhe.

2 - Agora para linkar para aquele local da página, use a tag para links, e no endereço é só colocar cardinal seguido do nome escolhido para a âncora:

<a href="#nome1">clique aqui</a>


Link para E-mail

Para criar um link que permite que os seus visitantes lhe enviem e-mails basta colocar a função "mailto" na tag de link:

<a href="mailto:seuendereço@email.com">Envie-me um Email</a>


Mudar as Cores dos Links

Por defeito os links têm a cor azul. Mas você pode alterar as cores usando o código "link" no interior da tag <body> . Exemplo:

<body link="red" vlink="green" alink="yellow">

  • link - cor dos links, vermelho neste caso
  • vlink - links visitados, verde neste caso
  • alink - links activos, amarelo neste caso

Fonte do texto:http://www.comofazerumsite.com/criarsite/tutorial_html.html
Fonte da imagem: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/03/como-colocar-link-em-uma-palavra-no-tumblr.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.