Pesquisar aqui

quinta-feira, 19 de março de 2015

Overpaint é a nova aplicação gratuita para smartphones

Overpaint é a nova aplicação gratuita para smartphones que vai levar o utilizador a explorar o conceito de cor.
A empresa de Matosinhos Landka lançou esta quinta-feira uma aplicação “simples e intuitiva” que, mesmo sendo “lúdica”, apresenta-se com uma vertente educacional.
A Landka, criada em 2011 e já com quarto aplicações lançadas para sistemas iPhone e iPad, junta-se agora ao Android com este puzzle de cores no qual o jogador, num número de jogadas limitado, tem todo o tempo do mundo para o resolver, exercitando o cérebro.
Disponível nas lojas da Apple, Android, Amazon e Windows, a aplicação tem 200 puzzles diferentes. Por um pequeno valor, o utilizador poderá desbloquear pequenas funcionalidades extra.
Esta aplicação, desenvolvida pelos programadores e designers da Landka, vem com o objetivo de assinalar o dia internacional da cor, celebrado a 21 de março.

overpaint_half-sheet-642x361

Revelado o acordo entre Microsoft e Xiaomi para o novo Windows 10

A Microsoft continua a procurar acordos com vários fabricantes de smartphones para o lançamento do novo Windows 10 de forma a massificar o seu uso e fazer concorrência forte ao Android da Google e o iOS da Apple.
Foi revelado o acordo entre a Microsoft e o atual líder de fabrico e vendas de smartphones da China, a Xiaomi, que consiste principalmente em disponibilizar aversão preview do Windows 10 para utilizadores que adquiriram o novo dispositivo Mi4 mesmo que tenham sistema Android pré-instalado.
Segundo as informações oficiais da marca e o fórum MIUI da Xiaomi, está a ser lançado um desafio aos utilizadores com a seguinte frase: “Quer testar os novos recursos do Windows 10 no seu Mi4? Fique ligado que nós iremos lançar um novo o pacote ROM em breve no fórum. Acredite que algo excelente está prestes a acontecer”.
Ainda sem data anunciada para a disponibilização, esta novidade já está a ter efeitos esperados nos utilizadores com a colocação de questões relacionadas e a normal curiosidade mesmo que a Xiaomi afirme que se trata de uma experiência.
O que é certo no mundo de negócios é que estas experiências só podem ser possíveis através de acordos financeiros que envolvem muito dinheiro com benefícios para ambos os lados. Ficamos com a clara noção que a Microsoft só poderá atingir a relevância esperada com o Windows 10 se estabelecer acordos com os fabricantes de hardware que de momento estão a dominar o mercado de vendas.
O que podemos concluir também neste acordo é que a marca Xiaomi, que em muito pouco tempo passou de um simples fabricante chinês para um dos maiores fabricantes mundiais, com relevância considerável e posição dominante no mercado, conduziu marcas poderosas como a Microsoft ou Google a ceder. O preço é sempre o fator desequilibrador da balança que conduz o mercado de vendas e à significância das próprias marcas.
microsoft_xiaomi

PT6

Finalmente consegui acabar o PT6. Ao inicio foi fácil mas depois tivemos problemas com a evidência 6. Aqui fica  o link para o meu trabalho: PT6

PT7

O PT6 ainda está a decorrer  mas fica aqui o link para o meu trabalho: PT7

quarta-feira, 18 de março de 2015

Eclipse do sol

Um eclipse total do Sol vai ocorrer na sexta-feira (20/03/2015) na região Ártica, mas em Portugal, como noutras zonas do mundo, será um eclipse parcial, isto é, o Sol estará apenas em parte coberto pela Lua.
Este fenómeno só ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua, na fase de Lua Nova, estão alinhados. E em norma dura cerca de 7 minutos.
Em Portugal, começa às 8h e termina às 10h
O eclipse será total apenas no extremo norte do Oceano Atlântico, nas ilhas Faroé (Dinamarca) e Svalbard (Noruega) e na região Árctica, indica o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) na sua página na internet.
Em Portugal será parcial, começando pelas 08h00 (hora de Lisboa) e terminando pelas 10h00, com o seu pico a acontecer pelas 09h00.


Águia filma o próprio voo no Dubai

A águia imperial Darshan bateu um novo recorde este domingo, ao filmar o seu próprio voo a partir do edifício mais alto do mundo – o Burj Khalifa, no Dubai, com 830 metros de altura. Em um minuto e meio estava cá em baixo, no braço de um tratador, numa iniciativa da organização não-governamental Freedom Conservation, para chamar a atenção para as aves ameaçadas. Darshan levava no dorso uma mini-câmara com 300 gramas e bateu o recorde do voo mais alto filmado por uma rapina.





Link para mais informações sobre este assunto: 


Facebook Messenger: enviar dinheiro para os amigos

O objetivo é captar os utilizadores que possam estar a “fugir” do Messenger para optar por outras soluções para emprestar ou receber dinheiro de amigos. Os utilizadores que tiverem associado informação dos cartões Visa ou MasterCard vão poder enviar dinheiro uns para os outros, bastando para isso apenas alguns cliques no Messenger. O Facebook espera que esta novidade permita combater os rivais como o Snapchat, o Square Cash ou o Venmo, que já têm soluções para transferência de dinheiro entre utilizadores, noticia a Cnet.

