Pesquisar aqui

sábado, 12 de novembro de 2011

Novo telefone da Nokia é integralmente tátil

O centro de desenvolvimento da Nokia comemora hoje o 25º aniversário e a data foi celebrada pela fabricante com a apresentação de alguns projetos que tem em mãos. Entre eles destaca-se o novo telefone de conceito da marca, o Nokia Gem, que é integralmente tátil.

Quando dizemos que o telefone é integralmente tátil não estamos a recorrer a qualquer figura de estilo: toda a superfície do equipamento é, efetivamente, sensível ao toque. Ou pelo menos seria, a concretizar-se o conceito revelado.

Para além de toda a superfície do equipamento ser tátil, a sua aparência e funcionalidades variam consoante o recurso que o utilizador pretende usar naquele momento, adaptando o equipamento a esse tipo de utilização.
Nokia Gem

Se estiver a usar o serviço de mapas, por exemplo, de um lado do equipamento será mostrada a imagem com maior detalhe a localização do utilizador, enquanto do outro ser-lhe-á fornecida uma vista mais ampla da zona.

A ideia é que nenhuma zona do telefone seja desaproveitada durante a utilização, com os botões a ocuparem mesmo as zonas laterais e os topos do dispositivo, à medida que a utilização de uma ferramenta o exige.

Nokia Gem

"Agora, quando se abre uma aplicação como a câmara, o telefone continua a parecer um telefone, com o Gem, quando se inicia a utilização da câmara, todo o telefone passa a parecer-se com uma câmara", exemplificou o chefe da equipa responsável pela ideia, num blog da Nokia.

                                                                                  in: www.sapo.pt/multimedia/

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sapo apresenta panorâmica de Lisboa composta por 18 mil fotografias

"O Sapo disponibiliza a partir desta quinta-feira fotos panorâmicas de alta resolução, a maior das quais, tirada a partir do Castelo de São Jorge, em Lisboa, é composta por 18 mil fotografias.


Há 12 fotos de grande resolução no site do SapoAs fotografias vão estar disponíveis no site Sapo Panoramas – ao todo, são 12 fotos, onde o utilizador pode fazer zoom até níveis de imagem muito detalhados.

Para além de fotos de Lisboa (tiradas de sítios como o Castelo de São Jorge, a Ponte 25 de Abril e o Centro Cultural de Belém, entre outros), há fotografias captadas em Sagres, no Cabo da Roca e uma fotografia que foi tirada no Estádio de Alvalade, durante o jogo Sporting-Lazio.

As fotografias vão incluir elementos de interactividade e ligação a redes sociais: os utilizadores podem partilhar locais específicos captados nas fotos, assinalarem a sua presença ou a de amigos (através de tags) ou solicitarem a remoção de conteúdo que considerem impróprio.

A apresentação do projecto é feita hoje, na quinta edição do Sapo Codebits, um evento que inclui dezenas de palestras e um concurso de criação de projectos que envolve uma maratona de 48 horas de programação e desenvolvimento.

No Codebits, a foto panorâmica de Lisboa será exibida numa tela de 25 metros e, numa parceria com a Microsoft, poderá ser controlada através de gestos, usando uma adaptação do Kinect, o acessório daquela empresa para controlar jogos através de gestos na consola Xbox.

O objectivo do Panoramas, explica o director de tecnologia do Sapo, Celso Martinho, é documentar Portugal, “começando pelos pontos emblemáticos” e, no futuro, bater o recorde mundial para fotografias deste género.

A fotografia de Lisboa composta por 18 mil imagens totaliza 60 gigapixeis – um gigapixel tem 1000 vezes mais informação do que um megapixel; as câmaras fotográficas de telemóveis tipicamente oscilam entre os três e os 12 megapixeis.

Na Internet, estão disponíveis exemplos de imagens maiores do que as do Sapo. Há, por exemplo, uma
foto panorâmica de Londres com 80 gigapixeis e uma foto de Sevilha com 111 gigapixeis. A detentora do recorde do Guinness é uma imagem panorâmica de Shangai, feita a partir de 12 mil fotografias e com 272 gigapixeis.

O projecto do Sapo começou há cerca de cinco meses, com uma equipa (de fotógrafos a engenheiros) a rondar as 15 pessoas. As imagens foram captadas por um robô, colocado nos locais de captura por períodos normalmente de seis a 12 horas, durante as quais tirava milhares de fotografias. O processo de colagem das imagens para construir a panorâmica é parcialmente automatizado, mas é necessária intervenção humana para corrigir erros.

