Pesquisar aqui

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Recorde: Investigadores conseguem transmitir dados a 1,125 Tbps

Uma equipa de investigadores da University College London anunciou recentemente ter conseguido fazer uma transmissão de dados a uma velocidade super rápida de 1,125 Tbps.

De acordo com a informação publicada, foram usados 15 canais diferentes para a transmissão de dados, com comprimentos de onda diferentes.

optical

Este feito conseguido pela equipa de investigadores da University College London pode revolucionar o mundo da internet e das comunicações permitindo aos seus utilizadores maior rapidez na descarga de informação e maior qualidade nas transmissões ao vivo, entre outras vantagens.

Erro 53

Depois dos utilizadores fazerem as ultimas utilizações do sistema operativo iOS 9 no iPhone 6 e iPad, os aparelhos que não tem peças originais da Apple "morrem".

Este problema acontece devido ao botão "Home", que ao ler a impressão digital, ao localizar a presença de material não Apple bloqueia o aparelho de forma permanente.

Ainda não há solução para este obstáculo.

A Apple ao se deparar com este problema, diz que é uma medida de segurança do iPhone:
"Levamos a segurança dos consumidores muitos a sério e o 'Erro 53' é o resultados de verificações
de segurança destinadas a proteger os nossos clientes. O iOS verifica se o sensor 'Touch ID' no seu iPad ou iPhone corresponde aos outros componentes do aparelho"





Jogador de Xbox One compra mais do que um de PS4

Está comprovado que a PS4 está á frente em relação à Xbox One no que diz respeito às vendas totais. Mas apesar das vantagens ao nível comercial, os jogadores da Xbox One gastam mais.

Este facto está confirmado num relatório fiscal da Ubisoft, afirmando que no terceiro quadrimestre os donos da Xbox One gastaram em média cerca de US$ 1.25, enquanto os da PS4 gastaram US$ 1.
Mas os resultados esperados eram os opostos, pois 41% das vendas dos jogos vieram da PS4 e 27% da Microsoft.

No entanto se for-mos a ver o dinheiro gasto dentro do próprio jogo, os jogadores da a Xbox One são os que gastam maior quantidade de dinheiro.





Need for Speed chega ao PC dia 18 de Março

É verdade, a EA anunciou dia 12 de Fevereiro, ou seja esta sexta feira, de que este jogo vai estar  disponível para o PC a partir do dia 18 de Março.

A versão para PC, vem com algumas diferenças ou seja, tem uma taxa de frames por segundo e resolução 4k apenas acessível para o PC.
Também pode ter um volante desde que seja da Logitech, Thrustmaster e Fanatec, caixa de velocidades manual, clima urbano da Costa Oeste, ícones na vida real tem como inspiração as 5 historias de jogo, que estão interligadas entre si e entre muitas outras novidades.



A capa invisível do Harry Potter poderá ser real??

O Lawrence Berkeley National Laboratory nos Estados unidos está a desenvolver uma peça de roupa em forma de capa com a virtude da invisibilidade.
Ainda é apenas um protótipo, mas completamente funcional com uma caraterística inovadora: adapta-se a qualquer tipo de objeto que cobre!
Para o conseguir, optou-se por um conjunto de metamateriais com apenas 80 nanómetros de espessura capazes de se ativarem e desativarem para refletir e redirigir as ondas de luz, permitindo assim ocultar objetos.
Até agora só foi implementado em objetos microscópicos mas os seus criadores asseguram que este tipo de tecnologia se vai expandir e cobrirá objetos de maiores dimensões.
Por isso como se do Harry Potter se tratasse, para teres a sua capa invisível terás de esperar.
Mais informação aqui.


O fim da Philae?

Em 2014, a missão Rosetta fez história ao aterrar com sucesso num asteróide. A aproximação foi atribulada e causou danos que podem ter precipitado o fim da missão.
Os cientistas responsáveis pela missão da Philae explicam que o último contacto com a sonda data julho de 2015. Desde aí, o silêncio é absoluto...

Veja a notícia aqui

Philae_on_the_comet_Front_view.jpg

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Acessórios VR em 2016!!

