Pesquisar aqui

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Como fotografar rastos de luz no céu noturno?

Como fotografar rastos de luz no céu noturno?
Fig.1 - Fotografia da Igreja de Nossa Senhora do Desterro
pelo astro fotógrafo Miguel Claro, 2015
Em fotografia, quando reduzida para longos períodos de tempo, a velocidade de obturação consegue capturar imagens extraordinárias. Em câmaras digitais regulares, porém, a utilização de tempos de exposição muito duradouros podem causar bastante ruído, de modo a que é aconselhável fotografar várias imagens com tempos de exposição mais curtos e, mais tarde, combiná-las através do Photoshop.
Em primeiro lugar, o fotógrafo deve colocar, com a ajuda de um tripé, a câmara a apontar para as estrelas, sendo a mais aconselhável a Estrela Polar (já que esta está alinhada com o eixo de rotação da Terra).
Após a colocação correta da câmara, já é possível tirar uma única fotografia ou várias sequências, dependo da máquina utilizada. Quanto mais longo o tempo total fotografado, maiores serão os rastos das estrelas.
Finalmente, com os mesmos valores utilizados para capturar a(s) fotografia(s) das estrelas, é necessário colocar a câmara sobre a objetiva e tirar uma fotografia assim mesmo. Deste modo, durante a edição das fotografias, mais tarde, esta última imagem deverá ser utilizada, de modo a reduzir o ruído e a ocultar possíveis pontos brancos característicos de fotografias tiradas com longa exposição, os chamados “pixéis mortos”.

Assim, após a sobreposição das imagens capturadas, o fotógrafo terá uma ou mais fotografias de estrelas em movimento no céu noturno.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.