Pesquisar aqui

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Abertura do Diafragma

Abertura do Diafragma

O diafragma controla a abertura por onde passa a luz que entra na câmera para produzir a imagem. Quanto maior a abertura, mais luz entra, e vice-versa. Daí denominar-se "lentes luminosas" as dotadas de grandes aberturas. Em ambientes pouco iluminados, evita-se fotos escuras ao aplicar as maiores aberturas, que é para entrar através da lente o máximo possível da pouca luz disponível.





Se pretendermos obter fotos de interiores onde nem sempre há luz abundante, uma dica é procurar câmeras equipadas com lentes mais luminosas. Não que esse fator por si só determine a capacidade da câmera em capturar a luz, mas é um significativo passo nessa direção. A desvantagem de se aplicar grandes aberturas é que, quanto maior ela for, menor é o “depth of field”, o que, por exemplo, significa que a árvore atrás da pessoa que fotografamos e também objetos que estejam presentes no espaço da foto poderão sair desfocados: só ela estará nítida. Em compensação, se fotografamos com bastante luz ambiente ou usando o flash, poderá fechar um pouco o diafragma aplicando aberturas menores que beneficiam o “depth of field”: ou seja, a árvore ao fundo e todos os objetos à frente da pessoa fotografada estarão tão nítidos como ela.




As aberturas são indicadas pelos números “f”.(Da maior à menor): f/1, f/1.4, f/1.8, f/2, f/2.4 f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/16, f/22, f/32, f/45 e f/64.




http://fotografaprendiz.blogspot.pt/2008/04/abertura-vlocidade-e-iso.html


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.