Pesquisar aqui

sábado, 2 de maio de 2015

Windows 10 no Raspberry Pi 2

A conferência Build 2015 tem estado centrada, como não poderia deixar de ser, em torno do Windows 10 e de tudo o que está a ser preparado para o seu lançamento.
Para além das novidades mais importantes e mais mediáticas, a Microsoft preparou algumas para os restantes dias. Uma delas chegou agora é de extrema importância para a Internet das Coisas.
Foi anunciada a primeira versão do Windows 10 dedicada ao Raspberry Pi e dispositivos similares. E pode ser instalada e usada já hoje!


Converter apps de iOS e Android para Windows 10

Depois de vários rumores que davam como certa a capacidade de correr aplicações Android no Windows 10, a Microsoft acabou por revelar tudo no primeiro dia da sua conferência Build.
Não são apenas as aplicações Android que se vão poder usar no Windows 10 mas também as criadas para o SO móvel da Apple. E se esperavam que demorasse para ser disponibilizada essa possibilidade, a Microsoft antecipou-se e tem já disponível as primeiras versões dessas ferramentas.



Nova actualização do Android, o Lollipop 5.1.1

A Google tem apostado muito no seu sistema operativo móvel Android, com as novas versões a serem lançadas, não apenas para corrigir bugs, mas também para trazerem novas funções e a melhoria de algumas já existentes.
Depois de muito recentemente ter sido lançada a versão 5.1 do Lollipop eis que surge mais uma, ainda só para alguns Nexus, e que está já disponível para instalação.


sexta-feira, 1 de maio de 2015

Tribunal proíbe Uber de operar em Portugal

O Tribunal de Lisboa aceitou a providência cautelar interposta pela Associação de Táxis, ANTRAL, e proibiu a Uber de manter a atividade em Portugal.
A informação foi confirmada pelo presidente da ANTRAL, Florêncio de Almeida, ao Económico, que aceitou uma providência cautelar interposta há cerca de um mês. De acordo com o documento, o tribunal determina o encerramento imediato do seu site e da aplicação móvel, bem como de toda a atividade de transporte de passageiros que utilizem a aplicação. Se a Uber não cumprir a decisão, terá de pagar uma mula de 10 mil euros diários.
A Uber diz-se surpreendida e ainda não foi notificada pelo tribunal, sendo que Rui Bento, responsável pela Uber em Portugal, afirma não ter conhecimento de qualquer providência cautelar contra a Uber.
A Uber tem vários problemas nos países europeus, sendo que não é a primeira vez que é proibida de operar. Na Alemanha, por exemplo, para continuar a operar decidiu pagar licenças de táxi. Em Portugal, a Uber está a operar em Lisboa e Porto com o UberX e o UberBlack.

uber

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Gatinhar de smartphone na mão


Praticamente todas as casas têm pelo menos um equipamento tecnológico. Os computadores, smartphones e tablets já fazem parte do dia a dia das famílias e, quem tem crianças sabe bem que são quase um equipamento essencial – e para alguns indispensável! – entre os mais novos.
Mas, quando falamos em crianças… também nos referimos aos mais pequeninos. Recente estudo concluiu que mais de um terço dos bebés na América já sabem mexer “perfeitamente” no smartphones. Antes de saber andar ou falar.
Os investigadores chegaram à conclusão que uma em cada seis crianças com menos de 1 ano, utilizam dispositivos móveis pelo menos 1h por dia e mais de um terço começa a utilizar o smartphone ou tablet mesmo antes de saber outras coisas muito mais importantes para o seu desenvolvimento.
Na minha opinião é uma questão um pouco preocupante pois cada vez mais as crianças se afastam daquilo que deveria ser uma boa infância ligada à natureza e às actividades ao ar livre chegando mesmo ao ponto de desprezar esse estilo de vida por completo. 












domingo, 26 de abril de 2015

Sensor para detetar bactérias



Cientistas da Universidade Nova de Lisboa, criaram um teste rápido, feito à base de papel de fotocópia, para detetar a presença de uma bactéria que vive nas lamas e sedimentos e que pode ser usada na produção de energia.
O sensor de papel contém nanopartículas de trióxido de tungsténio, que em contacto com a bactéria mudam de cor – de esbranquiçadas passam a azuis.
A importância deste tipo de bactérias reside na capacidade que têm de transferir eletrões para o exterior das suas células, podendo assim ser utilizadas para a produção de electricidade,
Atualmente, esta e outras formas alternativas de produção de energia são cada vez mais importantes.


Link para obter mais informação sobre esta temática:









NailO, a unha tecnológica



Uma equipa de investigadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) criaram um trackpad em miniatura para ser aplicado sobre a unha do polegar e utilizado para operar aparelhos móveis ou aumentar o interface de outros dispositivos, através de Bluetooth.
Este pequeno dispositivo móvel a que chamaram NailO, tem como objectivo facilitar a interacção com smartphones, tablets ou computadores pessoais, sem ser necessário ter um contacto com o aparelho.
No caso da NailO, os investigadores tentaram desenvolver um produto que tivesse um cuidado estético, criando películas coloridas ou com padrões para cobrir a superfície do protótipo. Mas o design é apenas um complemento à tecnologia, neste caso em versão miniatura.
O protótipo atual é composto por pequenos sensores, uma bateria e três chips – um para o controlo, outro para a ligação por Bluetooth e um terceiro para o sensor capacitivo. Tudo encaixa num pequeno aparelho literalmente do tamanho de uma unha de polegar, através do qual o utilizador pode realizar operações pelo movimento do dedo ou da mão ou passando com o indicador na unha falsa.


Para mais informações consultar:

http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/investigadores-transformam-unha-do-polegar-num-trackpad-em-miniatura-1693151









HoloLens


Os HoloLens são óculos da Microsoft que permitem sobrepor imagens digitais tridimensionais (bem como som) ao ambiente do utilizador. Este pode ver e interagir com estas imagens.
Estes óculos têm a sua própria unidade de processamento, pelo que não precisam de estar ligados a um computador ou outro dispositivo. Entre os vários cenários de uso, pessoais e profissionais, tem-se um ecrã de videochamadas que acompanha o utilizador enquanto este caminha; uma mota real na qual é colocado um novo depósito acabado de desenhar no computador; uma lista digital de tarefas “colada” à porta do frigorífico; uma grande televisão que na verdade não existe.







HBO aperta cerco à pirataria

A HBO, canal de televisão americano, acaba de lançar avisos a milhões de utilizadores que já assistiram aos quatro episódios da série televisiva “Game Of Thrones“.
Na passada semana surgiram na internet, de forma ilegal, os primeiros quatro episódios da saga da Guerra dos Tronos. A HBO não apoia a pirataria e está a enviar avisos aos milhões de pessoas que utilizaram o serviço HBO Now de forma ilegal, usando VPN’s, proxys piratas e até mesmo moradas falsas para conseguirem utilizar o serviço.
Como se sabe esta é a série de televisão mais pirateada de sempre, tendo mesmo a produção lançado um vídeo no Periscope para serem removidos os conteúdos da internet.
Continua assim a guerra à pirataria por parte dos produtores de conteúdos.

HBO