Pesquisar aqui

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Ficheiros OpenDocument: o que são

O Open Document Format for Office Applications (ODF), Documento de Formato Aberto para Aplicações Empresariais (DFA -AE), também conhecido como OpenDocument (OD) ou Documento Aberto (DA), é uma forma de arquivo usado para armazenamento e troca de documentos de escritório, como textos, folhas de cálculo, bases de dados, desenhos e apresentações. Este formato foi desenvolvido pelo consórcio OASIS e baseia-se na linguagem XML. O ODF é um formato aberto ao público e foi aprovado como norma ISO/IEC em 8 de Maio de 2006 (ISO/IEC 26300). O ODF foi o primeiro formato de documentos editáveis de escritório a ser aprovado por uma instituição de normalização independente.


O formato ODF foi desenvolvido por uma grande variedade de organizações, sendo possível aceder livremente às respectivas especificações. Isto significa que o ODF pode ser implementado em qualquer sistema, seja ele de código aberto, seja contrário a isto, sem ser necessário efetuar qualquer tipo de pagamento ou estar sujeito a uma licença de uso restrito. O ODF constitui-se como uma alternativa às formas de documentação que são propriedade de empresas privadas, sujeitos a licença de uso restrito ou onerosas, permitindo a organizações e indivíduos escolherem as aplicações para escritório que mais lhes convêm para lidar com os arquivos guardados que o ODF lhes oferece. O formato é independente de plataforma e fornecedor tornando-o adequado ao arquivo de documentos a longo prazo.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

2 comentários:

  1. Mas que belo post! ÓTIMA QUALIDADE!Fico à espera de mais bons conteúdos como este, meu excelentíssimo colega. Eu choro à noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. para isso só há uma solução e acho que sabes bem qual é, amigo ;)
      ABRAÇO

      Eliminar

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.