sábado, 10 de dezembro de 2016

Fotografia a Preto-e-Branco - algumas considerações


 Fotografar a preto-e-branco apesar de, muitas vezes parecer algo ultrapassado (devido à possibilidade de se fotografar a cores), é importante para o desenvolvimento de qualquer fotógrafo. Pois a ausência de cor acaba por ser menos uma distração, ficando portanto o fotógrafo mais atento à luz, trabalhando-a de forma mais criativa, conseguindo passar emoção muito mais facilmente.

 
 Como forma de guiar principiantes pela arte de fotografar a preto-e-branco, o fotógrafo Jim Harmer compilou alguns dos seus principais truques no que toca à tiragem de fotografias. Na fotografia a preto-e-branco devemos sempre fotografar em RAW, pois nos dá uma maior margem de manobra na posterior edição da mesma, recorrendo-se a ferramentas como o Photoshop ("Camera Raw") para o fazer, podendo até mesmo as colorir posteriormente.

 Algo que se deve ter em conta ao fotografar a preto-e-branco são os limites e as sombras do que fotografamos, pois são estes dois fatores que caracterizarão a nossa fotografia. Para além disso devemos procurar capturar texturas nas fotografias, dando através de um contraste elevado e do uso de HDR (High Dynamic Range), maior volume e profundidade ao sujeito.

 
 Por fim, Jim recomenda que para quem se interesse pela fotografia de longa exposição, este estilo de fotografia é uma excelente forma de se iniciar pois, não só ambas as vertentes combinam extremamente bem, como também, nos permite dar mais atenção à luz que é a base deste género fotográfico - facilitando um desenvolvimento pessoal como fotógrafo.

 
 Para os mais interessados segue aqui o link com o artigo de J. Harmer que contém em mais detalhe todas as informações tratadas neste post: http://improvephotography.com/832/black-and-white-photography-tips/




Fotógrafa russa compara beleza dos cabelos ruivos a raposas selvag

Os tons avermelhados carregam uma sensualidade tão envolvente que até mesmo as mulheres mais tímidas os desejam. Ser ruiva vai além de transformar radicalmente os fios; é como um estado de espírito, uma ousadia que poucas colorações conseguem alcançar. Não é à toa que tanta gente se declara fã dos avermelhados e acobreados, né? A fotógrafa russa Alexandra Bochkareva certamente faz parte do time de entusiastas.

Encantada pelo universo das sardas espontâneas, Alexandra resolveu homenagear a beleza ruiva com dois ensaios encantados e selvagens, literalmente. Além de modelos ruivas, uma simpática raposa avermelhada posou para as lentes da fotógrafa, em meio à neve e bosques que parecem ter saído de um conto de fadas.
A ideia de Alexandra era acrescentar um tom “mágico” às fotos, comparando a beleza dos cabelos ruivos ao comportamento selvagem das raposas. Todas as fotos foram espontâneas, embora o animal, adestrado, estivesse preparado para uma interação tão próxima a humanos. Mesmo assim, Alice, a raposa, mostra-se ora simpática, ora impaciente e pouco à vontade.
O equilíbrio entre delicadeza e ferocidade é evidente nas fotos de Alexandra.















Fonte: http://virgula.uol.com.br/modaebeleza/fotografa-russa-compara-beleza-dos-cabelos-ruivos-a-raposas-selvagens/#img=14&galleryId=1165385


Consultado a 10-12-2016

Dicas para fotografar o pôr do sol

Como fotografar o pôr do solQuatro dicas simples e fáceis de como fotografar o pôr do sol.As dicas são para qualquer fotógrafo ,profissional ou amador.

1ªDica - Saia cedo de casa!

Não dá para saber quando a luz e o céu estarão mais bonitos, mas normalmente a janela de tempo onde isso acontece è muito curta, ás vezes são 5 minutos ou menos.Isso pode acontecer à qualquer momento, desde meia hora antes até depois do pôr do sol, por isso deve estar no local onde vai fazer a foto pelo menos 1 hora antes.Tome um tempo para encontrar um local ideal, lembre-se de procurar possíveis silhuetas, reflexos no mar, coloque a câmera perto do chão ou ao lado de alguma, não tenha pressa na hora de procura pela composição de que mais gosta.



2ªDica - Que equipamento levar?

Que lente usar? Isso depende do tipo de foto que quer fazer. Quanto mais angular for a lente, menor o sol e as nuvens ficarão na foto. Se o ponto principal da imagem é o pôr do sol por si só, o que recomendo para este tipo de foto é uma lente com zoom, até uma 70-200.
Já se a foto inclui objetos no primeiro plano, silhuetas ou outros detalhes da paisagem a melhor opção é uma grande-angular.
O tripé é essencial para conseguir uma imagem nítida e profissional. Além de tudo o tripé ajuda na hora de compor a foto. 
Um bom flash para iluminar o primeiro plano também funciona ás vezes  e vale umas tentativas.




3ªDica - Qual é a melhor configuração?