A bactéria programada para detetar cancros



Por enquanto, apenas foi testada em ratos, mas o objetivo é que, num futuro mais ou menos próximo, seja possível usar bactérias programadas para detetar cancros em humanos. O projeto científico ainda vai ser detalhado através de um artigo na revista cientifica Science Translational Medicine, mas já captou as atenções do grande público com uma apresentação na conferência TED de Vancouver, Canadá. Por detrás deste novo método de diagnóstico está Tal Danino, um investigador do MIT, dos EUA, que apontou a deteção do cancro do fígado como uma das maleitas em que as bactérias programadas poderão vir a ser usadas. 



Proximo IPhone

A primeira questão que se coloca: o próximo telemóvel da Apple vai chamar-se iPhone 6 S ou iPhone 7? A questão andará já a ser aflorada pelos marqueteiros de serviço da marca Cupertino, mas não se compara, em termos de importância, com uma outra já terá tirado o sono a muitos dos diretores da Apple: qual será a grande novidade do próximo iPhone. Será desta que tem ecrã 3D? Entre junho e setembro se saberá. O processador deverá ser Samsung.


iPhone 7: a primeira questão que se coloca: o próximo telemóvel da Apple vai chamar-se iPhone 6 S ou iPhone 7? A questão andará já a ser aflorada pelos marqueteiros de serviço da marca Cupertino, mas não se compara, em termos de importância, com uma outra já terá tirado o sono a muitos dos diretores da Apple: qual será a grande novidade do próximo iPhone. Será desta que tem ecrã 3D? Entre junho e setembro se saberá. O processador deverá ser Samsung.

A Microsoft vai ter um novo navegador, mas não, o Internet Explorer não está morto

O próximo sistema operativo da Microsoft vai incluir um novo navegador, que ainda não tem nome mas que está a ser conhecido como Project Spartan. No entanto, o Internet Explorer, o navegador clássico da Microsoft, vai continuar a existir, visto que existem empresas e clientes que continuam a precisar de serviços que não vão ter compatibilidade com o novo navegador.

Mais informações em:

PARROT RNB6

Visando facilitar a interação de motoristas com sistemas de navegação, a companhia francesa Parrot anunciou o RNB6, um equipamento baseado no Android compatível com a maioria dos carros que já rodam pelo mundo — basta que o veículo tenha espaço duplo para players de CD no seu painel. Além de reproduzir músicas e vídeos, o dispositivo pode servir como assistente de direção e estacionamento, monitorar o consumo de combustível, alertar sobre falhas mecânicas e muito mais.



Mais informações em: http://www.tecmundo.com.br/ces-2015/73234-principais-lancamentos-tecnologias-tendencias-ces-2015.htm#

Z-AIR

Mais do que um ventilador de teto, mais do que uma lâmpada de LED e mais do que um purificador de ar, o Z-Air, projetado pela Zalman, é um equipamento multifuncional, podendo iluminar, refrescar e limpar o ar de quartos, salas e outros cômodos de casas e escritórios. Outras peculiaridades desse produto são o fato de as hélices do ventilador ficarem dentro de uma cúpula fechada e de ele poder ser operado por meio de um app para plataformas móveis.


Mais informações em: http://www.tecmundo.com.br/ces-2015/73234-principais-lancamentos-tecnologias-tendencias-ces-2015.htm#

The dash

Trata-se de um fone de ouvido completamente sem fio e considerado o primeiro modelo “inteligente” do gênero. Ele usa o Bluetooth para se conectar a outros eletrônicos e executar músicas armazenadas neles, mas também possui 4 GB de espaço para guardar canções e operar como um tradicional MP3 player. Além disso, o The Dash conta com acelerômetro, infravermelho, termômetro e microfone para monitorar distâncias, velocidades, número de passos e frequência cardíaca.



Mais informações em: http://www.tecmundo.com.br/ces-2015/73234-principais-lancamentos-tecnologias-tendencias-ces-2015.htm#

Instant Lab

O dispositivo funciona como um laboratório que captura as fotos do seu smartphone e as projeta num filme fotográfico, fazendo com que elas sejam reveladas. Tudo acontece mais ou menos como numa câmera Polaroid, com a diferença de que o dispositivo é moderno e dobrável, o que faz com que possa ser facilmente transportado a qualquer parte. O Instant Lab é compatível com telemóveis Android e com iPhone.


Câmera em formato de bola tira fotos ao ser lançada ao ar

Cada vez mais gadgets inovadores estão a ser pensados para melhorar as lembranças que guardamos em formato de fotografia. A novidade desta vez é o Panono, uma câmera em formato de bola que tira fotos panorâmicas ao ser lançada para o ar.
O dispositivo cria imagens em 360º e com 108 megapixels assim que é lançado. A máquina, que mais parece um brinquedo, mede apenas 11 centímetros de diâmetro e é equipada com um acelerômetro e um sensor de disparo, que aciona todas as 36 câmeras do aparelho ao mesmo tempo, criando uma imagem tridimensional. O dispositivo também pode ser acionado através de uma aplicação para telemóvel.
Assim que a fotografia é gerada, a imagem é enviada diretamente para seu telemóvel através de conexão Wi-Fi. mesmo assim, a câmera possui capacidade de armazenamento de 400 fotos.



ADIDAS SMART BALL

A Adidas Smart Ball é uma bola de futebol dotada de sensores que detectam velocidade, giro, caminho percorrido e ponto de impacto de cada chute. Os dados coletados são transmitidos via Bluetooth para outro dispositivo, no qual é possível conferi-los e ainda gerar gráficos para uma melhor interpretação dessas informações.


