Pesquisar aqui

domingo, 27 de novembro de 2011

Nova rede social youbeQ

A youbeQ é uma nova rede social, a primeira a correr no Google Earth, e foi desenvolvida, de raiz, pela iNovmapping – uma Startup da Universidade de Coimbra (UC) – formada por ex-alunos da Faculdade de Letras (FLUC). Após os primeiros dias de lançamento, a rede conta já com utilizadores oriundos de 83 países.


Trata-se de uma rede social a 3 dimensões representa a realidade como nenhuma outra plataforma: «o que nos distingue de redes sociais como o facebook ou linkedin é a forma como fazemos o contacto social. Na youbeQ, a abordagem é feita de forma inovadora porque é estabelecida uma relação das pessoas com os locais, permitindo conhecer o mundo através de viagens virtuais. Estamos perante uma rede muito intuitiva, o mais próxima possível da realidade», explica o responsável da iNovmapping, Rogério Coelho.

Enquanto no Facebook, p. ex., são criadas páginas de uma instituição ou de um local, na YoubeQ os locais, os monumentos, etc., são apresentados em modelação 3D. A “entrada” na rede tem como cenário o Central Park, Nova Iorque, e o utilizador está representado através de um avatar. A partir daqui começa a viagem. Assim, ao percorrer o local vai cruzar-se com todos os outros avatares (utilizadores) que no momento estejam também no Central Park, podendo iniciar amizades.

Outra das potencialidades que torna esta rede social inovadora é o facto de em qualquer momento, o utilizador poder “teleportar-se” para qualquer outro ponto do planeta ou convidar um amigo que está na China, por exemplo, a “teleportar-se” para uma determinada cidade e efetuarem uma visita em conjunto permitindo a troca de impressões sobre os locais visitados.


Em suma, afirma Rogério Coelho, «a YoubeQ permite explorar o mundo rodeado de outras pessoas que o vão ajudar a saber mais sobre os mais diversos locais do planeta terra, num ambiente 3D, com base no Google Earth. Todos os utilizadores serão guias de locais, pois poderão ajudar os outros utilizadores a conhecer melhor o mundo onde vivem».

Disponível, por enquanto, só na Internet, a rede estará acessível brevemente a partir dos denominados Smartphones, o que vai permitir ter um «mundo hibrido entre o real e o virtual», ou seja, «se o utilizador estiver a conduzir, p. ex., começam, de imediato, a aparecer automóveis no cenário porque a rede, por assim dizer, absorve o ambiente real», conclui.


in http://www.zoomit.pt/index.php/noticias?start=27

1 comentário:

  1. Inês eu já tinha postado esta noticia a semana passada aqui no blog ;D

    ResponderEliminar

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.