Os acessórios e os jogos relacionados com a realidade virtual são objetos de desejo, de debate e de análise nos próximos meses. Se nos ficarmos pelo hardware, estas serão as três apostas mais imediatas que surgirão no primeiro semestre de 2016.
  • Sony Playstation VR
Plataformas: PS4
Disporá um ecrã OLED de 5,7" com saída de 120fps, ou seja, poderá render 120 imagens por segundo e a sua resolução será de 1.920 x 1.080.
Contará com acelerómetro, giroscópio, ligação HDMI e porta USB. A Sony anunciou recentemente várias dezenas de jogos compatíveis com esta nova tecnologia.
Por enquanto o preço e a data de lançamento ainda não foram determinados.




  • Oculus Rift
Plataformas: Xbox One, PC, Mac e Linux
Incluirá inicialmente um comando da Xbox One e integrará dois ecrãs OLED de 5,7" com uma resolução combinada de 2.160 x 1.200, um sistema de áudio próprio, giroscópios de três eixos, acelerómetros e magnetómetros. Além disso, terá ligações DVI, HDMI e porta USB.
Por enquanto o preço e a data de lançamento ainda não foram determinados.
Informações aqui.



  • HTC Vive
Plataformas: Windows, Mace Linux
Capaz de gerar 90 imagens por segundo, vem dotado de um ecrã OLED de 5,2" com uma resolução mista de 2.160 x 1.200.
Inclui mais de setenta dispositivos entre giroscópios, acelerómetros e sensores de posição laser para fazer um seguimento preciso da cabeça.
Tem entrada de auscultadores, HDMI 1.3 e duas portas USB 3.0.
Por enquanto o preço e a data de lançamento ainda não foram determinados.
Informações aqui.




Para que serve o bolso minúsculo das jeans?


Sabes aquele bolso quadrado logo acima do bolso frontal das tuas jeans? O que realmente motivou a invenção desse design misterioso? Será algo útil ou apenas moda?

Nos anos 1800, os caubóis usavam os seus relógios em correntes penduradas no colete. Para evitar que se quebrassem, a marca Levi’s introduziu esses bolsinhos onde podiam manter o relógio.
Neste momento estás a pensar... mas como cabe daquele quadradinho de calças um relógio de bolso?
Um colaborador ajudou na explicação, esclarecendo que conforme o uso de relógios desse tipo foi diminuindo, as fabricantes passaram a diminuir o tamanho dos bolsos, mas algumas ainda o mantém no design da peça.



Entrevistas Gema Azul

Hoje foi dia de voltar aos estúdios da Gema Azul para assistir e ajudar nas entrevistas de hoje.
Tivemos a presença da Rita Silvestre, Ricardo Reis e Filipe Alves.
As entrevistas correram todas muito bem e mantiveram-se dentro do tempo médio que as entrevistas tem andado a ter.





Entrevista a Ricardo Reis

Hoje durante a tarde fui acompanhar a entrevista feita pela Rafaela Reis ao artista Ricardo Reis. Foi importante para mim ter a oportunidade de ver como as entrevistas se realizam antes da que irei fazer na próxima sexta à artista que escolhi.
Gostei também de conhecer o Ricardo Reis e os seus trabalhos. 




quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Snapdragon Flight: Qualcomm cria um processador para drones

Os drones têm dado muito que falar nos últimos tempos. Talvez por isso a Qualcomm, uma das principais fabricantes de processadores móveis, decidiu apostar na criação de um processador para drones, o Snapdragon Flight.
As vantagens da criação deste processador incidem na redução dos preços dos drones topo de gama, bem como no aumento da duração da bateria dos 20 minutos para os 45 a 60 minutos de voo e na possibilidade de fazer um mapeamento de espaços em 3D.

Snapdragon flight teaser

Visto que um dos grandes problemas deste “brinquedo” é o reduzido tempo de bateria, este processador poderá fazer com que este problema acabe, ou pelo menos se torne menor.

Mais informações sobre este futuro processador para drones podem ser encontradas aqui.

Aplicações da Apple podem chegar ao android

A Apple poderá estar a mudar de estratégia e, em vez de manter as suas aplicações oficiais exclusivas aos seus utilizadores, estas poderão tornar-se disponíveis para os utilizadores do sistema operativo da Google. A primeira aplicação a ser lançada foi a Apple Music, com o objetivo de perceber como será a adesão dos utilizadores dos sistemas operativos concorrentes.