AXXESS AIR²

A Axxess é a fabricante do AIR² e garante que ele é a primeira caixa de som capaz de “levitar” do mercado. Utilizando conceitos de magnetismo, os speakers ficam flutuando sobre uma base metálica e se conectam a smartphones, tablets e outros eletrônicos reprodutores de áudio por meio da tecnologia Bluetooth.


Mais informações: http://www.tecmundo.com.br/ces-2015/73234-principais-lancamentos-tecnologias-tendencias-ces-2015.htm#

NOS lança hotspot 4G para usar dentro do carro


Tem o formato de um manípulo de mudanças, mas é um hotspot que se liga às redes 4G e redistribui Internet em Wi-Fi por 10 equipamentos.

Hotspot Kanguru 4G é fabricado pela Huawei, mas é a grande atração da Nos para os tempos mais próximos no que toca a rede móveis. A operadora que resultou da fissão da Zon e Optimus acaba de reivindicar o pioneirismo o lançamento de modems para uso em automóveis. 
O equipamento, que fez a primeira aparição pública na feira Mobile World Congress (MWC), deverá estar disponível para compra no mercado português a partir de quarta-feira, adianta um comunicado da NOS.
A ficha técnica revela que o hotspot está preparado para ser carregado ao isqueiro do automóvel (12 volts), pode conectar-se às redes de quarta geração de telemóveis (4G) e pode distribuir Internet por um máximo de 10 equipamentos. Não menos importante é existência de uma porta USB que permite carregar as baterias de outros tablets e/ou telemóveis. 
O Hotspot Kanguru 4G vai estrear com preços de 39,90 (para tarifário pós-pago) a 79,90 euros (para quem envereda por qualquer outro tarifário).

iPad Pro chega só em setembro


Os utilizadores que desesperam por um iPad com ecrã de 12,9 polegadas terão de aguardar ainda até mais para o final do ano.

A Apple tinha prometido um iPad com ecrã maior, destinado ao ambiente empresarial, para o primeiro trimestre deste ano. Agora, a Bloomberg cita fontes próximas da produção para noticiar que os fabricantes de painéis que compõem os ecrãs estão a enfrentar ruturas de stock.
Assim, o iPad Pro só deve começar a ser produzido em setembro.
Este modelo vai ajudar a Apple a revigorar o segmento dos tablets e a “atualizar” a linha de iPads existentes.
O objetivo de ter um ecrã maior é claramente atrair os utilizadores que pretendem trabalhar no tablet. Com um ecrã de 12,9 polegadas, será mais fácil mexer em, por exemplo, folhas de cálculo. Por outro lado, a Apple também anunciou uma parceria recentemente com a IBM para a produção de software mobile para negócios. 

Autocolante transforma pele em controlo para o telefone


Investigadores da Alemanha e dos EUA criaram a iSkin que transforma a pele do braço do utilizador numa interface digital para controlar o telefone. 

Neste momento, já é possível realizar algumas operações como atender ou rejeitar chamadas, controlar o volume ou escrever num teclado maior do que o habitual com a iSkin. Este processo garante uma maior precisão e versatilidade face a outros métodos usados para ligar a pele a câmaras ou a outros sensores, noticia a Popular Science.
Estes autocolantes são feitos em silicone fino e flexível que pode ser adaptada a qualquer parte do corpo e que contêm elétrodos encaixados entre as diferentes camadas. São estes elétrodos que permitem a ligação a um chip de computador que os conecta depois a um dispositivo móvel com vários cabos. Cada folha A4 da iSkin, sem os acessórios como os cabos ou o chip de computador, custa 1 dólar, noticia a Popular Science.
O objetivo é que a iSkin possa ser usada para controlar qualquer tipo de aparelho eletrónico e que possa ser usada para controlar dados da saúde de cada utilizador, como a pressão sanguínea ou a temperatura.
Este projeto ainda não está terminado e os investigadores estão a trabalhar em aumentar a sensibilidade dos autocolantes, sem que estes sejam ativados por toques acidentais ou de outros objetos.

Pré-encomendas do Galaxy S6 batem recordes


As operadoras móveis fizeram o maior número de pré-encomendas do Galaxy S6 e do S6 Edge que a Samsung alguma vez registou.

A Samsung recebeu cerca de 20 milhões de pré-encomendas para o S6 e para o S6 Edge – 15 milhões de unidades para o S6 e cerca de cinco milhões do S6 Edge das operadoras móveis, em todo o mundo, confirmou um executivo de topo de uma grande operadora europeia, cita o Korea Times.

Drones usados para pedidos de casamento!


Em São Diego, um homem de 27 anos pediu a namorada em casamento dando-lhe uns óculos através dos quais ela viu uma mensagem escrita num extenso areal de praia, sobrevoada por um drone. A mensagem era um pedido de casamento escrito na areia, explica a Fox 5.
Por outro lado, o cantor chinês Wang Feng usou um DJI Phantom para pedir em casamento a atriz Zhang Ziyi. O drone foi usado para transportar as alianças. Também nos EUA, um outro casal passeava na praia enquanto um drone passou por cima deles e entregou um saco com alianças ao homem, para que este pudesse pedir a namorada em casamento.

Governo britânico disponibiliza ferramenta na Web que prevê datas de ataques cardíacos


O governo do Reino Unido começou a disponibilizar à população uma ferramenta online que calcula a idade cardíaca de cada internauta. Pouco depois surgiu a polémica: serão estas previsões fiáveis ou... serão apenas alarmismo? 

