Pesquisar aqui

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Sharbat Gula

Fig. 1: Sharbat Gula a segurar na revista de junho de
1985 da National Geographic, por Steve McCurry
Sharbat Gula é uma mulher afegã, conhecida pela sua aparição na capa da revista da National Geographic publicada em junho de 1985.
Capturada durante os inícios da guerra do Afeganistão, a imagem da rapariga refugiada de presumivelmente 12 anos com penetrantes olhos verdes é uma das fotografias mais icónicas de sempre.
Após a invasão do Afeganistão pelos Estados Unidos, em 2002, o fotógrafo responsável pela sua criação, Steve McCurry, decidiu procurar pela “Rapariga Afegã”, nome por que esta ficou conhecida, apenas para descobrir que Sharbat Gula havia sido presa por posse de documentos ilegais.
Steve McCurry opôs-se a esta prisão, afirmando que se tratava de uma violação aos seus Direitos Humanos e prometendo fazer os possíveis para que a sua libertação se concretizasse.

Em 2002, a National Geographic publicou um artigo numa das suas revistas sobre a viagem do fotógrafo para encontrar Sharbat Gula. Citando o dito artigo: “Time and hardship had erased her youth. Her skin looks like leather. The geometry of her jaw has softened. The eyes still glare; that has not softened.”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.