Pesquisar aqui

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Aplicação portuguesa para guardar fotografias em segurança


Chama-se SafeCloud Photos foi desenvolvida por investigadores do Porto e promete garantir a segurança máxima das fotografias.



No âmbito de um projeto europeu para criar soluções que garantam a privacidade e a integridade de dados um grupo de investigadores do INESC TEC desenvolveu a aplicação SafeCloud Photos que já está disponível para iOs e Android.

Esta nova aplicação consegue produzir dois ou mais pedaços de informação que se dispersam em serviços diferentes de armazenamento online por cada fotografia guardada pelo utilizador.

Francisco Maia, investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC, explica que “cada um dos pedaços em que a fotografia fica dividida não revela absolutamente nenhuma informação sobre a foto, que só pode ser acedida nos nossos dispositivos, pois apenas estes têm acesso simultâneo a todos os pedaços. Não existe, neste momento, nenhuma aplicação no mercado que ofereça o mesmo nível de segurança oferecido pela SafeCloud Photos”.

A utilização desta aplicação é simples. O utilizador só tem que criar uma conta no serviço, configurar um serviço de alojamento de ficheiros, como o Drive ou a Dropbox, e depois é só indicar quais as fotografias que pretende manter em segurança.

Apesar do foco principal da aplicação ser a privacidade, enquanto app de fotografia também pretende ser bastante completa. O utilizador beneficia de uma privacidade elevada sem que para isso tenha que abdicar das facilidades e funcionalidades das aplicações de fotografia.

Esta aplicação é uma das tecnologias desenvolvidas no projeto europeu SafeCloud que se iniciou em 2015 e que tem a duração de três anos. O projeto europeu é financiado pela Comissão Europeia com três milhões de euros.

Em relação ao custo da aplicação o download é gratuito e já está disponível desde setembro.


Fonte: http://www.bit.pt/apicacao-portuguesa-para-guardar-fotografias-em-seguranca/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.