Será possível prever a idade em que uma pessoa terá um ataque cardíaco? O Serviço de Saúde Nacional, do Reino Unido, não responde diretamente à questão e recorda que uma ferramenta online  que prevê a data de um ataque cardíaco pode ser útil para levar as pessoas a mudarem comportamentos e a adotar um estilo de vida mais saudável. A ferramenta não tardou a suscitar curiosidade e… polémica. 

Swatch também tem smartwatches


A icónica marca de relógios está a apostar nos smartwatches. Os primeiros modelos vão permitir realizar pagamentos sem contacto e mostrar informação dos smartphones. 

O primeiro relógio inteligente made by Swatch deve surgir no mercado em maio. O fabricante mais popular de relógios, com 18% do mercado, quer entrar no segmento dos smartwatches para não perder a posição e não ser ultrapassado por marcas tecnológicas como a Apple ou a Samsung. 

Windows Hello, o login com rosto ou com impressão digital


A nova versão do sistema operativo da Microsoft vai ter o Windows Hello, uma funcionalidade que permite o login com identificação facial do rosto ou com a impressão digital do utilizador.
O Windows 10 vai correr no mais variados dispositivos
O objetivo é substituir os códigos PIN ou palavras-chave para se autenticar numa sessão do Windows. Com o Hello, o sistema operativo vai ser capaz de reconhecer o rosto, a retina ou a impressão digital de cada um.
O reconhecimento da impressão digital vai ser adaptado para funcionar nas máquinas que já têm estes sensores. Para a identificação do rosto ou da íris, a funcionalidade só vai estar disponível nos novos PCs com Windows 10 e que tenham a câmara RealSense 3D da Intel, noticia o The Verge.

Agora podes enviar dinheiro pelo Facebook Messenger


O Facebook renovou a app do Messenger para permitir que amigos possam enviar dinheiro uns para os outros, sem quaisquer custos por transação.
O objetivo é captar os utilizadores que possam estar a “fugir” do Messenger para optar por outras soluções para emprestar ou receber dinheiro de amigos. Os utilizadores que tiverem associado informação dos cartões Visa ou MasterCard vão poder enviar dinheiro uns para os outros, bastando para isso apenas alguns cliques no Messenger. O Facebook espera que esta novidade permita combater os rivais como o Snapchat, o Square Cash ou o Venmo, que já têm soluções para transferência de dinheiro entre utilizadores, noticia a Cnet.

Site dinâmico

Acabei de criar uma apresentação dinâmica sobre a exposição "Jumpology". Eis o link para o site que a contém: https://sites.google.com/a/aebenfica.org/jumpologyjoaocoelho14/home

Carro impresso em 3D

Um carro impresso é algo que ninguém imagina. Mas já existe e chama-se Strati. Foi construído pela Local Motors (Arizona) no final de 2014 e é o primeiro carro elétrico construído a partir de peças feitas por impressão 3D. Cada carro demora 44 horas a ser impresso sendo a carroçaria (chassis, painel de instrumentos, assentos e corpo) constituída por 212 camadas de termoplástico reforçado com fibra de carbono.
O Strati é 100% elétrico e atinge a velocidade máxima de 80km/h. As baterias garantem uma autonomia de 100km e um tempo de recarga de 3,5h.Quem não gostaria de ganhar espaço na garagem com um carro destes?

Para mais informações, visitem o site:



Alguns truques para tirar fotografias nos smartphones

Encontrei um vídeo muito interessante que nos ensina pequenos truques e dicas para tirarmos melhores fotografias nos smartphones. Espero que gostem!!

link: vídeo

Data de lançamento do Windows 10


Apesar de ainda não terem anunciado a data exacta do lançamento, a Microsoft já anunciou que será lançado no terceiro trimestre de 2015 e será lançado em 190 países e em 11 idiomas.

Para mais informações para obter a versão completa desta notícia, visite a seguinte página: http://www.tecmundo.com.br/windows-10/76703-windows-10-lancado-terceiro-trimestre-2015-190-paises.htm

Liga de magnésio biodegradável revoluciona implantes médicos


Liga de magnésio biodegradável revoluciona implantes médicos


Trocar os próprios ossos por ossos de liga leve - seja para ficar mais forte ou para perder peso - ainda não é uma opção, mas é uma proposta que certamente encontraria adeptos.
Na prática, contudo, as pessoas que recebem implantes e pinos sabem bem dos inconvenientes desses "invasores metálicos" - inconvenientes que vão das dores nas mudanças de estação até ficar travado na porta dos bancos.


 Fontes: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=liga-de-magnesio-biodegradavel-implantes-medicos&id=010160131128#.VQmgw-H2p5k 18/3/15

Atletas ciborgues

Atletas ciborgues
A primeira Cybathlon, uma "olimpíada" para atletas ciborgues, acontecerá na Suíça em outubro de 2016.
Lançada pelo Centro de Pesquisa de Competência Nacional na Suíça, espera-se que a competição aumente o interesse em tecnologias que intensificam o desempenho humano.
O evento terá uma corrida em que competidores deverão controlar um avatar através de um computador conectado ao cérebro.
Idealizada para competidores tetraplégicos, a competição envolverá corredores utilizando um computador conectado ao cérebro através de um capacete.
A ideia é que o atleta controle um avatar que estará competindo em uma corrida virtual.
Haverá também corridas com atletas que usam próteses e exoesqueletos, além de provas para aqueles que usam próteses de braços e pernas uma para quem usa cadeiras de rodas.

