Pesquisar aqui

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

"Pinhole", quem precisa de lentes?

 "Pinhole" é uma técnica de fotografia na qual se fotografa sem lente. Isto é, através de diversos métodos construímos um mecanismo que permite a que a câmara apenas receba luz de uma abertura bastante pequena, ficando sem acesso à luz de todos os restantes ângulos. Aqui segue um exemplo de uma câmara "Pinhole":


Apesar de isto causar um efeito de câmara escura, ou seja, de inverter a fotografia capturada, com acesso a softwares de edição de imagem como o Photoshop, este defeito acaba por ser quase que posto de parte, principalmente tendo em conta a qualidade dos resultados que podemos obter com esta técnica.

Efeito "Câmara Escura"

 Jena Uyeda, uma fanática desta técnica recomenda o uso de tripé para a tiragem destas fotografias, de forma a aumentar a estabilidade da nossa câmara "Pinhole". Jena refere também a importância da medição das sombras importantes que pretendemos capturar, com o fotómetro da nossa câmara, realizando os ajustes necessários (de forma a evitar desperdiçar filme). As fotografias "Pinhole"são também conhecidas pelo facto de terem uma profundidade de campo quase infinita, focando toda a imagem, e também pela qualidade da fotografia, cujos ângulos apresentam muito menos distorção devido à não existência de uma lente. Aqui seguem alguns exemplos de fotografias tiradas por Jena, com altos valores de velocidade de obturação:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.