Pesquisar aqui

terça-feira, 12 de maio de 2015

Criadas lentes de contacto com “zoom”

 Criadas lentes de contacto com “zoom”


Um grupo de investigadores concebeu lentes de contacto telescópicas com um zoom de 2,8x e um design que permite a sua utilização no dia-a-dia. Quem usar estas lentes pode optar por combinar a visão tradicional e a aumentada.
Criadas pelos engenheiros Joseph Ford, da Escola de Engenharia Jacobs (Universidade da Califórnia em San Diego) e Eric Tremblay, da Escola Politécnica Federal de Lausanne, as lentes têm um complexo sistema de espelhos de alumínio que permitem a ampliação sem perda de qualidade de imagem.

As lentes são compostas por duas regiões diferenciadas, uma zona central que permite a passagem de luz de forma natural, e os bordos que actuam como telescópios oferecendo uma ampliação de imagem equivalente a uma objectiva de 100 mm de uma câmara digital DSLR.
A principal novidade desta investigação foi ter-se conseguido conceber lentes com um design muito fino – 1,17mm de grossura – o que permite utilizar as lentes com conforto.
Tentativas anteriores de criar este tipo de lentes não foram tão bem sucedidas. O mínimo de grossura conseguido tinha sido de 4,4 mm, o que tornava impossível a utilização quotidiana das lentes, tendo estas de ser implantadas no olho através de cirurgia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.