Pesquisar aqui

domingo, 18 de dezembro de 2011

Discos Rígidos em Tablets


Tablets podem vir a usar discos rígidos

Apesar de estamos habituados a ver unidades de memória sólida nos tablets, um novo avanço na tecnologia de discos rígidos poderá levá-los a ser usados neste tipo de máquinas.

Tablets podem vir a usar discos rígidos
Data Storage Institute

De acordo com a CNet, o Data Storage Institute (DSI) de Singapura, desenvolveu um disco rígido híbrido que é fino o suficiente para poder ser usado até em tablets. A agência de pesquisa de Singapura anunciou ter chegado a acordo com a Seiko Instruments Inc, para desenvolver este disco rígido híbrido, de 2,5" e 5 mm de espessura.
Uma das razões por que não vemos este tipo de discos rígidos em tablets reside no facto de terem, neste momento, 7 mm de espessura, não sendo, portanto, finos o suficiente para serem usados em tablets. Todavia, a DSI conseguiu produzir um motor de 4 mm capaz de acelerar o disco a uma velocidade de 7200 rpm.
Recorde-se que os discos rígidos híbridos incluem uma pequena unidade de memória sólida (SSD) para atuar como cache semi-permanente de alta velocidade, para onde são copiados os ficheiros acedidos frequentemente. Deste modo, consegue-se um desempenho melhor que o dos discos rígidos tradicionais, ao mesmo tempo que se oferece bastante mais espaço que nas unidades SSD.
Todavia, a notícia não esclarece como pretende a DSI lidar com os problemas relacionados com a proteção de choques ou o consumo energético potencialmente maior destas unidades.
 

18/12/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.