Pesquisar aqui

terça-feira, 19 de maio de 2015

Ultra-HD Blu-Ray pode chegar ainda este ano





As especificações do Ultra-HD Blu-Ray, 4K, já foram reveladas, sendo que ainda este ano podem começar a surgir Blu-Rays já com este novo formato.

Alguns serviços de streaming online já têm vídeos em resolução 4K mas este formato ainda não tinha chegado aos meios físicos. No entanto para conseguir assistir a um filme em 4K através de stream, além de um ecrã que suporte essa resolução, é necessário uma grande largura de banda, que nem todos os utilizadores têm.

Agora a Blu-Ray Disc Association divulgou as especificações finais do Ultra-HD Blu-Ray, iniciando-se assim o processo que levará à chegada de leitores e discos compatíveis ao mercado dentro de alguns meses.

A resolução suportada será até 3840 x 2160, com gama de cores BT 2020, High Dynamic Range (HDR), até 60 frames por segundo, fazendo uso de um codec HEVC que usa h265. Este formato inclui ainda suporte aos padrões de áudio Dolby Atmos e DTS:X, que prometem disponibilizar um som em múltiplos canais sem perda de qualidade que permita criar um ambiente sonoro virtual sem limitar o som a um número fixo de canais e colunas.

O logótipo oficial também já foi revelado, é a imagem que se encontra acima do texto.

Cada camada de um disco UHD-BD pode conter até 33GB de dados, sendo que cada disco podem ter até três camadas, totalizando assim cerca de 100GB.

No final do mês de junho começam a ser distribuídas as licenças aos fabricantes, sendo expectável que até final do ano comecem a surgir os primeiros lançamentos com este formato.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.