Pesquisar aqui

sábado, 14 de janeiro de 2017

As primeiras animações em stop motion

     A técnica de animação Stop Motion já estava presente pouco depois do nascimento do cinema, há quem acredite que o nascimento desta técnica de animação esteja ligada a um erro cometido por uma câmara de Georges Méliès a 1896, que fazia objectos aparecer e desaparecer nas filmagens.
   
     Rapidamente Méliès e muitos outros aproveitaram-se deste efeito e criaram as suas próprias ilusões e animações com esta nova técnica. Com o passar dos anos, a animação Stop Motion evoluiu e tornou-se um género próprio, passaram também a existir inúmeras técnicas para este tipo de animação, tais como a pixilação que utiliza seres humanos como o objecto principal da animação, a animação utilizando figuras de barro (clay animation ou claymation em inglês), a animação em time lapse e a animação utilizando recortes de papel (Cut-outs, em inglês).

     A primeira vez em que foi utilizada animação em stop motion foi em 1898, em The Humpty Dumpty Circus realizado por Albert E. Smith e J. Stuart Blackton, mas a técnica começou a ser utilizada mais frequentemente a partir de 1925, quando Willis O'Brien realizou o filme Lost World, onde utilizou animação Stop Motion em certas partes do filme.




The Lost World, 1925








Texto escrito por mim.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.