Fontes: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=olimpiada-para-ciborgues&id=010180140401#.VQmfUuH2p5k 18/3/15

Samsung lança nova camara digital NX500

 Samsung lança nova camara digital NX500


A Samsung Electronics Co., Ltd, anunciou hoje o lançamento da sua nova NX500, que combina um design de vanguarda e uma tecnologia para uso diário, com capacidades em que mesmo os fotógrafos profissionais podem confiar. Com tecnologia avançada, conforme testemunham os sensores de alta resolução BSI APS-C de 28MP, gravação de vídeo 4K UHD, o melhor processador de imagem Samsung DRIMeV, o sistema NX AF III, e o Samsung Auto Shot, a NX500 tem as funcionalidades mais relevantes da NX1 projetadas num tamanho ainda mais portátil e conveniente. A conectividade via Bluetooth e o Wi-Fi oferecem aos utilizadores uma experiência wireless avançada, bem como a capacidade de fotografar e partilhar de imediato as suas melhores experiências.

“Reconhecemos a importância da fotografia e da possibilidade de captarmos e partilharmos o momento perfeito onde quer que estejamos. Foi por isso que a Samsung concebeu uma câmara adequada para fotógrafos amadores”, disse Sangmoo Kim, Senior Vice President (Vice Presidente Sénior) de TI & Mobile da Samsung Electronics. “As dimensões compactas da NX500 e as suas revolucionárias velocidades de focagem e disparo permitem que os consumidores desfrutem de uma excelente qualidade de imagem. Estamos a redefinir o que é possível para pessoas que não são fotógrafas profissionais, e a oferecer a todos a capacidade de captar os seus momentos preferidos através da fotografia”.

Esta notícia é de 12 de fevereiro, retirada de:
http://www.samsung.com/pt/news/local/samsung-presents-new-digital-camera-nx500 18/3/15


Espelho mágico

O Centro de Computação Gráfica, sediado na Universidade do Minho, criou um sistema de prova virtual de roupa, que permite ao utilizador ver-se no “espelho” com diferentes peças da loja, entre outras vantagens. O projecto, intitulado “Smart fitting room”, foi apresentado ao meio empresarial no CITEVE, em Famalicão, no âmbito do novo espaço “Loja do Futuro”.

Assente nas últimas tecnologias de visão por computador, computação gráfica e interacção homem-máquina, qualquer pessoa pode interagir com este “espelho mágico”, recorrendo apenas a gestos com os braços.



A prova virtual de roupa é uma das bandeiras desta cabine de prova, permitindo ao utilizador ver-se ao “espelho” com diversas peças da loja e contempla, entre outras funcionalidades, um assistente virtual, a navegação pelo catálogo, a ligação às redes sociais e a integração com o software de gestão da empresa.

Nova tecnologia de pagamento por telemóvel sem contacto

A VISA esteve na Feira de Telemóveis de Barcelona para promover uma nova tecnologia de pagamentos por telemóvel. O sistema payWave Mobile permite fazer pagamentos sem contacto, sem necessitar de PIN ou assinatura. Basta passar o telemóvel pelo terminal e a transação fica concluída em poucos segundos. A nova tecnologia permite transmitir informações de pagamento de forma segura.

“O consumidor pode adicionar o cartão de crédito ao telemóvel.
É um processo de ativação simples onde a pessoa se regista.
Ao adicionar o cartão de crédito ao telemóvel, cria-se um número digital único associado ao telemóvel, o que torna a operação segura. É como usar o cartão de crédito. Podem usar o sistema para fazer pagamentos nos locais onde o sistema está implementado. Não há diferenças para o consumidor, é igual usar o plástico ou usar o telefone. Se o telefone for roubado, o número do cartão que foi associado ao aparelho pode ser desativado”

Segundo a empresa norte-americana de serviços financeiros, a tecnologia payWave Mobile deverá ser lançada em breve na Europa.


Bicicleta inteligente com sensores


Uma equipa de investigadores holandeses desenvolveu uma bicicleta inteligente equipada com sensores que avisam o ciclista em caso de perigo.

O objetivo é ajudar o ciclista a antecipar eventuais obstáculos ou movimentos repentinos da parte de veículos ou peões. Em caso de perigo, a bicicleta vibra.

Um dos objetivos do projeto é reduzir o número de acidentes com bicicletas. No ano passado, 184 ciclistas perderam a vida nas estradas.

A nova bicicleta inteligente deverá ser posta à venda em 2018. Por enquanto, os sensores são demasiado caros para o consumidor médio.

"Há um aumento do número de acidentes com pessoas idosas e há mais pessoas a usar bicicleta, durante períodos mais longos. O número de acidentes aumenta e por isso tentamos reduzi-lo recorrendo a uma nova tecnologia."

Smartphone com reconhecimento da íris

Basta olhar para destravar. Fujitsu lançou novo protótipo de smartphone, com biometria de reconhecimento da íris através da câmera.
Um simples olhar para destravar o seu celular. Cada vez mais os usuários de smartphones estão se preocupando com a segurança e privacidade de seus aparelhos.
A Fujitsu, uma das maiores empresas de tecnologia em informação do Japão, apresentou no evento de aparelhos móveis Mobile World Congress o protótipo da sua nova tecnologia de biometria para smartphones.

A nova tecnologia da Fujitsu consiste em reconhecer a íris do usuário através da câmera do smartphone, que possui uma lâmpada LED de infravermelho para essa função.

