Pesquisar aqui

sábado, 14 de março de 2015

PT5: Construção de sites dinâmicos

Para quem quiser espreitar a minha apresentação no âmbito da exposição online "Jumpology" que realizei utilizando a ferramenta Emaze, deixo aqui o link para o site:

Maior lua de Júpiter tem oceano maior que todos os da Terra juntos

Ganimedes, a maior lua de Júpiter e do sistema solar, tem um vasto oceano de água salgada debaixo da espessa crosta gelada e maior do que todos os oceanos da Terra juntos, foi revelado esta quinta-feira.

As conclusões, que se baseiam nas observações do telescópio espacial Hubble, das agências espaciais norte-americana NASA e europeia ESA, confirmam o que os cientistas suspeitavam anteriormente. 
«Um oceano profundo, sob a crosta gelada de Ganimedes, abre ainda mais possibilidades quanto à existência de vida para além da Terra», afirmou John Grunsfeld, responsável pela investigação na NASA, defendendo que a descoberta marca «uma etapa significativa».

Para o diretor da divisão de ciência planetária da NASA, Jim Green, este oceano «comunicou» com a superfície do satélite natural num passado longínquo.

Segundo os investigadores, o oceano tem uma profundidade de cem quilómetros, dez vezes maior do que a dos oceanos da Terra juntos, e está sob uma crosta de 150 quilómetros formada essencialmente por gelo.

Desde a década de 70 que os estudiosos de planetas suspeitavam, com base em modelos de estudo de grandes luas, que Ganimedes, descoberta em 1610 pelo astrónomo Galileu, poderia ter um oceano, lembrou um dos principais autores da investigação hoje divulgada, Joachim Saur, da Universidade de Colónia, na Alemanha.

As novas observações com o Hubble, a partir de raios ultravioleta, permitiram detetar e estudar as auroras nas regiões polares de Ganimedes, que, como as da Terra, são provocadas pelo campo magnético.

Ganimedes está sob influência do campo magnético de Júpiter, planeta gasoso do qual está próxima e que é o maior do sistema solar. Cada vez que o campo magnético de Júpiter muda, as auroras sobre Ganimedes também se alteram.

Observando o movimento das auroras, os cientistas conseguiram determinar a existência de um vasto oceano salgado debaixo da camada de gelo, que afeta o campo magnético do satélite de Júpiter.

Uma vez que a água salgada é condutora de eletricidade, o movimento do oceano influencia o campo magnético.

Ganimedes possui um diâmetro de 5.262 quilómetros, sendo, por isso, maior do que Mercúrio (4.879 quilómetros).

A existência de um oceano líquido sob uma camada de gelo já foi confirmada em Europa, outra das quatro maiores luas de Júpiter.

Recentemente, a NASA anunciou o envio de uma missão robótica para Europa, considerada, por um dos responsáveis científicos da agência espacial, Robert Pappalardo, como um dos lugares do Sistema Solar onde há maior probabilidade de ser encontrada vida. 
O cientista explicou que a maior Lua de Júpiter tem uma crosta de gelo relativamente fina, sob a qual existe um oceano líquido em contacto com rochas profundas, é geologicamente ativa e é bombardeada por radiações que criam oxidantes e formam, ao misturarem-se com a água, uma energia ideal para alimentar a vida.

Na quarta-feira, a revista Nature noticiou a descoberta, por parte de investigadores norte-americanos, de que Encelado, uma Lua de Saturno, tem uma atividade hidrotermal, o que abre a possibilidade da existência de vida.

Os peritos analisaram os dados enviados pela sonda Cassini, da NASA/ESA, que revelaram poeiras de rocha ricas em silício ejetadas por geiseres (nascentes em erupção que lançam jatos de água quente e vapor).

