Pesquisar aqui

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Imagem manipulada por Photoshop ganha um pequeno concurso de fotografia organizado pela Marca Nikon:


No dia de 30 de Janeiro de 2016 esta notícia foi publicado no site do Diário de Notícias e na minha opinião mostra perfeitamente um lado mais perigoso do Photoshop, especialmente se as empresas responsáveis não tiverem tanta atenção aos pequenos pormenores. É claro que as grandes organizações como a World Press Photo (responsável pela atribuição do prémio de fotojornalismo de prestígio no mundo) têm regras apertadas para impedir alterações e regular o que é permitido corrigir recorrendo a programas de edição de imagem.
Aqui está imagem vencedora:
A marca Nikon, de material fotográfico, distinguiu uma imagem que tinha sido alterada com recurso a um programa de edição de imagem. Era apenas um pequeno prémio dado na página do Facebookmas os elogios à "perspetiva interessante" e a sorte "de apanhar um avião" a passar levou alguns internautas a investigar. E o que se seguiu foi um festival de humor.
Em primeiro lugar os "investigadores" dedicaram-se a expor a fraude: bastou ajustar os níveis da imagem para descobrir a sobreposição.
Poucas horas depois a página da Nikon publicou uma mensagem a lembrar que o NikonCaptures é um concurso informal e a pedir desculpa pela falha. A marca comprometeu-se também a rever as regras do concurso e os regulamentos.
A Nikon agradeceu também as imagens "engraçadas e cheias de humor" que estão a ser partilhadas. "Agradecemos as numerosas contribuições espontâneas e encorajamos todos a manter a imaginação viva".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.