Pesquisar aqui

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Automobilistas holandeses são avisados se os ciclistas querem atravessar.

Na Holanda, a mobilidade em bicicleta é uma das melhores opções. Com a sociedade a ter um comportamento exemplar para os ciclistas, a evolução tecnológica tem capacidades para melhorar este paradigma de mobilidade ecológica. O perigo, sempre à espreita em cruzamentos e passagens, passará a ser reduzido com o novo sistema que está a ser testado na cidade de Eindhoven.

Este sistema avisa os condutores da proximidade de um ciclista na via que lhes é dedicada, quando há uma interseção com a estrada. A instalação deste novo sistema de comunicação está a acontecer nos pontos negros, já que 25% das fatalidades resultantes de acidentes viários eram ciclistas.

BikeScout

A nova invenção chama-se BikeScout e alerta os condutores através de um sistema de luzes instalado no piso da estrada que piscam quando é detetado um ciclista nas imediações de forma a despertar a atenção dos condutores de veículos automóveis.

A implementação deste sistema é ainda bastante caro. A instalação num cruzamento obriga ao investimento inicial de 40.000 euros. Mas será este o preço necessário para baixar a sinistralidade referente aos ciclistas? 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.