Pesquisar aqui

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Prático e funcional: o formato GIF

        Conhecido por muitos, o formato de imagem GIF (Graphics Interchange Format) é bastante utilizado por vários utilizadores na Internet, quer seja por motivos lúdicos ou por motivos profissionais.
        
        Em primeiro lugar, o formato GIF foi criado em 1987 por Steve Wilhite, enquanto este trabalhava na empresa de serviços online CompuServe, no âmbito de criar um formato de imagem a cores para as suas áreas de descarga de ficheiros que substituísse o formato RLE que apenas suportava imagens a preto e branco. Este formato popularizou-se pela sua forma de compressão de dados LZW, que não permite que haja qualquer perda de informação da imagem original e que torna a imagem relativamente mais "leve" para facilitar o seu download e circulação na internet. Para além disto, o formato GIF permite criar animações simples compactando várias imagens GIF numa só, que é o que se chama de GIF animado, e também permite transparência. Este formato é mais frequentemente usado para esquemas e gráficos de barras, e também para outro tipo de usos que envolvem pequenas animações geralmente para sites ou redes sociais, o que também popularizou bastante este formato.
        Apesar disto, o formato Gif também possui as suas limitações devido ao seu tamanho reduzido; fazendo com que este formato possua uma paleta de cores bastante limitada de apenas 256 cores (8 bit), não sendo indicado para guardar fotografias ou imagens realistas que possuam uma gama de cores mais alargada. 

        Concluindo, o formato GIF revela-se bastante útil em termos de tamanho e de modos de utilização, tornando este formato num dos mais utilizados na internet.




Texto escrito por mim


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.