Pesquisar aqui

domingo, 13 de novembro de 2016

A importância do fotógrafo na fotografia:

Hoje em dia qualquer pessoa tem uma máquina fotográfica, mas quem gostar de fotografar mais a sério tem de se esforçar mais para compreender tanto a máquina como as técnicas fotográficas.
É ai que reside o problema, com a facilidade em fotografar com as máquinas digitais, começou a surgir  uma ideia errada que se traduz nisto: tendo uma boa máquina fotográfica podemos fazer boas fotografias.

Não é verdade, a tecnologia não faz o fotógrafo e essa parte no digital pode em certos momentos iludir algumas pessoas e levar a que bons momentos se tornem em más fotografias.

Por outro lado, se tivermos uma máquina analógica, por muito antiga que ela seja, se tivermos alguns conhecimentos sobre o princípio básico da fotografia, se nos concentrarmos, e se com a nossa visão obtivermos um bom momento para captar, podemos retirar o maior partido dessa máquina e do momento que nos surge diante dos olhos.

Podemos eternizar esse momento numa fotografia, ela foi pensada para provocar  reacções, transmitir sentimentos e ao mesmo tempo permitir ao observador  imaginar e fantasiar o momento que essa fotografia lhe transmite.

Não estou a dizer com isto tudo que o digital não é um processo válido, e que não pode ser igualmente belo ou que não pode registar momentos únicos.O problema não esta só no digital, está também nas pessoas.
A forma como certas pessoas encaram a tecnologia que as máquinas oferecem é que se torna um problema.
Algumas pessoas, nunca souberam nem se preocuparam em saber como uma fotografia nasce, qual é o seu princípio, como é que uma imagem é obtida de que forma essas imagens aparecem num papel. Esse é o problema.

Hoje em dia, fotografar com uma máquina digital tornou-se banal, é como andar de carro, ou mesmo de bicicleta.

Não posso concordar que assim seja, o conhecimento não ocupa lugar e hoje em dia as pessoas podem obter conhecimentos com muita facilidade, algo que a Internet nos veio facilitar. Mas cuidado que também é preciso filtrar bem os conteúdos que se pesquisam.

Essa facilidade, a banalidade e despreocupação com que se registam as fotografias é que faz com que o digital seja para algumas pessoas um atraso no ato de fotografar. Essas pessoas nunca vão procurar mais conhecimentos porque os programas automatizados lhes fazem o trabalho todo.


Pedro Madeira Nº28 12º2ª
13-11-16

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.