Fonte: Engadget

Esta é uma excelente notícia para todos os utilizadores do sistema operativo da Google, mas principalmente para os novos utilizadores do android, que trabalhavam com dispositivos da Apple. Assim, podem continuar a utilizar as aplicações com que estavam habituados a trabalhar, tornando a troca de sistemas operativos muito mais fácil.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Índia proíbe discriminação de dados no serviço gratuito do Facebook


Quando é que algo gratuito pode ser mau? Quando pode ser o princípio do fim da internet como a conhecemos; e felizmente na Índia colocou-se um ponto final no serviço gratuito da internet do Facebook.

O Free Basics do Facebook era um serviço que prometia acesso gratuito à "internet", mas onde isso apenas incluía o Facebook e serviços que aderissem a esta plataforma (controlada pelo Facebook e com bastantes limitações para todos os associados). O Facebook anunciava isto como sendo extremamente positivo para a população, que poderia aceder a estes serviços sem pagar - todos os outros relembravam a forte discriminação que isso representava, pois uns serviços poderiam ser acedidos gratuitamente, enquanto todos os outros continuavam a ser a pagar.

O serviço foi suspenso temporariamente (tal como já aconteceu noutros países) e agora a entidade reguladora vem dar o seu parecer, que coloca um ponto final no free basics na Índia - e possivelmente inspirará outros países a fazerem o mesmo.

Este é um tema bem polémico, e onde facilmente as "boas intenções" se podem tornar num declive escorregadio de onde não se conseguirá sair. Nos EUA os operadores têm avançado com coisas preocupantes, a outro nível, de disponibilizar acessos gratuitos a determinados serviços de vídeo, enquanto outros continuam a pagar. Novamente, é mais uma coisa que é anunciada como sendo imensamente positiva para os consumidores... esquecendo-se de referir que assim passam a controlar quais os conteúdos que serão mais atrativos para os consumidores (e que inevitavelmente acabará em coisas como a da Verizon, que oferece o seu serviço de vídeo sem contabilizar os dados, mas contando para todos os concorrentes.)

Por cá também não nos faltam casos idênticos, e sobre os quais a ANACOM parece nem sequer estar preocupada. Do simples tarifário WTF que oferece dados não contabilizados para uma dezena de apps, ao MEO que não contabiliza o tráfego do seu MEO Music. Fazia por cá falta uma entidade reguladora que relembrasse que os dados são para ser tratados todos da mesma forma, sem excepções: ou contam para todos, ou não contam para ninguém.


Fonte de notícia: http://abertoatedemadrugada.com/2016/02/india-proibe-discriminacao-de-dados-no.html#more

Gema Azul, Entrevistas

Na sexta feira passada, dia  5 de Fevereiro, mais uma vez me desloquei aos estúdios da Gema Azul, para acompanhar a entrevista da Carolina Martins à artista Cláudia Guerreiro.
A entrevista correu super bem e está dentro da duração média que as entrevistas já realizadas tem tido.
Entretanto, tive a sorte de ter sido convidado pelo dono do estúdio, João Paulo, e pelo produtor Gonçalo a estar presente mais vezes no estúdio para aprender mais sobre este ramo!
Está a ser uma experiência brutal!!!






EasyJet quer apostar em aviões elétricos

Os motores a jato podem ser bastante eficientes, mas nada como evitar o uso de combustíveis fósseis sempre que seja possível. A EasyJet mostra-nos um avião híbrido que possa circular no solo com motores elétricos.



Podemos não ter ainda uma alternativa elétrica para os motores a jato, mas no que toca a circular no solo a EasyJet parece já ter uma solução. A ideia é criar um avião com um sistema híbrido e motores elétricos nas rodas, alimentado por uma fuel cell e com assistência de painéis solares na fuselagem e sistema de recuperação de energia durante a travagem.

Com este sistema, o avião poderia desligar os seus motores principais assim que aterrasse, passando a circular no solo usando apenas energia elétrica.

Por agora o sistema não passa de uma ideia, faltando agora comprovar com um protótipo se uma solução deste tipo seria efetivamente mais eficiente (face ao peso acrescido) e economicamente viável. Mas, para mim, o mais importante seria mesmo eliminar completamente os combustíveis fósseis da equação, e apostar no voo 100% elétrico.

O que se segue para os smartphones?

Estará o mundo dos smartphones estagnado? As próximas inovações estão confinadas aos wearables, deixando para trás os telemóveis que utilizamos todos os dias? A Samsung acredita que não. No mais recente relatório da CCS Insight, divulgado pela marca, é antecipado que a venda de smartphones atinja os 1,6 mil milhões só este ano. Para 2019, a previsão sobe para os dois mil milhões de equipamentos vendidos.