Fontes: http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/ganimedes/maior-lua-de-jupiter-tem-oceano-maior-que-todos-os-da-terra-juntos 14/3/15 


Better Call Saul

Estreada a 8 de Fevereiro de 2015, a série já leva 6 episódios. Com uma pontuação de 9,3 pelo website IMDb, a realização de Vince Giligan e Peter Gould tem sido, até agora, um sucesso! Trata-se de uma prequela da grande série que foi o Breaking Bad, com 9,6 no IMDb.
Desta vez, protagonizada por Bob Odebkirk, Better Call Saul é transmitida semanalmente na AMC.


Bloodborne - Lançamento

Já se aproxima a data de lançamento de mais um video-jogo, exclusivo para a PS4, dia 24 de Março de 2015.
O video-jogo de aventura criado por Hidetaka Miyazaki será publicado pela Sony Computer Entertainment.


Tecnologia de ponta portuguesa

Os ecrãs tácteis portugueses estão a revolucionar o mundo. O novo protótipo de carro inteligente da Mercedes Benz tem o interior forrado todo a ecrãs tácteis criados por uma empresa portuguesa.
Saiba mais sobre o espetacular carro em si, os muitos outros destes ecrãs e futuras aplicações dos mesmos, em http://www.tvi24.iol.pt/videos/o-carro-do-futuro-tem-uma-parte-portuguesa/54fb6f470cf2e0addac4c3e1/2


Hackaball

A hackaball cabe na palma de uma mão, é feita de plástico, tem uma capa em silicone, um pequeno computador no interior, luzes, um acelerómetro, um chip de som, um microfone e um sistema de vibração. Basicamente é um computador que se pode lançar como uma bola. Mas o objectivo não é jogar futebol ou outro desporto do género. A ideia é tornar a programação uma brincadeira para crianças, que com a ajuda de uma aplicação gratuita para iPad podem criar jogos e utilizar a bola para outras actividades.


Revelação do Novo MacBook



MacBook de 12 polgadas


A Apple revelou, nesta segunda-feira, o seu portátil mais leve de sempre: MacBook, de 12 polgadas.O seu ponto mais grosso é de 13,1 milímetros de espessura, 24% mais fino de que o MacBook Air de 11 polgadas.Esta oitava maravilha também posssui ultra-alta-resolução de Retina. E ao contrário dos modelos anteriores, este está disponivel em várias cores: prata, cinza e ouro. 





















http://time.com/3737572/apple-retina-macbook/

sexta-feira, 13 de março de 2015

Windows 10




O Windows 10 será lançado até o final deste ano. Quais são suas expectativas? 


Futurália

A Futurália é a maior Feira de Educação e Formação a nível nacional. Realiza-se de 11 a 14 de Março na FIL, em Lisboa. Para os jovens que ainda estão um pouco indecisos relativamente ao seu futuro ou simplesmente aqueles que gostariam de experimentar algumas atividades associadas à área que pretendem seguir, aconselho que visitem este evento! Eu vou este fim-de-semana (sábado)... Mas atenção que a Feira está quase a terminar!







quinta-feira, 12 de março de 2015

LG clothes care system

"A LG quer tornar sua vida ainda mais descomplicada com o Clothes Care System. O equipamento consiste basicamente em um guarda-roupa tecnológico que oferece algumas funções especiais, como lavagem a seco e vaporização — além de sacudir as peças para remover pó e sujeiras sólidas e até desamassar tecidos mais leves e sensíveis. Com esse aparato, você guardaria suas roupas e ao retirá-las do Clothes Care System elas estariam limpas e perfumadas. O modelo deve ser introduzido aos poucos em mercados específicos ao longo de 2015,"


Para mais informações: http://www.tecmundo.com.br/ces-2015/73234-principais-lancamentos-tecnologias-tendencias-ces-2015.htm

Série de cães a saltar

"Pelos ao vento, cara de surpresa e patas perdidas no ar. Assim é a série Freestyle, da fotógrafa Julia Christe, em que cãezinhos dos mais diversos tamanhos e tipos aparecem em pleno voo – ou seria queda?"


Para mais informações: http://www.hypeness.com.br/2014/11/fotografa-capta-caes-no-ar-em-divertida-serie/

Smartwatch da Swatch

Está prestes a chegar às lojas um smartwatch suíço. A Swatch, conhecida sobretudo pelos relógios coloridos, anunciou que está a trabalhar num destes aparelhos, que poderá ser emparelhado com telemóveis.



