Pesquisar aqui

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Google mostrou câmara gigapixel para fotografar obras de arte

A Google tem difundido de forma gradual um conjunto interessante de novidades de forma a incentivar o interesse na sua conferência de desenvolvimento Google I/O 2016. Neste sentido a empresa mostrou há instantes a sua nova câmara capaz de captar imagens com 1 gigapixel de resolução. Esta nova câmara não está direcionada para os consumidores em geral, mas sim para fotografar obras de arte, daí até ter recebido a designação interna de Art Camera.

A Google desenvolveu a Art Camera para o Google Cultural Institute fotografar obras de arte de museus de todo o mundo. O conteúdo é depois tratado por este braço da Google que tem na sua missão a preservação e digitalização do património artístico. A Google afirma que a nova câmara tem uma resolução tão elevada que ao fazermos zoom sobre um quadro de Van Gogh conseguimos perceber todos os traços e texturas do pincel utilizado.


Google Art Camera

As imagens são tiradas polegada a polegada e depois fundidas numa enorme composição, estando os potentes servidores da Google encarregues desta tarefa. Em termos de tempo a nova câmara permite poupar muito tempo, já que o processo que anteriormente demorava alguns dias pode agora ser completado em algumas horas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.