Segundo a Samsung, o campo da inovação está mais complexo mas não significa que já não existam novidades pelo caminho. Significa apenas que é “cada vez mais difícil para as empresas conseguirem oferecer um avanço que se revele realmente significativo”, e dá como exemplo o lançamento do Galaxy S6 edge com o ecrã curvo que permitiu diferenciar a marca das restantes rivais no mundo Android.

“Apesar de existir uma clara desaceleração em termos de inovação”, continua a Samsung, não devemos perder a fé no progresso.  O caminho deverá passar, inevitavelmente, pelos wearables, cujas vendas irão triplicar de 2016 a 2019, de acordo com as estimativas da CCS Insight. Mas, até aqui, os smartphones continuarão a desempenhar um papel importante, já que, em grande parte das situações, são eles que controlam os novos dispositivos ou, pelo menos, estão associados aos mesmos.

Para ver mais acerca desta notícia visite o seguinte site:
http://www.msn.com/pt-pt/noticias/other/o-que-se-segue-para-os-smartphones/ar-BBpfMH9?ocid=spartandhp

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Carros da Google podem chegar à Europa em breve

A Google anda a apostar no desenvolvimento de carros que não necessitam de condutores para se movimentarem nas estradas. Estes carros procuram ser autónomos, guiando-se por sistemas computorizados, que, através de sensores, analisam o meio que os rodeia.

Já foram realizados testes na Califórnia, que foram muito bem sucedidos, pelo que a Google pretende agora alargar os testes à Europa.


Estes carros apresentam-se como algo revolucionário, resta apenas saber se serão bem aceites por todos aqueles que adoram conduzir.

O que acham desta inovação? Será realmente uma mais-valia para os problemas relacionados com o trânsito e com os acidentes rodoviários?

O processador MediaTek Helio X20 pode ter problemas de sobreaquecimento

O mais poderoso processador da MediaTek está a apresentar problemas de sobreaquecimento nos testes realizados ao mesmo, o que poderá impossibilitar a sua utilização pelas fabricantes de smartphones. O sobreaquecimento nos processadores é algo que tem oferecido alguma resistência à criação de processadores cada vez melhores e mais rápidos, demonstrando que pode ser um contratempo para a evolução dos mesmos.


Esta é uma má notícia para o mundo dos smartphones. Mas será que a MediaTek conseguirá passar por cima e ultrapassar este obstáculo?

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Notícias do Dia

Notícias do Dia

Jogo de xadrez escondido no Facebook Messenger

Se possuir a aplicação do Facebook Messenger pode fazer algo diferente do comum e desafiar um amigo para um jogo de xadrez. 
Apesar de possuir a imagem do tabuleiro com as peças, a forma de jogar não é tão intuitiva como parece, ou seja, em vez de realizar um movimento apenas clicando na peça e movendo-a, o utilizador move-a através de comandos de texto já estipulados que começam por “@fbchess”. 
Desta forma, e visto que tudo neste jogo tem por base comandos de texto, o utilizador terá de escrever o código “@fbchess play” para iniciar o jogo. Para entender melhor como funciona este jogo de xadrez e os seus respetivos comandos, poderá contar com o comando “@fbchess help”.




O jogo ainda não foi divulgado pela rede social Facebook, pelo que se encontra em “segredo”.

Eu já experimentei... e vocês?

Erro 53: a falha no software da Apple que pode matar o seu iPhone

Um erro encontrado no sistema iOS inutiliza completamente os iPhones 6 e ainda não foi encontrada nenhuma solução.

"Chama-se erro 53 e é a pior coisa que pode acontecer ao seu iPhone", descreveu o jornalista de tecnologia Mike Wehner num artigo para a Daily Dot Tech. O erro 53 acontece quando o software de um iPhone 6 que foi reparado em lojas não oficiais é atualizado para o iOS 9, explica Wehner. O telefone bloqueia e deixa de poder ser utilizado.

Quando o botão de início, o que aparece por baixo do ecrã e que tem o sensor de identificação por impressão digital, é reparado fora dos locais autorizados pela Apple surge um erro grave no telemóvel, que apenas é revelado quando o software é atualizado. O mesmo acontece quando o botão do iPhone 6 deixa de funcionar e não é arranjado antes da atualização.