Aero Drums

A Aerodrums é uma espécie de bateria invisível que usa uma tecnologia de deteção de movimento, em tempo real, para transformar em som, com precisão, os movimentos do baterista.
Para que a Aerodrums funcione é preciso um computador, baquetas, adaptadas ao sistema, dois pequenos mecanismos refletores, um para cada pé, e uma câmara de deteção de movimento a grande velocidade.
O co-inventor do sistema, Richard Lee, que toca bateria desde os nove anos, diz que tentaram tornar esta experiência o mais realista possível:
“É muito sensível à velocidade, por isso, se bater devagar os sons são suaves, se bater com mais força os sons são mais altos. Foi precisa muita investigação para baixar a latência da bateria, porque esse é o tipo de coisa que quebra a ilusão de ‘aerodrumming’. Isso faria com que os bateristas não se sentissem bem”.
Os inventores desta aplicação pensaram em adicionar umas luvas que permitissem tocar tambor com as mãos e transportar este sistema, verdadeiramente, para a realidade virtual, mas acabaram por definir prioridades, ou seja, ir ao pormenor, para tornar a Aerodrums numa alternativa viável para os bateristas:
“Nós não queremos que a Aerodrums seja uma moda passageira. Não queremos que seja o gadget do ano que depois é esquecido. Queríamos que fosse um instrumento musical na verdadeira aceção da palavra, tornar o air drumming numa verdadeira forma de percussão” adianta Yann Morvan.
As vantagens são claras: não é preciso ter uma bateria real, montá-la, afiná-la, desmontá-la e, se se utilizarem auscultadores, não se incomodam os vizinhos. Naturalmente que, no início, a experiência pode ser um pouco estranha.

Fontes: http://pt.euronews.com/2015/02/26/aerodrums-a-bateria-sem-bateria/  12/3/15

PayWave Mobile

Esta é uma tecnologia a usar no futuro, recentemente, a VISA tem vindo a desenvolver um sistema de payWave Mobile. Este sistema permite fazer pagamentos com o telémovel, sem PIN nem assinatura. Apenas passando o telémovel no terminal.


“O consumidor pode adicionar o cartão de crédito ao telemóvel.
É um processo de ativação simples onde a pessoa se regista.
Ao adicionar o cartão de crédito ao telemóvel, cria-se um número digital único associado ao telemóvel, o que torna a operação segura. É como usar o cartão de crédito. Podem usar o sistema para fazer pagamentos nos locais onde o sistema está implementado. Não há diferenças para o consumidor, é igual usar o plástico ou usar o telefone. Se o telefone for roubado, o número do cartão que foi associado ao aparelho pode ser desativado” - http://pt.euronews.com/2015/03/09/nova-tecnologia-de-pagamento-por-telemovel-sem-contacto/ 12/3/15

Apple Watch - Um relógio incrivelmente preciso

 Um relógio incrivelmente preciso!

Os relógios de alta qualidade sempre foram definidos pela precisão no horário. O Apple Watch não é diferente. Ele usa diversas tecnologias junto com o iPhone para marcar a hora dentro de 50 milissegundos do horário mundial padrão. Você também pode personalizar o mostrador para ver a hora de um jeito mais significativo, pessoal e relevante para a sua vida e sua agenda.

Fontes: http://www.apple.com/br/watch/ 12/3/15


Editey

Editey é um editor de sites para o Google Drive que permite trabalhar em várias páginas, JavaScript e stylesheets ao mesmo tempo.Podemos depois publicar e fazer "sever-host" a partir do  Google Drive ou fazer upload para um server próprio.





