Pesquisar aqui

domingo, 11 de dezembro de 2016

Bokeh

O que é Bokeh?
Bokeh é o termo utilizado para descrever as fontes de luz fora de foco numa fotografia.Lentes diferentes produzem um desfoque diferente dependendo da quantidade e formato das lâminas do diafragma.


Canon EOS 5D Mark II
50mm
1/600s
f/1.8
ISO 1600

 Como fazer fotografias com efeito Bokeh?
A maneira mais fácil e simples de conseguir o efeito bokeh é usando uma lente rápida ,ou seja, uma objetiva que tenha uma abertura grande como f/1.4 ou f/1.8. Uma das melhores para isso é a 50mm.
Antes de começar, tente encontrar um local que tenha várias fontes de luz diferentes ao fundo de preferência de cores diferente, luzes de árvores de natal são uma ótima opção para praticar, luzes de postes e semáforos também funcionam muito bem. Com o fundo escolhido, configure a sua câmera com a maior abertura possível, na foto acima da garota na chuva utilizei a minha 50mm aberta em f/1.8.
Quanto menor a "f stop", mais desfocado o fundo vai ficar. Aumentar a distância entre a modelo e o fundo também aumenta o desfoque e consequentemente o bokeh.
Com lentes mais longas que a 50mm também é possível conseguir este efeito,na foto da aranha abaixo,foi utilizada a lente 24-105.


Canon EOS 5D Mark II
105mm
1/250s
f/4
ISO 1250

Como fazer bokeh personalizado com desenhos?
Para conseguir o efeito bokeh com formatos diferentes, precisa apenas de cartolina preta e tesoura.
Como na imagem abaixo, recorte um círculo de cartolina de modo a que cubra toda a lente e depois corte um furo no centro no formato que desejar.


Para saber mais exatamente qual o tamanho ideal que o furo deve ter, pode usar como base o tamanho do diafragma. Para saber isso é só dividir a distância focal pela maior abertura. Feito isso é só recortar o cartão em formato circular e um pouquinho menor que o tamanho da frente da lente, de forma a que encaixe, mas sem deixar a luz entrar pelas bordas.
Alguns formatos que pode utilizar:





Alguns exemplos de fotos com o efeito de Bokeh:







Site consultado no dia 3 de Dezembro: http://www.fotografiaprofissional.org/dicas-de-fotografia-profissional-bokeh/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.