Mike Wehner, especialista em tecnologia, afirmou que "o erro 53 mata o iPhone". Isto porque o telefone bloqueia e torna-se "inútil" ou, como dizem alguns especialistas, útil apenas para ser usado como pisa-papéis. Com este erro, torna-se impossível retirar qualquer dado ou informação guardada no telefone.

Segundo o The Guardian, várias pessoas que partiram o ecrã e foram obrigadas a substituí-lo, mas escolheram fazê-lo em centros não oficiais da Apple, porque era a opção mais barata ou porque não havia lojas da marca na zona, disseram ter encontrado este erro. Em todos os casos, o telefone funcionava bem após a reparação e só teve problemas quando atualizaram o sistema operativo.
Kyle Wiens, criador do iFixit, um site que ensina a reparar telemóveis e outros dispositivos, afirmou ao The Guardian que o "problema ocorre se o reparador mudar o botão de início ou o cabo. Quando o software é atualizado o telefone verifica se os componentes originais ainda estão a ser utilizados e, se não estiverem, bloqueia o telefone".

Segundo uma porta-voz da Apple, há uma ligação entre os dados da impressão digital e o sensor do botão. Quando o iPhone é reparado por serviços oficiais da Apple e é necessário uma mudança do sensor, a ligação é alterada e atualizada. "Quando o iOS deteta que a ligação falhou" o software é desativado para proteger o telefone.

Até ao momento, apesar de várias queixas, não há solução para o erro. Trocar peças ou reprogramar o software não resolve e "a única coisa a fazer é comprar um novo", como disse Mike Wehne. "Não há aviso nem maneira de o trazer de volta à vida", acrescentou Kyle Wiens.

Fonte da notícia: http://www.dn.pt/sociedade/interior/erro-53-a-falha-no-software-da-apple-que-pode-matar-o-seu-iphone-5016624.html

Já é possível carregar um telemóvel em apenas 20 segundos!

carregar telemóvel

Uma jovem da Califórnia, nos Estados Unidos, criou uma nova tecnologia que está a chamar a atenção dos gigantes desta área: um minúsculo aparelho capaz de carregar um telemóvel em apenas 20 segundos.

A invenção até já valeu um prémio a Esha Khare, de 18 anos. E não foi um prémio qualquer, mas sim 50 mil dólares, atribuídos na Intel International Science and Engineering Fair, que decorreu esta semana, em Phoenix.

Graças a esta criação, as horas de espera pelo carregamento do seu telemóvel podem acabar em breve, tendo em conta que o pequeno aparelho armazena mais energia em menos espaço, relativamente às baterias tradicionais. Assim, demora menos tempo a carregar, mas consegue aguentar mais tempo.

O equipamento – apelidado de supercapacitador – ainda está em fase de testes, mas prevê-se que consiga carregar telemóveis, gadgets e até ser adaptado a automóveis que funcionem com uma bateria elétrica.
carregar

Com 18 anos, Esha Khare prepara-se para ingressar na Universidade de Harvard este ano, uma das mais prestigiadas instituições do mundo. Não é de admirar, já que a jovem resolveu uma questão para a qual as grandes empresas procuram uma solução há muito tempo. A criadora do supercapacitador já está até em conversações com a Google para adaptar o aparelho.

Buddy for Sports

Buddy for Sports é uma rede social para quem gosta de desporto

Chegou uma nova rede social. Chama-se Buddy for Sports e como o nome indica está dirigida a quem gosta de desporto.
A plataforma foi pensada para pôr em contacto quem tem interesse no mesmo tipo de desportos e cobre mais de 80 modalidades.

Permite encontrar parceiros para a prática de atividades físicas, pessoas com as mesmas aptidões e que estejam disponíveis para as pôr em prática nas horas que lhe interessa. É também uma ferramenta para agendar eventos e coordenar agendas com outros participantes.

No site oficial é possível saber o que pode encontrar nesta rede social, descarregar a versão para PC, ou encontrar a ligação para as aplicações que permitem tirar partido da plataforma num smartphone ou tablet com iOS ou Android.

 

Comissão Europeia quer proibir acesso ao Facebook a menores de 16 anos

Até agora as crianças menores de 13 anos não podiam criar conta no Facebook, mas a Comissão Europeia quer que menores de 16 anos tenham a autorização dos pais para isso.

A informação foi divulgada pelo jornal espanhol Expansion, que indica que a Comissão Europeia estará a preparar um conjunto de normas para a proteção dos dados pessoais, nomeadamente uma maior proteção aos menores de idade.