Google Store

A Apple é famosa, entre outras coisas, pelas suas lojas-conceito, em que praticamente toda logística é feita com iPhones, iPads e MacBooks. Já a Google só tinha presença no mundo virtual. Entretanto, isso acabou com a abertura da primeira loja física da Gigante das Buscas.
Quer dizer, não é um estabelecimento inteiro, mas um cantinho dentro da famosa butique de eletrônicos Currys PC World. É o tal conceito de "loja dentro de loja".
A Google Shop expõe praticamente toda a linha de hardware da companhia sediada em Mountain View, como celulares e tablets Android, laptops Chromebook, relógios inteligentes e o tocador de mídia digital Chromecast. Além disso, tem uma instalação digital chamada "Portal", em que o usuário pode "voar" para qualquer lugar do mundo através do Google Earth.
Se tudo isso parece familiar, é porque a empresa já havia instalado no mesmo lugar um cantinho chamado Chromezone, em um esforço de vender o Chromebook e fazer marketing dele. A Google ainda quer lançar outras duas lojas na Inglaterra, ainda este ano, em Fulham (Londres) e Thurrock (Essex).

Fontes: http://www.tecmundo.com.br/google/76382-londres-google-abre-primeira-loja-fisica.htm 12/03/15

Haiku Deck

O Haiku Deck é uma ferramenta que serve para queria apresentações, mas serve sobretudo para trabalhar imagens, não é bom para trabalhar texto, na minha opinião.


Powtoon









Já terminei a PT05: Projeto de Investigação: construção de sites dinâmicos. Decidi utilizar o PowToon. Um site de animação de apresentações.
A minha apresentação consistia em dar a conhecer um pouco da apresentação Jumpology, feita pelos alunos de AIB e OMB.

PT05. Projeto de investigação: Construção de sites dinâmicos

Aqui fica o link para o PT5: https://sites.google.com/pts/pt5

PT6 - O meu Script

No final do PT6- Iniciação à programação, realizei um script que está associado um formulário onde ao preencherem, receberão um email com o texto traduzido em francês e em inglês. Podem aceder ao formulário no meu portefólio: https://sites.google.com/a/aebenfica.org/portefolio-pedro-fernandes/pts/pt6/evidencia-6

PhotoMath

Foi lançada uma nova aplicação que já se encontra, que serve para resolver equações matemáticas, utiliza a câmara do nosso dispositivo e apresenta a resolução da equação que queremos ver resolvida. Boa aplicação para quem tem dificuldades a matemática.

Aqui fica o link do trabalho do meu site dinâmico, onde explico Como fazer um Postal :
https://sites.google.com/a/aebenfica.org/l3l9/




Notepad++

O Notepad++ é um editor de texto que é muito útil para as aulas de programação e para realizar trabalhos no futuro. Este editor é muito prático e deu me muito jeito nas últimas aulas, e podem descarregar gratuitamente da Web. Deixo-vos o link: http://notepad-plus-plus.org/download/v6.7.5.html



Site dinâmico MLF (Adicionado por LP)

Aqui fica o link do trabalho do site dinâmico: Site Dinâmico

Introdução á programação

Na última aula, dia 5 de Março, terminamos a proposta de projeto 6, correspondente à introdução á programação
Terminei o meu site dinâmico e quis deixar aqui o link para o mesmo. Foi uma actividade muito divertida e adorei trabalhar com a ferramenta Powtoon.

Link: PT05

Não hesitem e vão visitar o site!

Obrigado e Boa tarde.


quarta-feira, 11 de março de 2015

Fotografias com Significado

 A fotografia está entre as mais potentes formas de expressão artística, que nas mãos certas, vai além de um simples registo de momentos, captando sentimentos e traduzindo em imagens o que, às vezes, as palavras não são capazes de demonstrar. Estas imagens exprimem, de maneira muito intensa, as pessoas e o mundo em que elas vivem.

Apesar de serem apenas fotos, as expressões e olhares que elas contêm são capazes de nos causar um sentimento de total conexão.

Um mineiro  fuma, depois de acabar o seu turno nos subúrbios de Changzhi.

Somayeh Mehri (29) e a sua filha Rana Afghanipour (3) beijando-se uma a outra. Depois de serem desfiguradas por um ataque de ácido, dizem que os outros não gostam de beijá-las.

