Pesquisar aqui

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

As primeiras fotografias da história

Primeira fotografia do mundo –  Apesar de ter sido apenas descoberta em 2002 pensa-se que seja a primeira fotografia permanente do mundo actualmente conhecida. Foi também feita por Joseph Nicéphore Niépce embora usando uma técnica diferente, chamada heliogravura em 1825. O método envolve um pedaço de cobre coberto com betume sensível que é exposta à luz. A imagem é de uma gravura flamenga do século XVII que mostra um homem com um cavalo.


Primeira fotografia reconhecida – Foi durante muito tempo e ainda continua a ser considerada a primeira fotografia reconhecida do mundo. Feita por Joseph Nicéphore Niépce em 1826, foi obtida expondo à luz solar durante cerca de 8 horas uma placa de estanho coberta com um derivado do petróleo, o betume. Apesar de tudo o processo não seria usado, pois a invenção do daguerreótipo anos depois, um processo que usava uma placa de cobre coberta com sais de prata tornar-se-ia mais simples e de melhor qualidade ao longo dos próximos anos.


Primeiro retrato de um ser humano e auto-retrato – Em 1839, Robert Cornelius, um químico alemão emigrado na Filadélfia nos Estados Unidos da América, fez um daguerreótipo de si próprio fazendo história ao efectuar provavelmente o primeiro retrato de um ser humano, para além do primeiro auto-retrato da história.



Primeira fotografia espacial – As primeiras fotografias tiradas do espaço foram feitas no dia 24 de Outubro de 1946 a partir de um voo de um foguete V-2 (voo nº 13). Foram tiradas várias fotografias, uma a cada segundo e meio e a uma altitude de 105 km da superfície terrestre, cinco vezes maior que qualquer fotografia tirada antes.



Primeira fotografia feita em Portugal – Apesar de esta ser uma gravura em madeira publicada em 1841 nas páginas do jornal “O Panorama”, é a cópia fiel da primeira ou de uma das primeiras fotografias feitas em Portugal em 1841, que reproduz a fachada oriental do Palácio da Ajuda em Lisboa. O texto que acompanha a fotografia dava conta disso mesmo, da invenção do daguerreotipo. Os três retratados são: Francisco Mocenig, um seu caxeiro e mais atrás um criado, contudo não se conhece o autor da fotografia, sabe-se apenas que o aparelho pertencia a Francisco Mocenig.


Primeira fotografia total da Terra – É a primeira fotografia do disco total do planeta Terra, embora a mais conhecida seja a que foi efectuada mais de uma década depois através da missão Apollo 17. Foi feita em 1967 pelo satélite ATS-3 que esteve operacional até 2011, tendo sido o satélite com mais tempo de vida.




*Link contém mais fotos e história das mesmas!



1 comentário:

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.