Está previsto o lançamento de smartphones com esse novo sistema ainda para o ano de 2015.




terça-feira, 17 de março de 2015

Computador de DNA

O material genético que constitui os seres vivos tem uma capacidade incrível de armazenamento de informações. Um miligrama de DNA é capaz, por exemplo, de guardar todos os materiais impressos do mundo. Agora imagine um computador com este tipo de armazenamento de imagens, documentos, sons e vídeos, em um espaço minúsculo. Por este motivo, os computadores de DNA são uma das criações mais aguardadas do século, mas que ainda está em sua fase inicial de testes, com protótipos-conceito, apenas.
 O computador de DNA é uma variante do computador que utiliza o DNA e a biologia molecular ao invés das tecnologias tradicionais baseadas em silício.




Links para obter mais informações:


Cão robot

Spot é uma criação do Google Boston Dynamics. É um cão robot capaz de correr por montes e vales. Tem uma boa capacidade de auto-estabilização deslocando-se bem em terrenos acidentados e subindo facilmente escadas. Sendo, também, capaz de ajudar em missões de busca e salvamento. Quem não gostaria de ter um “animal” de estimação destes?!
Mais informações sobre este assunto em:



Digital storytelling na educação



Um site interessante que nos ensina a contar histórias utilizando o computador:
http://digitalstorytelling.coe.uh.edu/

Netflix chegará também a Portugal

O Netflix é uma empresa norte-americana que oferece um serviço de TV através da Internet. É o serviço mais utilizado em todo o mundo.

Actualmente, o Netflix está presente em 40 países e tem mais de 50 milhões de subscritores a assistir a mais de mil milhões de horas de filmes, séries e produções originais todos os meses. A empresa confirma que o serviço chegará também a Portugal.

Apple vai começar a dar ofertas na troca de Android por iPhone

As políticas de vendas da Apple em relação ao iPhone são rígidas e sem qualquer alternativa de promoções ou de redução de preços. Contrariamente ao que a concorrência muitas vezes pratica, a Apple tende a não ser benevolente para os potenciais clientes.

Mas numa medida inédita, a Apple vai agora a promover uma campanha especial para os consumidores que queiram comprar um iPhone 6, oferecendo descontos na entrega de um outro smartphone.

Queres testar o Inbox? Usa esta promoção que a Google lançou

A Google tem estado a tentar reinventar a forma como usamos o email e como o gerimos. São constantes as melhorias no seu serviço Gmail, com a colocação de novas funcionalidades e de novas características.

Quando lançou o Inbox propôs-se a dar um novo passo, de forma ainda mais firme para essa mudança, mas limitou-o a um conjunto específico de utilizadores.

Lentamente tem alargado essa lista e agora dá mais uma oportunidade de qualquer um o poder usar, bastando para isso que cumpram um pequeno passo.

Google Fit já está na Play Store

O Google Fit foi anunciado durante a Keynote da Google I/O 2014, e agora, já está disponível para Android através de uma aplicação que lhe permitirá controlar o exercício físico diário.

Além de toda a monitorização automática de caminhadas ou de corridas, o Google Fit é também compatível com aplicações de terceiros, e com todos os dispositivos Android Wear, para uma melhor recolha de informações relativas não só ao exercício físico, mas também à saúde.

No entanto, o conceito do Google Fit não traz nada de novo em relação às aplicações que já existem no mercado, como o S Health da Samsung ou o LG Health da LG, no fundo, a Google vem oferecer a todos os utilizadores Android a possibilidade de monitorizarem a sua atividade física dirária e alguns aspectos da sua saúde.

Windows 10 estará pronto já em Junho!

O objetivo da Microsoft parece ser defender-se caso não consiga terminar o Windows 10 a tempo. Fonte próxima confirmou ao Neowin que, internamente, a empresa pretende ter a nova versão do sistema operativo pronta em junho. Mas, se não tiver confirmado uma data oficial, a empresa não poderá ser acusada de se ter atrasado e este parece ser o motivo que leva a Microsoft a não avançar com a data de lançamento do sistema operativo.

Espera-se que a empresa divulgue algumas novidades durante a conferência Build, marcada para abril. No entanto, esta conferência destina-se essencialmente a programadores, pelo que as novidades apresentadas poderão não interessar muito aos utilizadores domésticos.

O objetivo da Microsoft parece passar por divulgar uma versão RTM para os fabricantes de PCs em junho, para que possam ser preparadas as máquinas para serem lançadas por altura do regresso às aulas.

Neste momento, já há uma versão technical preview que pode ser instalada e testada pelos utilizadores.

FCT dia aberto

Queres conhecer a faculdade de ciências e saber mais à cerca dos seu cursos, inscreve te no dia aberto no link:  http://eventos.fct.unl.pt/expofct/pages/inscricoes

Gostas de robôs?


A nona edição da RoboParty arranca no dia 19 de março no polo de Guimarães da Universidade do Minho. De acordo com a organização, são esperadas 142 equipas de criadores e programadores de robôs. O que deverá perfazer um total de 570 participantes num evento que se estende por três dias e duas noites e que tem como objetivo a construção de robôs e a participação em diferentes competições. Este evento que é dominado pelo escalão etário entre os 15 e os 18 anos.
Além da programação e construção de robôs, o evento deverá ainda contar com torneios de xadrez, aulas de artes marciais, dança e trampolins, entre outras atrações. 