Segundo a informação, a Comissão quer proteger os dados de menores e, assim, a criação de contas nas redes sociais, como o Facebook, Instagram ou Snapchat, e a outros serviços, como email ou aplicações, só poderá acontecer com a devida autorização dos pais. Com esta nova legislação, será, também, proibido guardar os dados das respetivas crianças menores de 16 anos, sem o explícito consentimento dos pais.

As grandes empresas tecnológicas, nomeadamente as norte-americanas, têm se queixado que as entidades europeias estão a impor medidas demasiado restritivas e que esta decisão irá “afetar milhões de crianças e adolescentes que necessitam da autorização para utilizar os serviços mais básicos da Internet, como o acesso ao email e/ou aplicações).

As tecnológicas acusam a Comissão Europeia de não ter questionado instituições diretamente relacionadas com crianças e que não faz nenhum sentido elevar a idade limite, já que apenas obrigará a que as crianças mintam sobre a sua idade para acederem aos serviços na internet.

Facebook menores

Samsung poderá lançar câmara de realidade virtual Gear 360

Gear 360 Samsung Protótipo

A Samsung Gear VR é dos poucos óculos de realidade virtual disponíveis para consumo, mas ainda não tem um grande sucesso. Assim, a Samsung já criou um estúdio para criar conteúdo e uma câmara pode ser o próximo passo.

Não é a primeira vez que a Samsung mostra um protótipo de câmara de gravação a 360 graus, intitulado Project Beyond sendo a imagem publicada no início do artigo. Esta câmara divulgada no final de 2014 era uma câmara 360 3D, uma mistura quase única. Mas poderá tornar-se real no próximo MWC 2016.

Segundo a SamMobile, a Samsung irá apresentar o Gear 360, a câmara de realidade virtual, em conjunto com o Samsung Galaxy S7. Segundo o site, suportará gravação em 360º e 180º, e uma resolução máxima de 3840 x 1920p e 1920 x 1920p, respetivamente. Também terá uma bateria própria, não se sabendo muitos pormenores de como funcionará.

Mas com o MWC 2016 a aproximar-se é uma questão de esperarmos mais uns dias para termos a certeza das novidades.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Computador bate campeão de jogo de estratégia

Pela primeira vez um sistema de inteligência artificial bateu um ser humano num jogo que tem mais variáveis do que o número de átomos que existem no Universo.
Este sistema denominado AlphaGo, foi criado pela DeepMind da Google, com o intuito de jogar o jogo chinês "Go", tendo vencido por 5-0 o tricampeão europeu desta "modalidade".





Algoritmo criado pela Google Deepmind capaz de explorar labirintos 3D

Os algoritmos criados pela Deepmind numa parceria com a Google, são capazes de aprender por si próprios a partir de informação não trabalhada e executar uma grande variedade de tarefas.
Recentemente a DeepMind desenvolveu um programa que permite explorar labirintos em 3D, com o objetivo de ensinar a máquina a adquirir informação sobre o mundo.

Mais informação



Smartphone com ecrã “inquebrável”

Numa altura em que a grande maioria das avarias dos smartphones estão relacionadas com o vidro partido, a Motorola decidiu inovar e criar um novo tipo de ecrã que, com toda a certeza, vai deixar muita gente contente. Para mostrar a eficácia deste ecrã lançou o seguinte vídeo promocional onde compara os estragos feitos num Iphone e num Samsung com os estragos feitos no Motorola Moto X Force após uma queda onde o ecrã bate diretamente no chão.




Será útil este novo ecrã para o futuro dos smartphones?

Para saber mais sobre este telemóvel pode ver a notícia completa aqui.

Google ultrapassa Apple como empresa mais valiosa do mundo

A Alphabet, holding que agrega o Google e outras empresas do grupo, apresentou nesta segunda-feira resultados financeiros do quarto trimestre de 2015 acima do esperado, levando a que as suas acções valorizassem.

Graças a uma subida de 9% no mercado fora-de-horas, a Alphabet ultrapassou a Apple como a empresa mais valiosa do mundo, valendo cerca de 568 mil milhões de dólares (524 mil milhões de euros) contra 535 mil milhões de dólares (494 mil milhões de euros) da rival, noticiaram a BBC e a Reuters.

Se a tendência se confirmar na sessão desta terça-feira, a Alphabet destronará oficialmente a Apple do lugar de empresa mais valiosa do mundo em bolsa.