O mais importante é chegar cedo.Caso não tenha familiaridade com as configurações da sua câmera, chegar cedo é mais importante ainda.
Durante o pôr do sol tudo acontece rápido e não é o momento ideal para aprender.Com isso dito, comece a experimentar com diferentes tempos de exposição.O objetivo é não deixar grandes partes do céu "estourado" todo ou muito escuro. Deixe o ISO o mais baixo possível. As partes escuras em fotos deste tipo podem ficar muito granuladas com o ISO alto, principalmente se está planejando em processar a imagem depois.
Configure o Balanço de Brancos.Normalmente deixar em automático resolve, mas como estaremos trabalhando com cores fortes, a sua câmera pode tentar compensar as cores e a foto pode ficar estranha.
Novamente experimente deixar nas opções Luz do Sol ou Sombra.




4ªDica - Qual é o momento certo?

Tenha paciência ,não fique a andar de lá para cá procurando a melhor luz.Durante o pôr do sol as coisas acontecem rápido e se não se concentrar pode acabar perdendo o momento perfeito.Tire várias fotos com os diferentes tipos de luz e vá ajustando a câmera.Não se esqueça de esperar até depois que o sol termine de se por. Esse é o momento quando as nuvens ficam mais alaranjadas e com a luz mais bonita.



Site consultado no dia 2 de Dezembro: http://www.fotografiaprofissional.org/como-fotografar-por-sol/

25 anos da Adobe Photoshop

Como forma de comemorar os 25 anos do Photoshop, a Adobe  lançou um pequeno jogo para testar o conhecimento dos utilizadores desta aplicação bastante famosa!

Tenta descobrir se as fotografias são reais ou se são photoshop!!!!

http://landing.adobe.com/en/na/products/creative-cloud/69308-real-or-photoshop/

Fonte: http://landing.adobe.com/en/na/products/creative-cloud/69308-real-or-photoshop/

Fotografias National Geographic 2016

Paisagens lindas nas melhores fotos do ano da National Geographic.
A natureza é linda...






Fonte: http://www.nationalgeographic.com/photography/best-photos-2016/

Fotografias National Geographic 2016

Fotografias de animais nas melhores fotos de 2016 da National Geographic. 
Espetacular!!!








Fonte: http://www.nationalgeographic.com/photography/best-photos-2016/

Fotografias 2016 National Geographic

Algumas das melhores fotografias de 2016 divulgadas pela National Geographic. 

Impressionantes imagens... vários contextos da vida humana em todo o mundo, a loucura, o medo, a inocência.






FOTOGRAFIAS NATIONAL GEOGRAPHIC 2016

A National Geographic divulgou dia 9/12/2016 as melhores fotografias do ano 2016. São um total de 52 fotografias.
Deixo aqui algumas belas obras de arte...






Sem Photoshop, imagens incríveis parecem montagem, mas são reai

Depois da invenção do Photoshop ficou fácil criar imagens incríveis, com homens e mulheres voando, reflexos perfeitos etc.... coisas que nunca poderiam acontecer de verdade. Quer dizer, quase nunca.

Com criatividade e uma boa pitada de coragem, fotógrafos e modelos criam imagens que mais parecem montagens – mas passaram longe de uma pincelada do Photoshop.

Acredite se quiser, nenhuma dessas fotos foi editada no programa da Adobe.







O paraíso é na Terra. Água serve de espelho do céu, que refletido parece montagem. (Foto: Nikki Jane)

A paz espiritual na foto acima combina, na verdade, uma mulher bem perto das águas do mar e da areia. Junte isso com o reflexo do céu na água, que faz parecer estar entre as nuvens.


Com a cidade nas mãos. (Foto: Brian Harris)

Não há como negar: a fotografia abaixo parece que foi um produto do Photoshop. No entanto, é justamente esse o efeito desejado pelo arquitecto, que acabou usando o tapume da obra para fazer um manifesto surrealista.






Palácio francês parece distorcido, mas na verdade é o tapume colado a frente da obra (Foto Poussnik)




Híbrido de cavalo e zebra é resultado do cruzamento entre as duas espécies. (Foto: Spiegel)




Sustentação da torneira se esconde na queda d'água de um parque aquático na Espanha. (Foto: Divulgação)





Dublê conhecido como Homem Mosca sobe de verdade no avião. Ele ficou famoso por atos irresponsáveis e emcionantes como este. (Foto: Coleção de Cathy Hansen)




Fotografia clássica juntou homem assoprando os amigos, que na verdade, estão bem longe de suas mãos. Resultado é fruto de longa distância e grande profundidade de campo. (Foto: Reprodução)




Mosca posa de skatista. Porém, ela precisou ser morta para ficar na posição (Foto: Nicholas Hendrickx)


Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/06/sem-photoshop-imagens-incriveis-parecem-montagem-mas-sao-reais.html
Consultado a: 

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Cuidados para se ter ao tirar fotografias na rua.

