Pesquisar aqui

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O que é a fibra óptica?

Com a evolução da tecnologia foi feita a troca dos tradicionais cabos metálicos pelos chamados cabos de fibra óptica. Estes  são constituídos por filamentos de vidro, que também podem ser produzidos com polímero, tem alta capacidade de transmitir os raios de luz e foi inventada pelo físico indiano Narinder Singh Kapany. 
 As fibra óptica apresenta bastantes vantagens sobre os sistemas eléctricos por ter dimensões reduzidas, a capacidade para transportar grandes quantidades de informação (dezenas de milhares de conversações num par de fibra), a sua atenuação é muito baixa e permite grandes espaçamentos entre repetidores, com distância superior a algumas centenas de quilómetros, é ainda imune às interferências electromagnéticas, é uma matéria-prima muito abundante, mas ainda apresenta custos muito elevados, tanto na compra como na manutenção.
Um cabo de fibra óptica tem a espessura de um fio de cabelo e permite assegurar todas as necessidades de comunicação para a sua casa. Para transportar todas as comunicações mundiais em simultâneo, bastaria um conjunto de fibras com menos de um centímetro de diâmetro! Esta tecnologia  permite a utilização da Internet a uma velocidade impressionante.


uma outra explicação menos funcional
http://pt.euronews.net/2011/04/19/a-revolucao-da-fibra-otica/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.