Visita o meu site dinâmico da exposição

Se tiveres tempo e quiseres podes visitar o site dinâmico que eu fiz! Espero que gostes :)
http://app.emaze.com/@AOTLOZLR/jumpology#1

segunda-feira, 16 de março de 2015

Lente de contacto com zoom

Ainda não é a "super-visão" do Super Homem, mas já é possível ajustar o zoom de uma lente de contacto até uma aproximação de 2,8 vezes.
Esta lente de contacto com zoom incorpora um minúsculo telescópio reflexivo no interior de uma membrana de apenas 1,55 milímetros de espessura. Minúsculos espelhos manipulam a luz para expandir o tamanho percebido dos objetos e obter uma ampliação consideravelmente maior.
O telescópio foi montado numa lente rígida com um diâmetro maior do que as lentes flexíveis comuns. Um dos grandes desafios foi manter a lente porosa, uma vez que o olho precisa de respirar. A permeabilidade da lente-telescópio foi obtida com pequenos canais de 0,1 mm, que permitem que o ar flua por baixo da lente e atinja toda a extensão da córnea.
É possível, também controlar eletronicamente estas lentes, permitindo que a pessoa alterne entre visão normal, sem qualquer aumento, uma ampliação corretiva e a "visão telescópica".

Para mais informações, consultar o link:

Tatuagem Eletrónica

As peles eletrónicas e, mais recentemente, as tatuagens eletrónicas, têm sido exploradas como um conceito que leva ao limite a ideia das roupas inteligentes e dos computadores de vestir.
Martin Weigel e os seus colegas das universidades de Saarland (Alemanha) e Carnegie Mellon (EUA) criaram uma nova versão dessa tecnologia que, embora se pareça em tudo com uma tatuagem eletrónica, foi batizada de iSkin.
Cada tatuagem é impressa sobre materiais finos, flexíveis e biocompatíveis, o que lhe dá robustez e permite que seja usada sem atrapalhar as atividades do dia a dia e sem fazer mal à saúde. Podendo ser fabricada em qualquer formato, cada iSkin é formada por uma matriz de sensores, que permitem a detecção do toque através de dois níveis de pressão em cada ponto. O circuito permite simular tudo o que se faz num ecrã sensível ao toque ou com o rato. Um teclado inteiro pode ser impresso numa tatuagem adequada.
Os protótipos permitem um controlo quase total de telemóveis, smartwatch e computadores, permitindo uma interação discreta em qualquer ambiente e aumentando a interface de aparelhos muito pequenos.
A ideia da equipa é que os utilizadores possam projetar as suas próprias iSkins no computador - no desenho e formato mais adequado ao gosto de cada um - e mandar imprimi-las.
O inconveniente é que as tatuagens eletrónicas são ligadas aos aparelhos por um cabo. Assim, já está a ser projetada uma versão sem fios.




Link para mais informações sobre este assunto:

Site Dinâmico

Terminei o meu site dinâmico feito no wix sobre a exposição jumpology.
Espero que gostem:

http://pedromfernandes6.wix.com/jumpology

Wix

Precisas de fazer um site, ou um trabalho para a escola e queres fazer algo diferente? Usa o wix, e constrói um site dinâmico e original. É Grátis e podes fazê- lo online baste inscreveres te em: http://pt.wix.com/

Emaze

Para realizar a proposta de trabalho 5 utilizei o Emaze, gostei tanto que quis partilhar com vocês esta ferramenta:


Explicação

"Emaze é o futuro das apresentações online, dando a você o poder de criar ma impressão fantástica através de design e tecnologia. Tudo o que você precisa fazer é escolher um dos nossos modelos para começar a criar uma apresentação fantástica.

Vantagens:
  • Fácil de usar (crie apresentações incríveis em minutos usando os nossos modelos e slides prontos);
  • Baseado na nuvem (software de apresentação baseado na nuvem. Tenha acesso às suas apresentações online, de qualquer lugar);
  • Tradução automática (crie uma apresentação e compartilhe-a com o mundo todo usando uma ferramenta de tradução automática);
  • Acesso em múltiplos dispositivos (visualize e modifique as suas apresentações em qualquer computador, laptop, tablet ou smartphone);
  • HTML5 (funciona perfeitamente em qualquer navegador com a potência das mais novas tecnologias.);
  • Inovadores designs (diferentes modelos dos melhores designers para se adequar à sua mensagem)"
Para saber mais sobre o Emaze visite a seguinte página: http://www.emaze.com/pt/

Em Oficina e Multimédia B, estivemos a falar de blogs já há algum tempo. Aqui está um que eu costumo seguir e que fala a cerca de festas e festivais de musica Trance.


40 Honestos slogans publicitários que o vão fazer rir


Deixando-vos com mais um "cheirinho" de comédia no design, trago mais umas imagens divertidas com slogans "honestos" para algumas marcas, vejam o álbum completo no link abaixo.





50 Logotipos incrivelmente inteligentes com significados escondidos


Vejam logótipos inteligentes e bem pensados, que provavelmente nunca pensaram no seu significado escondido. Um pouco de Design de logotipo no link abaixo.

