Pesquisar aqui

domingo, 10 de maio de 2015

Tecnologia espacial ajuda a encontrar quatro sobreviventes no Nepal

Foto retirada de: jpl.nasa.gov

O Finding Individuals for Disaster and Emergency Response – FINDER (“descobridor”, em inglês), é um sistema que funciona pelo envio de microondas através dos destroços e que consegue detetar os batimentos cardíacos de vítimas. O pequeno radar funciona ligado a um dispositivo pouco maior do que um tablet e foi criado para ajudar as equipas de emergência a encontrar vítimas, logo nos primeiros momentos a seguir à crise e está programado para distinguir os movimentos cardíacos de humanos e de animais.

O FINDER é um projeto conjunto entre o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos e a NASA. “O FINDER é o exemplo de como tecnologia desenhada para a exploração espacial tem profundos impactos na vida na Terra”, explica David Miller, coordenador de uma equipa tecnológica da NASA.
Este dispositivo está longe de ser a primeira tecnologia espacial a ser usada na Terra: uma série de aparelhos médicos (termómetros, pacemakers, próteses), dispositivos de segurança (fatos de bombeiros) e outros (como sistemas de purificação de água e aspiradores portáteis) foram desenvolvidos com base na pesquisa feita pela NASA para a exploração do Universo.
Neste momento, o FINDER é apenas um protótipo, que foi pela primeira vez testado com sucesso num cenário real. A NASA está agora a tentar comercializá-lo a serviços de emergência do mundo inteiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.