Pesquisar aqui

domingo, 11 de dezembro de 2016

A Importância da Perspetiva na Fotografia - Alguns Exemplos

 Uma das melhores formas de passar emoção através de uma fotografia é recorrendo-se à perspetiva. O conceito de perspetiva está relacionado com forma que interpretarmos o tamanho - quanto mais nos afastamos de algo, mais pequeno o sujeito fica e vice-versa - dos objetos e a relação que têm com o espaço que ocupam.


 A nossa perspetiva varia não só se nos aproximarmos ou afastarmos do objeto, como também o fotografarmos de um posição alta (High Angle), ou de um perfil mais baixo (Low Angle). 

 É de notar que ao contrário do que se pensa as objetivas que não influenciam a perspetiva das nossas fotografias. Por um lado, as objetivas grandes-angulares dão a ilusão de um exageramento da perspectiva, fazendo com que o tamanho dos objetos aumente mas, no entanto, isto apenas acontece devido à natureza da lente em questão, que faz com que a distância entre os vários elementos da fotografia aumente e, consequentemente haja uma diferença maior de tamanho entre eles.


 Por outro lado, temos as teleobjetivas - com fama de comprimir a nossa perspectiva - que, devido às características da lente em questão, fazem com que haja uma redução na distância que separa os vários elementos de uma fotografia. Desta forma, há uma uniformidade de tamanho muito maior na mesma foto, o que dá a ilusão de um encolhimento dos elementos mais próximos do fotógrafo.

 
  Dentro da perspetiva temos um género muito popular - a Perspetiva Forçada -  onde de forma criativa aproveitamos a diferença de tamanho entre os objetos mais próximos e os mais afastados da câmara criando uma uniformidade de tamanho quase surreal. Isto permite-nos criar algumas composições fotográficas bastante criativas...



 Para mais os mais curiosos sobre este conceito da fotografia seguem aqui dois artigos - um escrito por Jason Row e outro escrito por Jo Plumbridge, ambos fotógrafos - que explicam ao detalhe todas as técnicas que podem ser adotadas ao fotografarmos em perspetiva: 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.