link: http://digitalsynopsis.com/design/50-clever-hidden-meaning-logo-designs/ 

Ciência e tecnologia terão espaço no Festival América do Sul 2015

Pela primeira vez as instituições de pesquisa de Mato Grosso do Sul terão espaço no maior evento cultural do Estado, o Festival América do Sul. A novidade na décima segunda edição do evento que acontece em Corumbá, de 3 a 7 de junho, entre elas a participação da comunidade na elaboração e nas atrações, foi reafirmada nesta quinta-feira (12) na audiência pública realizada para ouvir as expectativas e sugestões dos moradores do município.
O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no Porto Geral, e contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, que puderam dar sugestões e esternar suas expectativas em relação à festa.
O superintendente de Ciência,Tecnologia e Inovação da Secretaria de Cultura, Turismo Empreendedorismo e Inovação, Renato Roscoe, lembrou que é a primeira vez que o tema está presente no festival. “É a oportunidade de popularizar a ciência e a tecnologia” e “utilizá-las não só para a produção, mas para a cultura também”, finalizou.
Para a diretora científica da Fundação de Apoio ao Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Marilda Bruno, a iniciativa reflete a valorização da produção cientifica regional.
Participação
Para estreitar os laços e discutir a forma de participação das instituições de pesquisa, o secretário de Cultura, Turismo Empreendedorismo e Inovação Athayde Nery, a diretora científica da Fundect, Marilda Bruno, a presidente da Fundação de Cultura Andreia Freire e o superintendente de Ciência,Tecnologia e Inovação Renato Roscoe fizeram uma visita à unidade Embrapa Gado de Corte no período da tarde.
Durante a reunião com a chefe geral, Emiko Kawacami, e a Chefe Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Aiesca Oliveira Pelegrino, entre outros colaboradores da Embrapa, foi proposta a inclusão de associações da comunidade, que tem ou já tiveram pesquisa relacionada como das Mulheres do Campo Ribeiirinhas, Mulheres Organizadas Reciclando o Peixe (Amor Peixe) e Mulheres de Fibra.
Os responsáveis pela organização do festival foram receptivos às novas ideias e aproveitaram para conhecer a estrutura da empresa de pesquisa e sua atuação na região do pantanal.
Encontrei este canal de youtube que se chama Vsauce que achei bastante interessante. Este canal dá-nos a conhecer factos interessantes, questões de vida, avanços tecnológicos, and coolest creations from every day people. Ponho aqui o facebook : https://www.facebook.com/VsauceTwo 
E um video :

Pascoa


Nestas férias da Pascoa vou uma semana para Portimão, Praia da Rocha. É a casa de um amigo meu, vamos 4 amigos. É uma casa com piscina onde tambem ja estive no verao, espero que esteja bom tempo para aproveitar a praia, a piscina, e uma temperatura agradevel para passear de dia ou de noite.


Exames


Começou a inscrição para os exames nacionais, que se realizam em junho e julho. As inscriçoes estam abertas ate dia 20 de Março (final desta semana) 
Cada exame tem um custo de 3€ se o alino tiver inscrito. Caso o aluno vá a exame de forma independente, sem estar inscrito o exame terá um custo de 10€.

Se és aluno e ainda nao te inscreveste, despacha-te, tens ate 6ª dia 20 deMarço.




Maritimo 0 - Sporting C.P.


No passado domingo, dia 15-03-15, ocorreu na Madeira o encontro entre o Maritimo e o Sporting. Os Leões nao jogaram com William Carvalho e Tobias Figueiredo devido ao jogo de castigo que tinham de cumprir.
A equipa visitante marcou por intermedio de Adrien Silva, aniversariante no dia de jogo.

Victoria justa da equipa verde e branca.

Tecnologia 3D ajuda na criação de próteses médicas

impressão tridimensional é uma realidade na área da saúde. Para itens únicos, sob medida, como é o caso de próteses dentárias ou de qualquer outra parte do corpo, as impressoras 3D se tornaram itens imprescindíveis. Como na criação de um protótipo, o processo é mais rápido e barato. Além disso, a precisão das máquinas industriais tornam a tecnologia insubstituível.O professor Jorge Lopes da Silva é um dos 35 pesquisadores da Divisão de Tecnologias Tridimensionais do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, localizado em Campinas (SP). Um dos principais projetos do grupo é o ProMed, que leva a tecnologia de impressão 3D para a área médica, auxiliando, só em 2014, 130 hospitais que utilizaram a tecnologia em 516 cirurgias cranianas, faciais e ortopédicas. A equipe de Silva utiliza imagens de tomografias e ressonância magnética para imprimir as próteses.


Portugueses criam tecnologia para controlar DRONES através do pensamento

Tecnologia portuguesa permite dar indicações de funcionamento a aeronaves através do pensamento. Brainsflight foi desenvolvido a partir de uma tecnologia que lê os sinais elétricos do cérebro e transmitem-nos a um computador, que os converte em comandos para operar o drone no ar. Foi realizada uma demonstração pública, em Lisboa, para explicar o funcionamento desta tecnologia.
A criação é o resultado do projeto Brainsflight, que pretende empregar a tecnologia no setor da aeronáutica em duas vertentes: para sistemas de controlo de aeronaves tripuladas, no caso dos aviões, e não tripuladas, no caso dos drones.
Este projeto foi criado pela empresa Tekever e conta com a colaboração da Fundação Champalimaud, e dois parceiros internacionais, a holandesa Eagle Science e a Universidade Técnica de Munique, na Alemanha,
Ricardo Mendes, engenheiro informático, cofundador da Tekever e um dos seus responsáveis, em declarações ao Diário de Notícias, explicou que tiveram “esta ideia há quatro anos, há três lançámos o projeto para desenvolver esta tecnologia que designamos BMI, de brain computer interface [interface cérebro-máquina], e agora demonstrámos a possibilidade de utilização da tecnologia, que pretendemos aplicar a novos produtos, para os levar para o mercado. O projeto não era um objetivo em si, serviu para desenvolver e criar a tecnologia”.
GAZETA DO ROSSIO
(fonte: dn.pt/noticiasaominuto.com)