Pesquisar aqui

segunda-feira, 7 de março de 2016

Observatório de Arecibo capta sinais de rádio repetitivos e misteriosos

Até 2012, apenas tinham sido captadas 20 FRB. Uma equipa de cientistas descobriu recentemente 10 FRB repetidas – e ainda não encontrou uma razão que ajude a explicar o fenómeno.

 

Não, ainda não é a prova cabal de que há extraterrestres a quererem comunicar connosco. Mas a equipa de investigadores do Observatório de Arecibo ainda não encontrou forma de explicar uma explosão de rádio rápida, que começou por ser captada em 2012 e voltou a registar 10 repetições nos tempos mais recentes.
FRB é a sigla em inglês de Fast Radio Burst. E é devido a essa sigla que os membros da equipa de astrónomos do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, passaram a designar o curioso fenómeno por FRB 121102. Antes da descoberta do FRB 121102, apenas tinham sido detetados 20 destas explosões que duram apenas milésimos de segundo. Estes fenómenos nunca tiveram uma explicação científica que permita dissipar todas as dúvidas, mas o FRB 121102 pode revelar-se determinante para os cientistas confirmarem uma possível origem para estes fenómenos.


 

2 comentários:

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.