Pesquisar aqui

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Breve História da Caricatura

Fig.1: Caricatura de um político encontrada em Pompeia.
Sendo caracterizada pela acentuação das suas formas, o nome caricatura provém do termo italiano caricate, que significa encher, acentuar. É normalmente utilizada para retratar figuras humanas, geralmente políticos ou celebridades, concedendo uma certa piada às cenas.
Apesar de não ter sido o criador desta técnica de desenho, algumas das mais antigas caricaturas assinadas pertencem a Leonardo Da Vinci, sendo que as inéditas remontam à época do Império Romano.
Muito mais recentemente, as figuras caricaturadas começaram por ter sucesso em França e Itália, mais especificamente entre os aristocratas, mas este estilo artístico popularizou-se ainda mais na Europa em meados de 1764, com a publicação de A Book of Caricaturas, em Inglaterra, por Mary Darly, também ela caricaturista.

Concluindo, apesar de muitas vezes associada à Arte Contemporânea, a caricatura é, na verdade, uma forma de arte incrivelmente antiga. Este estilo artístico tem já cerca de dois milénios, talvez até mais, conferindo-lhe uma muito maior complexidade que aquela observada à primeira vista, sendo esse o motivo por que conseguiu sobreviver até aos nossos dias.


Fig.2: Duas caricaturas de A Book of Caricaturas, por Mary Darly.



Texto de minha autoria, tendo por base a página da Wikipédia sobre tema e uma página do site do British Museum.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.