Pesquisar aqui

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Já há um computador quântico acessível através da internet

A probabilidade é que o conjunto de palavras computador quântico seja rapidamente associado a laboratórios de pesquisa e derivados. Mas há quem queira mudar isso: a IBM anunciou agora o acesso remoto a um protótipo funcional de computador quântico, através da Internet.

O computador quântico de cinco qubits, que está localizado num laboratório em Nova Iorque, fica assim acessível a, supostamente, todos.

Este acesso ao computador quântico da IBM implica que o utilizador compreenda os princípios da computação básica para que a aventura seja minimamente agradável.

Os computadores clássicos usam bits, como 0 ou 1, enquanto que os computadores quânticos usam qubits, que podem ser 0, 1 ou algo entre os dois. Assim, um só bit pode ter dois valores ao mesmo tempo. Resumindo: é possível analisar dados mais rápido do que com os restantes computadores.

IBM Quantum Experience

Até agora, o acesso a este tipo de computação está mais limitado a simuladores do que propriamente a protótipos funcionais, como acontece neste caso. Para experimentar este acesso, pode saber mais no site da IBM Quantum Experience.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.