Pesquisar aqui

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

O ficheiro CR2

     O tipo de ficheiro CR2 foi criado pela Canon e é ulilizado sobertudo pelas câmaras digitais desta marca. Este formato, sendo baseado no formato TIFF (Tagged Image File) permite q as imagens nele guardadas estejam em alta qualidade e sem qualquer tipo de compressão, o que, por outro lado torna as imagens consideravelmente maiores em termos de tamanho do ficheiro.

     Para além das máquinas digitais da Canon, outros programas também conseguem abrir e utilizar ficheiros guardados em CR2. Alguns grátis como o Able RAWer, o IrfanView, o Raw Image Viewer e o UFRaw. Alguns sistemas operativos Windows também conseguem abrir imagens em CR2 diretamente, isto é, apenas se o Microsoft Camera Code Pack ou o Canon RAW Codec Software estiverem instalados. Outro programa que também consegue operar no formato CR2, embora pago, é o Adobe Photoshop, aqui, a imagem guardada em CR2 pode ser editada em termos de temperature, tint, exposure, contrast, whites, shadows e entre outros. Além destes programas, também existe outro programa chamado Poser que também consegue abrir ficheiros em CR2, embora este programa utilize o formato CR2 para guardar informação sobre poses e detalhes do corpo humano.

     Como é possível observar, o formato CR2 é bastante versátil, se o trabalhar num programa adequado, e proporciona-nos muito mais informação sobre a imagem do que outros formatos como o JPEG.
     





Texto escrito por mim

Fonte para a informação: https://www.lifewire.com/cr2-file-2620376

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.