  Toda a gente que tira fotografias nas ruas é principalmente quando vamos para o estrangeiro contando também idas para outra cidade do mesmo pais ou a zonas de turismo.
  Fazemos isto com a intenção de termos algo para reforçar a nossa memória da viagem mas temos de ter em conta os perigos que há nas ruas enquanto fotografamos.
  Temos de ter cuidado por onde andamos porque enquanto procuramos as fotografias perfeitas, podemos ir para o meio da estrada sem querer ou até entrar em ruas mal populadas. Se tivermos no meio de multidões por estarmos em centros de atração, eventos desportivos etc... temos sempre de ter cuidado com carteiristas, para não sermos alvos de carteiristas convém não andarmos com muita tralha atrás e manter tudo perto de nós para se alguém for tentar por as mãos nós termos a capacidade de sentir os movimentos.

Adobe trabalha em 'Photoshop para voz' que permite editar o que é dito

A Adobe, empresa que cria diversos programas de edição de imagem e vídeo e conhecida pelo ser a desenvolvedor do editor de imagens Photoshop, anunciou que está trabalhando em uma nova tecnologia que deve permitir que uma gravação de áudio, com voz, seja editada do mesmo jeito que se edita um texto. Além de simplesmente cortar trechos do que foi dito, é possível trocar a ordem das palavras e até criar frases inteiramente novas - o programa é capaz de sintetizar a voz a partir de fonemas extraídos do resto da gravação.

A tecnologia, chamada de "VoCo" ("conversão de voz") foi demonstrada durante o evento "Adobe MAX 2016", na sexta-feira (4). Na demonstração, o programador Zeyu Jin, da Adobe, alterou uma gravação em que o ator Michael Key dizia "eu beijei minha mulher e os cachorros" para "eu beijei Jordan [Peele, o ator que estava no palco] três vezes". A parte "inventada" da frase foi sintetizada a partir do resto da gravação e toda a edição ocorreu em texto. (Assista à demonstração.)

Peele se levantou da cadeira fingindo irritação e brincou com Jin: "você é um bruxo, é um demónio". Jin retrucou: "é, eu tenho magia".

A voz não fica perfeita e há claramente sinais de que ela foi construída através de um computador, mas a simplicidade da operação impressionou o público no evento. Há risco de que o recurso possa ser abusado para forjar gravações ou burlar sistemas de segurança.




Zeyu Jin demostra VoCo no Adobe Max. (Foto: Reprodução)

Jin explicou depois da apresentação que a Adobe já está considerando os impactos da tecnologia, adicionando "marcas d'água" no áudio que podem permitir identificar quando um áudio foi manipulado pelo recurso. "Conforme temos resultados melhores, deixando [a voz] quase indistinguível da verdadeira, nós nos esforçamos ainda mais para permitir que [a edição] seja detectável", explicou ele.

Ainda assim, o VoCo colocaria a sintetização de voz ao alcance de qualquer um, criando um possível risco sistemas de biometria que autenticam pessoas através da voz. O fato de que a própria Adobe resolveu demonstrar o recurso com uma brincadeira já é um sinal do que se pode esperar quando todos tiverem acesso à tecnologia.

Uma limitação é que o VoCo precisa analisar cerca de 20 minutos de gravação para ter qualidade na geração dos fonemas das palavras que forem adicionadas.

O VoCo ainda é um protótipo e não há previsão oficial de quando o recurso será adicionado aos programas da Adobe. É possível que ele venha a fazer parte do Adobe Audition, o editor de áudio da coleção "Creative Suite". Dada a natureza da tecnologia, é improvável que ela funcione de maneira igual em todos os idiomas, o que significa que o suporte ao português pode demorar ainda mais.

Consultado em 09-12-2016

Como instalar Actions no Photoshop

As Actions do Photoshop permitem automatizar o editor de imagens. Com isso, é possível aplicar vários efeitos com apenas um clique. Entre as funções disponíveis estão filtros do tipo preto e branco, efeito Instagram e diversos outros.


Como tirar o fundo de fotos com o Adobe Photoshop


As Actions são comandos prontos para o programa, que funcionam como atalhos. É possível encontrar centenas de arquivos para download gratuito na Internet, e o processo de instalação é bem simples. Confira a seguir como instalar uma Ação no Photoshop e deixar o editor mais completo.

Veja como instalar Ações no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 1. Com o Photoshop aberto, vá em "Janela" e depois clique em "Ações";

Abra o painel de Ações (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 2. No painel "Ações", clique na pequena seta, no canto superior direito;

Clique na seta indicada (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 3. Depois disso, clique em "Carregar Ações";

Escolha a opção indicada (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 4. Localize o arquivo da Ação e clique em "Abrir";

Ação que será carregada no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 5. Em seguida, basta abrir uma foto no Photoshop, localizar a Ação pelo nome e, depois disso, clicar no botão "Executar Seleção" no painel de Ações para aplicá-la à foto.

Clique no botão para aplicar a Ação em sua foto (Foto: Reprodução/André Sugai)

O processo de instalação pode ser utilizado no Mac e no PC. O usuário só deve prestar atenção para qual versão a Ação foi criada. Por exemplo, talvez o arquivo não rode em versões antigas do Photoshop. Outro detalhe importante é que a maior parte das Actions disponíveis para download rodam no programa com inglês como idioma.