 

Rapaz de São Paulo.

 

Fotógrafo Lee Jeffries

O fotógrafo Lee Jeffries iniciou a sua carreira a fotografar desportos em Manchester, até que um dia encontrou-se com uma moradora de rua em Londres e mudou a sua vida. Desde então, Lee passou a fotografar pessoas desfavorecidas com uma riqueza de detalhes extremamente impressionante.

 

Hackaball, a bola computador que ensina a programar

Cabe na palma de uma mão, é feita de plástico, tem uma capa em silicone, um pequeno computador no interior, luzes, um acelerómetro, um chip de som, um microfone e um sistema de vibração. Basicamente é um computador que se pode lançar como uma bola. Mas o objectivo não é jogar futebol ou outro desporto do género. A ideia é tornar a programação uma brincadeira para crianças, que com a ajuda de uma aplicação gratuita para iPad podem criar jogos e utilizar a bola para outras actividades. Chama-se Hackaball e tem um toque português.

Quando se vê pela primeira vez a Hackaball não se consegue imaginar como é que uma pequena bola, com um design minimalista, pode ajudar os mais pequenos a aprender a programar e a tornarem-se os criadores dos seus próprios jogos. Resultado de uma parceria das empresas Made by Many, que criou o conceito e desenvolveu o primeiro protótipo e o software para o iPad, e Map, responsável por tornar a bola flexível, táctil e atractiva, a Hackaball é destinada a crianças dos seis aos dez anos e tem um custo base de 69 dólares.

A Made by Many explica que o computador no interior da bola tem sensores que a levam a reagir quando é lançada, sacudida, deixada cair ou está parada através de sons, mudança de cor ou vibração. Todas estas reacções podem ser programadas pela criança através de uma aplicação para iPad que permite estabelecer efeitos de luz, criar sons e tipos de vibração. “A bola torna-se o actor principal em quaisquer jogos que as crianças criam e jogam. O número de jogos as crianças podem criar e jogar é limitado apenas pela sua imaginação”, sublinha a empresa.


   

Site: http://www.publico.pt/tecnologia/noticia

Rede social portuguesa "Soccial"

Portugal é um país de criadores, de inventores. No passado mês de Fevereiro, anunciaram o facto da rede social "Soccial" estar a entrar numa nova etapaSoccial é uma rede social que afirma ser capaz de ajudar as pessoas a encontrar conteúdo, pessoas, locais, serviços, etc, com base na personalidade de cada um.
a Soccial divulgou no seu blog a data de lançamento da sua rede social, que será dia 23 de março

Deixo aqui o comunicado dos organizadores desta nova rede social:

Queridos seguidores,
Temos estado um pouco ausentes mas por uma boa causa, a causa do costume, dedicação total ao vosso Soccial! Tudo para podermos apresentar-vos brevemente uma grande versão, à altura do que estão à espera.
Mas hoje voltamos para partilhar uma grande notícia: o Soccial tem finalmente uma data de lançamento! É a resposta às vossas constantes perguntas, foi anunciada ontem no blogue do nosso CEO e não podíamos estar mais felizes por partilhá-la hoje convosco:
Vamos lançar o Soccial no próximo dia 23 de Março!
Nesse dia vamos abrir o site a todos os nossos utilizadores já registados e, gradualmente, enviar convites a quem já fez o pré-registo no site. Obrigado por continuarem desse lado!
Até ao grande dia vamos continuar a atualizar este espaço com novidades de tudo o que preparámos para vocês. Vamos revelar muito do que vamos lançar e também os profundos updates que fizemos nas funcionalidades que todos já conheciam. No fundo, vamos lançar um novíssimo produto e queremos partilhar convosco cada grande ferramenta e cada grande novidade desta renovada rede social.