O Sapo aproveita ainda o Codebits para mostrar uma nova homepage e inaugurar uma loja de conteúdos, destinada a quem queira criar serviços e aplicações que usem conteúdos do portal, que vão de farmácias de serviço a meteorologia e notícias. Segundo Celso Martinho, será uma “loja self-service” em que será possível comprar conteúdos como quem compra aplicações móveis.

Notícia corrigida às 12h37: No nono parágrafo, corrige a palavra megapixeis por gigapixeis."

In Público online: tecnologia; notícia por João Pedro Pereira
à data de sexta-feira, 11 de novembro de 2011

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Como transformar o seu Windows num Android!

O "Android" é um sistema operativo muito interessante. Instalando o seguinte tema de personalização, pode alterar todo o aspecto do seu Windows (e sem "estraga nada"), fazendo parecer que se trata de um verdadeiro sistema "Android": http://tinyurl.com/6hsngdg

Máscara robô tem face verdadeiramente humana


Máscara robô é o primeiro robô com face verdadeiramente humana
Um projetor forte o suficiente e uma tinta luminescente garantem que a imagem mostrada na máscara seja visível em ambiente aberto, à luz do dia.
TeleconferênciasProjetar o rosto de um robô nunca foi fácil.

Os resultados vão desde o estilo desenho animado até alguns capazes de assustar crianças bem grandinhas.

Um grupo de pesquisadores japoneses e alemães encontrou uma solução criativa: projetar um rosto em uma máscara, dando movimentos realísticos à imagem projetada.

O resultado é uma máscara-robô, ou Mask-bot.

Segundo Gordon Cheng, da Universidade de Munique, a intenção primária é facilitar a comunicação entre humanos e robôs, sobretudo em teleconferências: "O Mask-bot irá influenciar a forma como nós humanos nos comunicaremos com os robôs no futuro."

Máscara-robô

O rosto é projetado sobre a máscara, usando uma técnica similar à das TVs de projeção: o projetor fica atrás da máscara, permitindo uma interação natural com os usuários, que não precisam se preocupar em ficar na frente do projetor.

Os pesquisadores desenvolveram um algoritmo que permite que qualquer rosto seja projetado em 3D, mesmo que tudo o que eles disponham seja uma foto comum do palestrante: o programa converte a foto 2D em uma projeção 3D.

Um projetor forte o suficiente e uma tinta luminescente recobrindo a máscara garantem que o brilho seja suficiente para que o rosto seja visto mesmo em ambiente aberto, à luz do dia.

"Normalmente, os participantes são mostrados em uma tela," diz o Dr. Takaaki Kuratate, coordenador da equipe. "Com o Mask-bot, você pode criar uma réplica realística de uma pessoa que realmente senta e fala com você na mesa de conferência."

Máscara robô é o primeiro robô com face verdadeiramente humana
Acessórios de moda para caracterizar o palestrante se juntarão a um sistema de movimento que poderá permitir que a máscara-robô vire-se para olhar para cada interlocutor.

Simulando fala e emoções

E parece falar realmente, graças a um sistema inédito que os pesquisadores criaram que permite que a imagem projetada acompanhe a voz do tele-palestrante.

Para ser prática, a máscara-robô precisa funcionar sem exigir uma transmissão em tempo real do palestrante. Isso foi feito com um programa que ajusta em tempo real a imagem projetada para fornecer as expressões faciais e fazer a mímica da voz.

Para isso, os pesquisadores criaram um engine para uma cabeça animada falante. O sistema deve ser alimentado com uma série de imagens da pessoa - geralmente um pequeno trecho de um filme que a mostre falando.

A seguir, o próprio programa seleciona as expressões faciais que melhor equivalem a cada som - na verdade, a cada fonema que está sendo falado.

O mesmo ocorre com o mecanismo de "síntese de emoções", que mostra nuances emocionais capazes de indicar, por exemplo, alegria, tristeza ou raiva.

Máscaras personalizadas

Um sistema de sintetização de voz converte texto em áudio - incluindo texto digitado em um teclado - produzindo uma voz masculina ou feminina, que também pode ser ajustada para demonstrar emoções.

O sistema permite que se use uma máscara genérica feminina e outra masculina.

"Ou você pode fornecer uma máscara personalizada para cada pessoa," diz Kuratate.

O próximo passo é colocar todo o sistema em um robô assistente móvel.

Os pesquisadores afirmam que o sistema inteiro da máscara-robô custou cerca de 3.000 euros, mas o custo do Mask-bot II deverá ficar por volta dos 400 euros.

Além da videoconferência, "esses sistemas logo poderão ser usados como companhia para pessoas idosas que passam muito tempo sozinhas," disse Kuratate.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Como experimentar o Windows 8 dentro do seu próprio Windows!



