Pesquisar aqui

domingo, 11 de dezembro de 2016

SLIDER: DA IMAGEM AO MOVIMENTO





Um dos equipamentos que não se tem muito conhecimento, no entanto pode ser uma ferramenta muito útil para seus trabalhos, é o Slider.


Sliders são ferramentas utilizadas para capturar vídeos em diferentes ângulos, planos e posições. Os modelos variam, desde sliders pequenos e simples para objetos menores, até os gigantes para produções profissionais.


Atualmente, encontra-se no mercado uma grande variedade de sliders fotográficos, com a mesma função, mas com propósitos e funcionalidades diferentes. É indispensável para o cinegrafista tê-lo em mãos, mas com pouca informação e diversos modelos, saberia você escolher o correto?








Vemos em muitos filmes, seriados de televisão, programas e filmagens em geral uma diversidade de ângulos que tornam a experiência de assistir muito mais prazerosa. Para isso, os sliders atuam em conjunto com a DSLR ou Filmadora (Para que ambos trabalhem em harmonia é necessário que se adquira a cabeça para slider compatível com o seu equipamento de filmagem, pois normalmente são vendidas separadamente.) sobre o motivo a ser gravado.

TIPOS E FUNÇÕES:
SLIDER RETO:

Esse tipo de Slider geralmente é encontrado em metal. Seu comprimento pode variar de 30 cm a até 2 metros – é possível encontrá-los em tamanhos maiores.
Este slider é muito usado para filmagens de níveis diferentes de uma mesma cena. Ele permite que acompanhe o movimento com base fixa, estabilizando sua Câmera Fotográfica e evitando o embasamento, desfoque e outros tipos de contratempos que atrapalhem sua gravação.
Usá-los, por exemplos, para gravar o caminhar de uma pessoa ou de um animal, o movimento de veículos em uma velocidade moderada, imagens panorâmicas ou contínuas de ruas, estradas, casas, pessoas e etc.





Uma das vantagens de ter um Slider como esse, é que se torna possível adaptá-lo em tripés (vide o modelo no momento da compra) com entradas de ¼ ou de 3/8 para que você possa esbanjar de todos os planos possíveis, fazendo filmagens incríveis. Sobrepondo-o sobre um tripé com cabeça articulável 360º, os horizontes se expandem e as possibilidades se tornam múltiplas.



SLIDER CURVO:


Este tipo de Slider é usado para Fotos panorâmicas e retratos de até 180º. Com a face interna dele, você tem uma aproximação do rosto (ou do objeto) muito maior, capturando as extremidades com a mesma proporção de imagem.





Já a face externa, pode ser usada para gravação da prática de skate, patins e uma enorme variedade de esportes para capturar imagens de manobras em plano baixo, podendo se aproximar do praticante e ter imagens de 180º, tendo em vídeo o início, o meio e o fim sem perder a base, ângulo ou detalhes da ação.
SLIDERS AJUSTÁVEIS:


Os ajustáveis são novos no mercado, uma inovação na área, sendo poucas a lojas que o vendem, mas é encontrado por um preço bem acessível. Tendo sua matéria prima a borra, ele pode ser moldado da maneia que o fotógrafo achar mais conveniente.


Pode ser levado para viagens em locais onde o terreno não é apto para receber, ou manter, os sliders convencionais, tripés ou outros tipos de estabilizadores de imagem. Com isso você ganha mais espaço e liberdade para fazer gravações.


Outra vantagem deste é a praticidade. Pode ser dobrado ou desdobrado facilmente para caber dentro de uma bolsa de transporte. Ele é muito leve e não oferece dificuldade de ser carregado. Pode aderir a qualquer lado, vários tipos de curvas sem ser danificado.



GRUAS COM SLIDER:

Outra novidade do mercado com as Gruas com Slider embutido. Gruas são equipamentos para filmagens profissionais, que recebem sua filmadora e faz gravações de planos altos. É muito comum em gravações em estúdios, para imagens com vista de cima, ou de longas distâncias (para filmar carros, pessoas em ambientes abertos e etc.).
As que possuem sliders têm funções parecidas com a do slider sobre o tripé fotográfico, mas com um alcance incrivelmente amplificado, com alcance maior e mais estabilidade. O preço, claro, é maior do que os convencionais, mas você garante um conjunto completo, de qualidade (as gruas são feitas de metal, com estrutura resistente e ajustável para às suas necessidades.).
Além disso, o controle sobre os ângulos, posicionamento são muito melhores, pois contam com uma guia em seu corpo e um sistema ajustável.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.