Pesquisar aqui

sábado, 29 de outubro de 2011

Encontrado em Londres quadro desconhecido de Velazquez

"Um quadro até agora desconhecido do artista espanhol Diego Rodriguez de Silva y Velazquez foi descoberto numa leiloeira em Londres. A obra de arte foi entregue à leiloeira Bonhams para ser vendida com uma série de trabalhos do artista britânico Matthew Shepperson mas uma investigação ao quadro revelou que pertencia ao mestre espanhol.
 
O quadro, sem nome, chegou à leiloeira em Agosto de 2010, juntamente com várias obras de Matthew Shepperson, um artista do século XIX, empregado da realeza no Buckingham Palace. No entanto, os especialistas e peritos, que avaliam as obras antes de serem catalagodas para leilão, notaram que esta obra em particular, um retrato, se demarcava das outras pela sua extrema qualidade, que não poderia ser de um artista mediano mas sim de um grande mestre.

As suspeitas mereceram uma investigação detalhada, que contou com o apoio de vários académicos da área, incluindo Peter Cherry, professor de arte e história na Universidade de Dublin, especialista na arte do mestre espanhol do século XVII. Os exames raio-x, feitos pelo Museu do Prado em Madrid, de peritagem acabariam por provar que o quadro pertence mesmo a Velazquez, anunciou na quinta-feira a leiloeira, que leva o quadro à praça, a 7 de Dezembro, com uma estimativa que varia entre dois milhões e três milhões de libras (2,29 milhões e 3,44 milhões de euros).

“As pinceladas são muito bem feitas e têm toda a experiência que se espera de Velazquez neste período”, disse à BBC Peter Cherry, explicando que a identidade do homem no quadro não é conhecida mas suspeita-se que seja Juan Mateos, mestre de caça do rei Filipe IV.

Para o diretor da leiloeira, Andrew Mckenzie, este acontecimento “é daquelas coisas que só acontece uma vez na vida”. “Estamos à espera que exista um grande interesse de todo o mundo neste trabalho, uma vez que as obras deste mestre raramente aparecem em leilões”, disse à BBC.

Georgina Adam, editora do The Art Newspaper, explicou à BBC que esta descoberta é muito sgnificante, tendo em conta o baixo número de obras conhecidas de Velazquez. “Existem 98, das quais apenas quatro estão em mãos privadas.”

Segundo a leiloeira, continua por descobrir como é que o quadro de Velazquez aparece na coleção de Matthew Shepperson, suspeitando-se que o britânico terá adquirido a obra por volta de 1820 por um baixo valor, sem saber a sua verdadeira proveniência. À leiloeira chegou até à obra através dos descendentes de Matthew Shepperson, que decidiram vender parte da sua coleção de arte."
 
In Público online - cultura
à data de sábado, 29 outubro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.