A Microsoft disponibilizou ao público o programa de instalação do esperado Windows 8. embora se trate de um versão ainda pré-beta, que naturalmente ainda possui eventuais "bugs" ou erros de execução, e ainda possa sofrer alterações profundas até chegar ao produto final (esperado para o final do próximo ano), é uma excelente oportunidade para que o possamos experimentar já hoje.
Para o fazer, a forma mais fácil e segura é utilizar uma "máquina virtual", recorrendo por exemplo ao gratuito "VirtualBox", que nas versões mais recentes já suporta a instalão do Windows 8. Depois posso ajudar a quem estiver interessado em experimentar o Windows 8.

Install-Windows-8-On-VirtualBox



http://msdn.microsoft.com/windows/apps/br229516 (Para o instalar numa máquina virtual opte pela versão de 32 bits)



https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads (Recolher a ùltima versão do programa)

EA prepara jogos exclusivos para a Nokia


A Electronic Arts e a Nokia estabeleceram uma parceria, que fará com que os Nokia com Windows Phone tenham jogos exclusivos da EA.
Esta poderá ser mais uma excelente jogada da Nokia para melhorar os seus resultados financeiros, que têm sido maus nos últimos tempos, e que esta recente parceria com a Microsoft a vem ajudar.
Segundo o blog da Nokia, a Electronic Arts vai fornecer jogos para os smartphones que usem Windows Phone, bastantes jogos gratuitos e vão lançar jogos e adaptações exclusivas para os smartphones da Nokia que utilizem Windows Phone.
Este será um grande incentivo para o Nokia Lumia 800, o primeiro smartphone da Nokia com Windows Phone, fruto da parceria com a grande empresa Microsoft.
Não foram revelados quais serão os jogos, mas sendo a Electronic Arts a fazer a adaptação dos jogos, poderemos ver este Lumia 800 como um possível concorrente ao Sony Ericsson Xperia Play.

                                                                                                   in: www.tecnologia.com.pt

Telemóvel Para Enrolar e Guardar no Bolso

O Grafeno é um material que se pode retirar da ponta de um lápis, e que poderá ser aplicado num ecrã de telemóvel que dá para enrolar e meter no bolso.
Segundo Francisco Guinea, vencedor do Prémio Nacional de Investigação espanhol, «O grafeno será como o plástico. Estará em toda a parte, porque a amplitude dos seus usos é enorme, vai muito mais além do âmbito electrónico".
Este novo material é uma folha de espessura atómica, de um único átomo de carbono, e acredita-se que será a panaceia do século XXI porque é 200 vezes mais resistente do que o aço, é duro mas flexível (pode enrolar-se) e tem uma alta condutividade.




Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=2078855

Data de Visualização: 8 de Novembro de 2011

Hackers atacam sites do PSD-Lisboa e Parque Temático da Madeira


"Um grupo de hackers, com o nome LulzSec Portugal, atacou diversos sites portugueses, entre os quais o do PSD Lisboa e do Parque Temático da Madeira. Nas últimas horas, outras páginas foram invadidas, incluindo a da JSD – que está até ao momento por recuperar.



Com atualizações passo a passo no Twitter, o grupo anónimo de hackers intitulado LulzSec Portugal, anuncia ter invadido, nas últimas horas, diversos sites, entre os quais se contam o do centro comercial Freeport e até o da ERTE (Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas), que pertence ao Ministério da Educação. Outro dos visados terá sido o da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, diz o grupo, informação que o PÚBLICO não conseguiu confirmar até ao momento.

O ataque pirata ao site do Parque Temático da Madeira foi realizado ontem e a página inicial continuava alterada pelos piratas à hora da publicação desta notícia. Já o site do PSD Lisboa terá sido invadido domingo à tarde, segundo uma mensagem deixada no canal Twitter do grupo de piratas.


Em ambos os sites pode ler-se a mensagem “LulzSec Portugal na luta contra a corrupção!”, vendo-se ainda um boneco de fato e com um copo na mão e, em fundo, a bandeira portuguesa e o símbolo do grupo Anonymous, que promove a desobediência civil através de ações na Internet.

O site da Juventude Social-Democrata também foi atacado ontem. A página está por recuperar e os responsáveis da JSD alertam, na página do Facebook, para eventuais dificuldades na utilização do serviço de e-mail. O líder da JSD, Duarte Marques, disse ao PÚBLICO que o ataque ao site foi detetado cerca das 20h de domingo, e desde essa altura estão a trabalhar na reposição da página.

Na sua página oficial, o grupo LulzSec Portugal insurge-se contra “um país governado por corruptos e adormecido pela negligência da comunicação social.”


In público online: tecnologia 
à data de terça-feira, 08 de novembro de 2011