Mais informação
 

Ou emagreces, ou estrangula-te...

O Wearsens é um projeto desenvolvido por engenheiros da UCLA e trata-se de uma maneira radical de te fazer emagrecer. A intenção deste dispositivo é ajudar na luta contra a obesidade.
O método em si é bastante agressivo: o colar conta com sensores que são capazes de detetar tudo o que passa pela tua garganta medindo também as proporções e as calorias de cada ingestão.
Toda a informação recolhida é enviada para o smartphone via Bluethooth para realizar um controlo do que comes.
Se te excederes, o colar encolhe-se e aperta-te o pescoço.

Mais informação aqui.






A caneta das cores infinitas

Scribble pen é conhecida como a caneta das cores infinitas.
Este gadget é capaz de captar praticamente qualquer cor e dispõe de duas pontas intermutáveis com distintas espessuras de traçado. Basta aproximar o scanner que  Scribble pen possui numa extremidade e reproduzi-lo sobre um papel ou tablet (versão Stylus da Scribble pen) com a ponta que possui no lado oposto. Assemelha-se à função "clonar" no Photoshop mas trazida à realidade.

É capaz de simular até 16 milhões de cores. Cada vez que capta um tom pode enviá-lo para uma app móvel para organizá-la numa paleta personalizada.

Vem acompanhada de um cartucho recarregável que se encarrega de recriar a cor selecionada.
Este projeto foi lançado via crowfunding há alguns anos e atualmente já aceita reservas na sua página web.O preço da Scribble pen é de 133,80 euros enquanto que na versão Stylus é de apenas 71 euros.


Mais informação aqui.







Vírus zika: perguntas e respostas

Aqui está um site interessante que responde a perguntas mais frequentes sobre o vírus zika.



A TAP não transporta animais para laboratórios, mas a ciência deve continuar a voar

O uso de animais em ciência é um tema controverso e complexo, do ponto de vista científico e ético. Mas considerá-lo moralmente equivalente ao extermínio de animais ameaçados é néscio e pode ter consequências danosas para a ciência, a saúde e a segurança de humanos e outros animais.

Opinião do autor sobre o assunto. 

Nova tecnologia pode ameaçar a sobrevivência humana



O físico Stephen Hawking alertou que as novas tecnologias provavelmente irão trazer “novas situações que poderão ser negativas” para a sobrevivência humana.

  
Ao ser questionado se o mundo vai acabar “naturalmente” ou se o homem iria destruí-lo, Hawking disse que cada vez mais a maior parte das ameaças contra a humanidade vem do progresso feito em ciência e tecnologia. Elas incluem a guerra nuclear, um catastrófico aquecimento global  e os vírus geneticamente modificados, disse ele.

Para saber mais desta noticia visite este link.



Estreias originais do Youtube a chegar!


O Youtube tem quatro programas já desenvolvidos- Scare PewDiePie, Dance Camp, A trip to unicorn island e Lazer team- que vão estrear no dia 10 de Fevereiro no canal Youtube Red Originals.
Estas séries permitem dar visibilidade a alguns dos Youtubers mais conhecidos no mundo e a empresa promete que no final de 2016 muitas mais vão chegar para animar os nossos dias com os nossos Youtubers preferidos.
Mais informações aqui.

Trailers oficiais das novas séries:

Scare PewDiePie:



Dance Camp:



A trip to unicorn island:



Lazer team:



Animação

É um processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado tanto por computação gráfica quando fotografando uma imagem desenhada ou repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo, fotografando o resultado. Quando os fotogramas são ligados entre si e o filme resultante é visto a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, há uma ilusão de movimento contínuo. A construção de um filme torna-se assim um trabalho muito intensivo e por vezes entendiante. O desenvolvimento da animação digital aumentou muito a velocidade do processo, eliminando tarefas mecânicas e repetitivas.

Uns bons programas gratis são por exemplo:
 
Animatortv no pc


Lapse it no smartphone

Visita Gulbenkian

No passado dia 03/02/2016, fui com a minha turma (12.6) e com o professor Luis Pitta à Gulbenkian para realizar uma visita de estudo com o objetivo de reter conhecimentos à cerca de animação digital. Gostei bastante da visita, principalmente do trabalho prático que fizémos na parte final da mesma.

Achei a atividade bastante interessante e penso que deveríamos realizar mais visitas do género.