Pesquisar aqui

sábado, 8 de outubro de 2016

Formato de arquivos .BMP



INTRODUÇÃO: Formato nativo do ambiente Windows

O formato de arquivos BMP foi desenvolvido pela Microsoft, sendo o formato nativo de mapa de bits do Windows (a partir da versão 3.00). Este sistema operacional utiliza o BMP em sua pópria estrutura: no fundo de tela (wallpaper), nos ícones, nos cursores (apontadores de mouse) e nas imagens mapeadas por bits. O formato BMP que é com frequência o padrão das aplicações Windows que manipulam imagens. Podemos citar por exemplo, a linguagem de programação Delphi que até sua versão 4.0 apenas disponibilizava componentes para manipulação de imagens no formato BMP. Tal fato deve-se, sobretudo, pela simplicidade da estrutura dos arquivos BMP, que tornam mínimas as possibilidades de ocorrência de algum problema ou erro na interpretação dos dados.

PLATAFORMAS DE UTILIZAÇÃO DO FORMATO BMP

O formato BMP foi projetado para sistemas operacionais que rodem sobre a plataforma INTEL (windows e OS/2). Deste modo se for necessária a utilização do formato BMP em outros tipos de arquiteturas, como por exemplo Macintosh, deve ser usado outro formato mais adequado (PCX, GIF, TIFF etc). Esta é com certeza uma razão pela qual arquivos BMP não são usados em aplicações para a Internet, que pressupõe padrões abertos e universais. Vale ressaltar que os arquivos BMP do Windows e OS/2 variam em termos de sua estrutura, entretanto a maioria das aplicações conseguem ler ambos.

Resultado de imagem para ficheiro bmp

Fonte de texto: http://www2.ic.uff.br/~aconci/curso/bmp.pdf
Fonte de imagem: https://www.google.pt/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwijzZuHps7PAhWD2BoKHZ0FBEAQjRwIBw&url=http%3A%2F%2Fapib2427.blogspot.com%2F2013%2F12%2Fi.html&bvm=bv.135258522,d.d2s&psig=AFQjCNFfyngdrVE2xBkH6iyk3dU7ilmwaQ&ust=1476122248261141

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Excelente informação João Paquete, não tinha conhecimento que o BMP tinha sido desenvolvido pela Microsoft. GOSTEI!!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns! Dá-nos a conhecer um pouco mais sobre a formatação dos ficheiros

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Mais um bom post pela tua parte colega! Continua em frente!
    Abraço

    ResponderEliminar

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.