Novas imagens do Windows 10

O Windows 10, a nova versão do Sistema Operativo mais utilizado do mundo, é certamente das mais aguardadas pelos utilizadores de PC que anseiam por conhecer finalmente e poder usufruir de todo o potencial deste produto da Microsoft. Foram então lançadas na Internet vários screenshots correspondentes ao Windows 10, mais especificamente sobre a versão Windows 10 Enterprise x64 Technical Preview (Build 10031).
Nestas imagens é possível verificar que, por exemplo, o Menu Iniciar apresenta-se de uma forma semi-transparente, os efeitos e animações do sistema também são diferentes e todo o design do próprio Windows 10 em geral possui uma aparência mais “limpa” e “minimalista” que outras versões anteriores do mesmo sistema operativo.
Outro detalhe a assinalar é a imagem de perfil de utilizador que, nesta versão do Windows não se cinge a um pequeno ícone quadrado e vem representado como uma grande imagem de contornos redondos, realçando o destaque da mesma.
Estas são algumas das novas imagens divulgadas:
10101920699182   10101909685163
10101910028167   10101920979183

terça-feira, 10 de março de 2015

Cidade europeia da Cultura é Lisboa!

Segundo este artigo, http://elevatedtoday.com/2015/03/06/europes-new-culture-capital-is-here-and-its-not-berlin-barcelona-or-paris/ , Lisboa é a cidade da cultura, não Barcelona ou Paris ou Berlim. Este americano, que nunca tinha ouvido falar de Portugal, quando visitou, arrependeu-se da sua ignorância. Vale a pena ler e ficar orgulhoso de viver numa cidade tão rica e maravilhosa.

Emaze

O Emaze é o futuro das apresentações online, dando o poder de criar uma impressão fantástica através de design e tecnologia. Tudo o que precisa de fazer é escolher um dos nossos modelos para começar a criar uma apresentação fantástica. 
O Emaze é/tem:

  • Fácil de utilizar
  • Gratuito e disponível sempre que estiver online
  • Tradução automática
  • Disponível para computador, smartphone ou tablet
  • Inovador

Concurso "Melhor Salto"


Desde 12 fevereiro encontra-se no átrio principal da ESJGF exposição de Fotografia no âmbito do trabalho de Oficina multimédia e Aplicações Informáticas, sobre Jumpology.

O fim deste concurso fotográfico terá lugar no 16 Março.
Poderá visualizá-la e avaliá-la no link seguinte, habilitando-se ainda, ao votar, a ganhar um prémio.
Visite a exposição online e vote nas melhores fotos. http://sites.aebenfica.org/jumpology/

SiteD

Powtoon

O Powtoon é uma ferramenta que nos é apresentada como uma óptima alternativa ao Power Point. Esta ferramenta é utilizada para criar animações de vídeo e apresentações animadas.


segunda-feira, 9 de março de 2015

Silk - Interactive Generative Art

Encontrei este site onde podemos criar imagens abstratas com efeito simetria, espiral e mandala. No final da criação podemos partilhar ou até mesmo guardar a imagem. Se quiserem experimentar basta visitarem o seguinte site: http://r.weavesilk.com/?v=4&id=pffve1tx9w





Galaxy S6 ou Iphone 6?

Encontrei um artigo bastante interessante que compara estes dois produtos tão revolucionários. Galaxy S6 ou Iphone 6?
São comparados nalgumas características como o desempenho,as dimensões, o design e a tela. Segundo este artigo, um destes telemóveis é claramente superior ao outro.
Descubra qual é em: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/03/galaxy-s6-ou-iphone-6-confira-qual-e-o-melhor-top-de-linha.html

Possíveis novos lançamentos da Apple

Penso que é a curiosidade geral saber quais as novas tecnologias que a Apple anda a desenvolver. Portanto, decidi postar aqui a última notícia! Pois ao que parece, a Apple vai apresentar hoje, Segunda-Feira, as suas últimas novidades. Segundo o site techtudo, esta empresa vai dar destaque ao lançamento do Apple Watch, entre outros como um novo MacBook e a nova atualização do sistema iOS.
Caso tenham curiosidade em saber mais informações relativamente a este lançamento e a cada um dos novos produtos, basta visitarem o seguinte link: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/03/evento-misterioso-da-apple-vem-ai-confira-os-possiveis-lancamentos.html