Pesquisar aqui

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Fotografia: Diafragma, Obturador e Abertura

Diafragma: Algumas pessoas confundem o diafragma com o obturador, porém estes dois elementos têm funções diferentes. Enquanto o obturador é o responsável por proteger o sensor, ele funciona também como se fosse uma "cortina" que cobre o sensor e abre-se rapidamente quando uma fotografia é tirada, permitindo assim a passagem da luz. O diafragma controla a quantidade de luz que chega ao obturador, deixando a passagem maior ou menor, dependendo de sua abertura.




Abertura do diafragmaA abertura do diafragma é medida em números f, sendo que, quanto maior a abertura, menor é o número. Desta forma, quando falamos em uma grande abertura do diafragma, é possível saber que o número f em questão é bem pequeno. Quanto maior é a abertura, mais luz é captada e a velocidade de disparo pode ser maior, diminuindo o tempo necessário de exposição - A velocidade de disparo é o tempo que o obturador fica aberto.

      Figura 1




Abertura / Profundidade de Campo: Quando se observa uma fotografia, ela pode estar  completamente focada, ou com algumas partes focadas e outras não. "Esse é um efeito visual da profundidade de campo", quanto maior é a profundidade, mais áreas da imagem ficam nítidas, e quanto menor ela é, menor é o ponto de foco.

Figura 2


Fonte: http://www.tecmundo.com.br/8354-fotografia-diafragma-e-obturador-os-olhos-da-camera.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.